DianaS
Registado: domingo, 13/out/2013, 18:29

Mandarins com cria e nova postura - o que devo fazer?

sexta, 25/out/2013, 12:27

Bom dia
Um dos meus casais de Diamante Mandarim tem uma cria com 26 dias e já têm 5 ovos no ninho. Hoje verifiquei que quatro desses ovos estão galados e a fêmea anda a afugentar a cria na gaiola. O que devo fazer? Penso que ainda será cedo para separar o pequenote dos pais.
Obrigada desde já, cumprimentos

miguelsilva
Registado: segunda, 20/mai/2013, 16:52

Re: Mandarins com cria e nova postura

sexta, 25/out/2013, 12:42

Só deve separar dos pais quando se alimentar sozinho, senão...

Tenho mandarins na mesma situação e, de facto, os pais que tb estão no choco afugentam as crias e quaisquer outras aves do redor do ninho, é uma questão territorial. Mas estão num viveiro comunitário grande e, por isso, cada um segue a sua vida sem problemas.

Esse afugentar não é anormal, depende apenas do grau de agressividade.

Se a coisa se tornar muito agressiva (provavelmente não irá acontecer, deve ser apenas um "impor de respeito territorial") então terá que separar a cria mas garantir e verificar que os pais a conseguem alimentar, separando-os mas garantindo acesso entre cria e pais através de grades ou rede, para que estes a consigam alimentar.

DianaS
Registado: domingo, 13/out/2013, 18:29

Re: Mandarins com cria e nova postura

sexta, 25/out/2013, 19:58

Eu penso que não será nada de muito grave, não arrancam as penas nem nada. Vou então deixar tudo como está. Já coloquei sementes no fundo da gaiola, para ver se a cria começa a interessar-se.
Obrigada pela resposta

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”