Forsaken
Registado: quinta, 25/jul/2013, 21:31

Novas Instalações para exóticos e distribuição | Opiniões

terça, 19/nov/2013, 13:25

Vou desmanchar o meu viveiro e:
- Cobrir o tecto com isolante em placa
- Cimentar a parede interior (uma q é de areia)
- Alargar as janelas

Depois dividirei os casais e comprarei casais novos e distribuo-os pelas gaiolas e 1 casal para um viveiro pequeno de ferro e tijolo que vou fazer. Eis a distribuição:

4 casais mandarins - 2 gaiolas 1mx30
4 casais bengalins - 2 gaiolas 1mx30
2 casais javas - 2 gaiolas 1mx3
2 casais gould - 2 gaiolas 1mx30
2 casais babetes - 1 gaiola 1mx30
2 casais bichenov - 1 gaiola 1mx30
2 casais estrela - 1 gaiola 1mx30
1 casal modesto - 1 gaiola 1mx30
2 casais rola diam. - 2 gaiolas 1mx30
1 casal caturras - viveiro
2 casais degolados - 1 gaiola 1mx30

Que acham ? Também fiz um "trabalho de casa" sobre as novas espécies, e gostava de opiniões e de saber se algo se encontra errado:

DIAMANTE GOULD

Alimentação
Osso de choco, mistura bem composta (milho, etc), papa de ovo e insectívora, verduras (couve, alface), banheiras.
Sexagem
Macho: Cores mais vivas e rabo mais comprido.
Reprodução
A fêmea é que escolhe o macho.
Altura de criação: Ano todo
Período de incubação: 15 a 18
Caso o macho/fêmea não se interesse, separá-los por 1 mês.
Filhos tornam-se independentes aos 45/50 dias.
Ninho madeira com divisão ou 2GR.
Temperatura 22º | Humidade 80%
Gaiola 60x40x40

DIAMANTE ESTRELA

Alimentação
Mistura bem composta (milho, etc.), osso de choco, grit, papa de ovo, verdura e fruta, banheira.
Sexagem
Macho: Máscara maior, peito mais amarelado, canta.
Reprodução
Altura: De Setembro a Julho.
Gaiola: 50x40x40
Ninho: Caixa de madeira ou 2GR
Amas sempre disponíveis

DIAMANTE MODESTO

Alimentação
Mistura bem composta p/ exóticos, como Diamante Estrela, etc. Fruta, vegetais, papa de ovo, grit, osso de choco e minerais.
Sexagem
O macho tem uma mancha roxa na cabeça maior do que a fêmea, um babete por baixo do bico e canta.
Reprodução
Altura de criação: Primavera
Tamanho da Gaiola: 50x40x40
Ninho: Madeira ou 2GR
Período de Incubação: 14 dias
Ter sempre amas disponíveis

DIAMANTE BICHENOV

Alimentação
Mistura bem composta, fruta (maçã), vegetais e papa de ovo, grit, osso de choco e minerais.
Sexagem
Machos têm marcas mais pronunciadas e definidas na cabeça e peito. Fêmeas têm o peito e cara menos branca. Os machos têm a cabeça mais escura que as fêmeas e cantam.
Reprodução
Época de criação: Outubro
Ninho: caixa madeira ou 2GR
Período de Incubação: 15 dias
Gaiola: 50x40x40
Ter sempre amas disponíveis

ROLA DIAMANTE

Alimentação
Mistura bem composta, verduras, osso choco, grita, frutas.
Sexagem
Coloração das asas e pela largura da auréola laranja à volta dos olhos: as fêmeas têm as asas mais acastanhadas e a auréola mais fina.
Reprodução
Gaiola: 50x30x30
Ninho: Caixa 12x12
Incubação: 11 a 14 dias
Independência filhos: 35 dias

CATURRA

Alimentação
Mistura bem composta p/ periquitos, osso de choco, grit.
Sexagem
Os machos tem a cabeça e as faces predominantemente amarelas, enquanto as fêmeas quase não apresentam a cor amarela.
Reprodução
Ninho: 35x25x7
Período de Incubação: 18 a 21 dias
Independência filhos: 2 meses
Papa amarela e verduras

DIAMANTE BAVETE

Alimentação
Mistura p/ exóticos + alpista, fruta, verduras, osso choco, grit, papa ovo
Sexagem
Os machos têm uma mancha na garganta maior que a das fêmeas e as riscas dos flancos também são maiores. Os machos geralmente têm um bico ligeiramente maior e uma cabeça mais escura.
Outra característica, e mais fiável, para distinguir os sexos é canto.

