Boas,
Não entrando em pormenores concretos sobre as questões/soluções apresentadas, deixo-lhe apenas as seguintes opiniões/conselhos com base na minha experiência de ter recomeçado recentemente o hobby de criação de aves:
1 - Eu já não criava aves aí há uns 18 anos; nessa altura não havia google e, por isso, era muito mais dificil obter informação/conhecimento; hoje em dia, como quase tudo está ao alcance de um click, pelo menos teoricamente, não há desculpa para não pesquisar e obter o máximo de informação possível que nos capacite para dar condições adequadas às nossas aves;
2 - Não vale a pena fazer tudo de uma vez; é preferível subir degrau a degrau e ir evoluindo nessa subida, quer seja em termos do tipo de aves, quer em instalações, etc,
3 - Na minha opinião, é preferível criar vários casais de aves da mesma espécie do que poucos casais de muitas espécies, pois isso permite adquirir muito mais conhecimento e perceber daquilo que realmente gostamos.
Neste hobby há uma varável de que todos dependem e que ninguém consegue controlar, que é o tempo, tudo tem o seu tempo/timing e, há que saber ser paciente!!!