Rui Peixoto
Registado: domingo, 11/nov/2012, 13:33

Exóticos, Manutenção dos Ninhos [dúvidas]

segunda, 04/nov/2013, 15:42

Boa tarde,

coloque aqui este tópico para me darem uma ideia e uma opinião do que cada um faz acerca deste assunto.
Quando os casais têm crias como fazem a manutenção dos ninhos para limpeza dos mesmos, visto que as crias sujam bastante o ninho!

Abraço

borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Exóticos, Manutenção dos Ninhos [dúvidas]

segunda, 04/nov/2013, 16:38

Nos exóticos eu não costumo fazer nada, não por receio de os pais abandonarem (que pode acontecer), mas sim porque os filhotes quando mexo neles em grandinhos teimam em saltar do ninho e como é um viveiro e é alto acabam por morrer, agora coloquei lá uns ninhos de periquitos para ver se eles assim não saltam, por serem ninhos maiores. Isto acontece-me nos mandarins, já aconteceu a mais alguém as crias de mandarins saírem mais cedo do ninho?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

miguelsilva
Registado: segunda, 20/mai/2013, 16:52

segunda, 04/nov/2013, 20:21

Viva,

Não sou muito experiente mas há uns tempo um canario saiu do ninho ainda cedo - já tinha a plumagem quase toda mas mais 2 ou 3 dias no ninho teria sido melhor - e eu apanhei-o e tentei recolocá-lo. Resultado: ele saltou de imediato e todos os restantes também.

A partir dai nunca mais mexi.

Os meus ninho tb estão altos (1,80m de altura) mas nunca me morreu nenhuma ave por cair, mas tb nunca saiu nenhuma ave muito cedo, as que saem mais cedo ficam 2 ou 3 dias pelo chão e depois voam e seguem a vida.

Quanto à limpeza do ninho, acho que a pratica comum é não limpar enquanto as aves estão lá, depois de saírem é que se destrói e limpa tudo. Neste aspecto não há nada como os ninhos de plastico porque depois de uma lavagem e desinfecção estão, literalmente, novos.

Convém verificar se não haverá piolhos/ácaros no ninho, pois isso pode ser a causa das aves tentarem sair mais cedo que o normal.

Miguel

Forsaken
Registado: quinta, 25/jul/2013, 21:31

segunda, 04/nov/2013, 22:14

Rui Peixoto Escreveu:Boa tarde,

coloque aqui este tópico para me darem uma ideia e uma opinião do que cada um faz acerca deste assunto.
Quando os casais têm crias como fazem a manutenção dos ninhos para limpeza dos mesmos, visto que as crias sujam bastante o ninho!

Abraço
Ainda só criei uma vez, e retirei os ninhos depois de cada casal criar para não criarem mais porque vou mudar. Mas quando eles têm filhos eu nunca mexi, e saíram sempre a tempo dos ninhos, mesmo que caíssem eu não mexia.
Para limpar os ninhos, eu estava a planear tirá-los quando as crias saíssem do ninho, tirar tudo e limpar, e depois passar por petróleo (nos ninhos de madeira e derivados) e deixar ao ar durante uns dias (até perder o cheiro do petróleo).
Decidi mudar porque dá muito trabalho limpar os ninhos e é quase incontrolável a criação, vou antes comprar ninhos da 2GR de plástico e meter os casais todos por gaiolas feitas por mim a criar, é mais fácil de controlar e os ninhos são também fáceis de limpar.

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”