Reprodução
Gaiola 50x30x30
Ninho 2GR
Período Incubação 14-16 dias
Independência filhos: 35 dias

DIAMANTE DEGOLADO

Diamante Degolado

Alimentação
Mistura bem composta + alpista, verduras, papa de ovo, grit, osso de choco
Sexagem
Machos têm a garganta vermelha ou laranja
Reprodução
Gaiola 50x30x30
Incubação: 12 a 13 dias
Independência das crias: 23 dias
Ninho 2GR

BENGALIM

Alimentação
Mistura normal bem composta, verduras, cálcio, sais minerais, fruta, papa ovo, osso de choco, grit.
Sexagem
Bico ou canto.
Reprodução
Gaiola: 50x40
Incubação: 13 a 18 dias
Independência crias: 45 dias
Ninho 2GR

PARDAL DE JAVA

Alimentação
Mistura p/ periquitos, fruta, verduras, grit, osso de choco, arroz, aveia, papa ovo e insectivora.
Sexagem
Auréola de volta do olho
Reprodução
Gaiola: 70x30x30
Incubação: 13 a 15 dias
Independência crias: 60 dias
Ninho: Periquito

Agradecia opiniões, obg.

AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Contacto: Sítio web

Re: Novas Instalações | Opiniões

terça, 19/nov/2013, 14:06

Olá,

Vais juntar 2 casais na mesma gaiola? Para a maioria das espécies que indicas não funciona bem.
Para aquilo que vi e falámos, parece-me coisas a mais...
mistura bem composta (milho, etc),
Não faço ideia o que é "bem composta" nem o que entendes por "milho"... Suponho que não seja mesmo milho mas um dos milhos alvo, painço, etc... Verduras enfim, é discutível mas alface não serve para nada.
Já acertaste a mistura como tínhamos falado?
DIAMANTE DEGOLADO
Diamante Degolado
Alimentação
Mistura bem composta + alpista
Mais uma vez, os degolados não são "diamantes".
Se vais usar mais alpista usa-a para os australianos, não para africanos como é o caso dos degolados. A mistura base dos degolados é com painços e alvos. E sem dúvida alguma (mais que os goulds e afins) papa insectívora.
Independência dos degolados com 23 dias deve ter sido escrito por quem nunca criou degolados...
Referes atrás 80% de humidade para goulds. Além de ser alto demais para manteres em cativeiro nesta espécie, vais colocá-los nessas condições no mesmo espaço que outras espécies australianos praticamente semi-desérticas?
Não sei o que pensas fazer com amas mas nessas condições não estou a ver a maioria destas espécies a criar directo. Pode ser que engane (espero que sim).

Aparece no fim de semana pela exposição de Vila Franca.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Forsaken

terça, 19/nov/2013, 19:35

AvilandiaPT Escreveu:Olá,

Vais juntar 2 casais na mesma gaiola? Para a maioria das espécies que indicas não funciona bem.
Para aquilo que vi e falámos, parece-me coisas a mais...
R: Não, divido a gaiola ao meio. Não é a mais, é mesmo à conta para me sobrar espaço para um viveiro de 0,70x1,50x1,80 (lar;comp;alt)
Não faço ideia o que é "bem composta" nem o que entendes por "milho"... Suponho que não seja mesmo milho mas um dos milhos alvo, painço, etc... Verduras enfim, é discutível mas alface não serve para nada.
Já acertaste a mistura como tínhamos falado?
Eu fiz isto "abreviando", de forma a que eu perceba, era milho alvo. Pus alface porque foi o que vi na net, mas vou dar outras.
Sim, já acertei. Os javas têm uma mistura da Verselle-Laga e os mandarins/bengalins têm uma mistura da Agriben + mistura para canários, bem misturado. Tem resultado e comem tudo.

Mais uma vez, os degolados não são "diamantes".
Se vais usar mais alpista usa-a para os australianos, não para africanos como é o caso dos degolados. A mistura base dos degolados é com painços e alvos. E sem dúvida alguma (mais que os goulds e afins) papa insectívora.
Independência dos degolados com 23 dias deve ter sido escrito por quem nunca criou degolados...
Referes atrás 80% de humidade para goulds. Além de ser alto demais para manteres em cativeiro nesta espécie, vais colocá-los nessas condições no mesmo espaço que outras espécies australianos praticamente semi-desérticas?
Não sei o que pensas fazer com amas mas nessas condições não estou a ver a maioria destas espécies a criar directo. Pode ser que engane (espero que sim) .
Eu pretendo comprar papa insectívora, papa de ovo, grit, osso de choco, minerais, etc, e depois dou conforme a especificação de cada espécie. Pois, eu vi a independência na net.
Os goulds são um caso à parte, ainda não tenho realmente a certeza se os vou criar.
O que quer dizer com "com essas condições"?
Aparece no fim de semana pela exposição de Vila Franca.

Cumps.
Quando é e onde?
Fui à de Marinhais mas não o vi lá. Se o vir este fds em VFX talvez possamos falar melhor.

joao_z
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47

terça, 19/nov/2013, 21:52

Olá,

Só tenho uma forma de descrever este tópica!
Autentica salganhada!!!!!!!!
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/

AvilandiaPT

Re: Novas Instalações para exóticos e distribuição | Opiniõe

quarta, 20/nov/2013, 15:29

Olá,

Não sei se consigo passar ai esta semana.
Gaiolas de 50cm para algumas essas espécies acho pequeno. Até vais conseguir criar, especialmente se usares bengalins, mas não é o tipo de criação que te recomendasse fazeres. Vais ter muito mais dificuldades.
Quando disse ser a mais não era sobre o espaço, mas sim sobre a quantidade de aves/trabalho e por estares a pensar em espécies com necessidades diferentes.
os mandarins/bengalins têm uma mistura da Agriben + mistura para canários
Para canários?? Estás a dar nabos colzas e afins? A curto prazo vai correr mal...
Gaiolas, tamanho, espaço... Se vais usar amas ou não, etc. A maioria das espécies que referes, sem amas com essas gaiolas será difícil tirares e 4 casais de bengalins não te chegam nem para começar se fores usar amas.

A exposição de Vila franca é a AVIXIRA, no pavilhão de exposições (perto da praça de touros). Além de muitas aves sempre tens possibilidade de conhecer algumas pessoas, ver material etc. No domingo vai haver uma apresentação precisamente sobre vários aspectos da criação de exóticos, desde alojamento, maneio, alimentação...

Estive em Marinhais domingo ao final da tarde até começarem a entrega das aves.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Forsaken

quarta, 20/nov/2013, 15:43

Não sei se consigo passar ai esta semana.
Gaiolas de 50cm para algumas essas espécies acho pequeno. Até vais conseguir criar, especialmente se usares bengalins, mas não é o tipo de criação que te recomendasse fazeres. Vais ter muito mais dificuldades.
Quando disse ser a mais não era sobre o espaço, mas sim sobre a quantidade de aves/trabalho e por estares a pensar em espécies com necessidades diferentes.
os mandarins/bengalins têm uma mistura da Agriben + mistura para canários
Para canários?? Estás a dar nabos colzas e afins? A curto prazo vai correr mal...
Gaiolas, tamanho, espaço... Se vais usar amas ou não, etc. A maioria das espécies que referes, sem amas com essas gaiolas será difícil tirares e 4 casais de bengalins não te chegam nem para começar se fores usar amas.

A exposição de Vila franca é a AVIXIRA, no pavilhão de exposições (perto da praça de touros). Além de muitas aves sempre tens possibilidade de conhecer algumas pessoas, ver material etc. No domingo vai haver uma apresentação precisamente sobre vários aspectos da criação de exóticos, desde alojamento, maneio, alimentação...

Estive em Marinhais domingo ao final da tarde até começarem a entrega das aves.

Cumps.
Sim, o que tem as colzas e o resto?
As de 50 tem corrido bem com os mandarins e bengalins, deixo só para esses então .. Talvez crie só mais 3/4 espécies:
Degolados, Goulds, Babetes e Bichenovs, depois, quando alargar o espaço para 5m, talvez crie mais uma ou duas..
É a que horas a AviXira?

Eu fui das 2 até às 4 +/-

Sousa Funchal
Registado: domingo, 03/nov/2013, 09:42

quarta, 20/nov/2013, 18:13

Boas
Com tantas especies ja deves ser um pró?
Na minha opiniao isso está muito mal.
Começando, estes casais obtemos muitos melhores resultados em casais separados.
Os degolados nem pensar em clonias o resto vamos la ver.
Para teres sucesso: gaiolas de 50cmx40x30 para cada casal salvo as caturras porque essas nececitam de um pouco mais de espaço uma gaiola com 100cmx 50x50 é o mais aconcelhavel.
mandarins e bengalins podes criar em colonia mas atençao que essas tuas gaiolas são estreitas por isso te aconchelhava gaiolas iguais as das caturas para apenas 2ou3 casais.
se vais criar javas, gould, babetes, bichenov, estrelas, modestos e degolados com recursso a amas vais precisar de mais bemgalis e para melhor control sera melhor estarem separados por casais.
SE FOSSE EU; fazia 6 gaiolas de 100cmx 50x50 para caturras,mandarins e bengalins. e fazia mais 16 gaiolas com 50cmx40x30 para cada casal. 2voadeiras bem grandes para as crias. atenção que nao sei o espaço que tens nem as possibilidades mas se vais fazer obras entao aproveita. As gaiolas acho melhor serem feitas de rede em vez do ferro e cimento.
Na mina opiniao nao se deve complicar o que ja por si é complicado e quem gosta cuida.
cump. Sousafunchal
Cumprimentos, Hugo Sousa
Criador de Catarinas, Caturras, Roseicollis e Periquito Inglês
Stam DQ 72
Socio 374 da Associação Ornitológica da Madeira

AvilandiaPT

quarta, 20/nov/2013, 18:55

Olá,

Gaiolas de rede para degolados não são a melhor opção. Além disso mesmo 50cm não são na minha opinião sequer uma boa medida para algumas destas espécies como referi mas enfim é uma opção e cada um é que sabe.
2 voadeiras não chegam de forma alguma para meteres crias destas espécies, mesmo com amas, se tiras 2-3 de cada (já nem falo em mais que isso), não consegues meter 40-50 crias em voadeiras quando mais de metade serão mandarins.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Sousa Funchal
Registado: domingo, 03/nov/2013, 09:42

quarta, 20/nov/2013, 19:35

boas.
Ja obeti bons resultados em gaiolas de 50cmx40x30 feitas por mim em rede. nao referi foi o facto que cortava o contacto visual dos casais com chapas de platex.
Tive todas essas especies de exoticos e os mais deficies para mim foram sem duvida os degolados. custava-me a formar casais compativeis. de resto nem um problema.
Tinha referido tambem que as voadeiras deveriam ser bem espoçosasa eu tinha duas uma sobre outra feita tambem feitas por mim em ferro e rede com 250cm compx 100cm altura e 100cm de fundo. autenticos galinheiros mas resultava plenamente.
Apena esprecei a minha opinião, nao querro ser mal enterpetado. 50 crias para uma voadeira minha era bem pouco. mas tambem tinha mais casais.
os degolados é que sempre foi uma pedra no sapato, e ainda por cima foi os que mais envesti.
agora estou a tentar criar outra especie *catarinas*. mas um dia irei voltar a criar exoticos.

Na mina opiniao nao se deve complicar o que ja por si é complicado e quem gosta cuida.
cump. Sousafunchal
Cumprimentos, Hugo Sousa
Criador de Catarinas, Caturras, Roseicollis e Periquito Inglês
Stam DQ 72
Socio 374 da Associação Ornitológica da Madeira

Forsaken

quarta, 20/nov/2013, 21:37

Sousa Funchal Escreveu:boas.
Ja obeti bons resultados em gaiolas de 50cmx40x30 feitas por mim em rede. nao referi foi o facto que cortava o contacto visual dos casais com chapas de platex.
Tive todas essas especies de exoticos e os mais deficies para mim foram sem duvida os degolados. custava-me a formar casais compativeis. de resto nem um problema.
Tinha referido tambem que as voadeiras deveriam ser bem espoçosasa eu tinha duas uma sobre outra feita tambem feitas por mim em ferro e rede com 250cm compx 100cm altura e 100cm de fundo. autenticos galinheiros mas resultava plenamente.
Apena esprecei a minha opinião, nao querro ser mal enterpetado. 50 crias para uma voadeira minha era bem pouco. mas tambem tinha mais casais.
os degolados é que sempre foi uma pedra no sapato, e ainda por cima foi os que mais envesti.
agora estou a tentar criar outra especie *catarinas*. mas um dia irei voltar a criar exoticos.

cump. Sousafunchal
Se eu não faço gaiolas maiores é pq não tenho o espaço .. Isto é p experimentar e ver como sai.

bacalhau
Registado: quinta, 03/fev/2011, 20:25

quinta, 21/nov/2013, 17:10

entao se nao tem esse espaco necessario podias optar por criar menos especie e dar melhores condicoes para criar as que tinhas

AvilandiaPT

quinta, 21/nov/2013, 18:28

Olá,

Os degolados são uma espécie que se alimenta preferencialmente no chão. Numa gaiola de rede não o podem fazer o que altera o seu comportamento. Não é que deixem de criar mas não é o ideal para a espécie em causa.
Neste caso sei não há sequer espaço para voadeiras dessa dimensão. Mesmo que houvesse, o facto de terem muito espaço não quer dizer que sejam indicadas para a melhor gestão. Numa situação em que tenha umas dezenas de crias de mandarins, até podia ter 5m de voadeira que o problema era o mesmo. Manter machos e fêmeas juntos não seria aconselhável, muito menos ter os machos juntamente com outras espécies.
Planear instalações significa olhar para o que se tem e pensar no que se precisa. Em alguns casos pode ser preferível ter 5 gaiolas de 1m do que um viveiro de 5m, noutros nem tanto.

Há muita forma de fazer as coisas que funcionam mas não é por funcionarem que devemos deixar de pensar qual a melhor forma. Quando alguém que está a começar me pede opinião tenho por hábito tentar evitar que cometa alguns dos erros que eu também cometi e que continuo a ver. Agora como disse, cada um faz como quer com as suas aves.

Já disse algumas vezes que acho demais o ter tantas espécies. Já dei a minha opinião de como acho que devia levar as coisas, mas é apenas isso uma opinião que vale o que vale. No fundo é uma questão de bom senso e as coisas devem começar pelo principio, mas nem sempre é assim. Podemos ter paciência e aprender aos poucos, ou ter menos paciência e aprender à força, geralmente com os erros. Também já passei pelas duas fases (e por vezes ainda passo...)

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Forsaken

segunda, 25/nov/2013, 22:26

Update:

Lido as vossas opiniões decidi apenas pôr exóticos nesta casa e repensar a rapidez com que os adquiro.
Portanto, decidi:
- Começar apenas com mandarins e bengalins, aproximadamente 10 casais de cada.
- Construir uma voadeira de 2,80m x 50cm x 50cm (comprimento/altura/largura) para as crias
- Pendurar as 6 gaiolas de 1m x 30cm x 30cm (comprimento/altura/largura) (já construídas) e construir mais de 1m x 40cm x 40cm para casais para as paredes laterais.
- Organizar as aves e as crias, com anilha e tabela com respectivas data nascimento, mutação, espécie, etc..
- Alargar as duas janelas de 30x30cm para 1m x 30cm cada uma
- Isolar o tecto com espuma, e, posteriormente, com placas de esferovite isolante
- Etiquetar cada ninho com o nº do casal (correspondido na lista de casais)
- Elaborar uma lista de cada casal com a respectiva espécie, mutação de cada ave, o nº de anilha, a informação sobre as posturas: quando é posto o 1º ovo, quando nascem as crias, o número das mesmas, e as observações em relação a essa postura (cada casal faz 3/4 posturas anuais, para descanso das aves).
- Depois de construída a extensão do viveiro actual (+3m), guardar esse espaço para aves de bico curvo e canários, etc.. (roseicollis, caturras, canários, etc).

Agradecia opiniões (principalmente a sua, Ricardo).

AvilandiaPT

segunda, 25/nov/2013, 23:27

Olá,

Parece que essas ideias começam a ganhar mais forma.
Vou ver se esta semana te consigo ligar para dar ai um salto. Não prometo que ando com pouca disponibilidade mas vamos ver se combinamos.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Forsaken

segunda, 25/nov/2013, 23:42

Parece que essas ideias começam a ganhar mais forma.
Vou ver se esta semana te consigo ligar para dar ai um salto. Não prometo que ando com pouca disponibilidade mas vamos ver se combinamos.

Cumps.
Boas. Agradeço desde já pelas críticas construtivas que me tem dado, tendo-me mudado a maneira de pensar em relação a muita coisa e melhorando, e peço desculpa por não ter ido domingo.
Perdi o seu número, mas qualquer coisa mande sms antes a dizer quem é, porque se eu não atender posso estar em aula ou treino, e assim aviso.
Cumprimentos.

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”