trindade
Registado: terça, 24/set/2013, 19:12

Casais de Mandarins no choco desde 2 de novembro [dúvidas]

quinta, 21/nov/2013, 20:41

Boa tarde amigos, estou com alguma dificuldade na reprodução dos meus mandarins. Na primeira postura não estavam galados, na segunda postura apenas um ovo estava choco e com casca muito fina, mas a ave morreu completamente formada entes de eclodir (talvez pela minha impaciência e constante verificação, o ovo não manteve a temperatura adequada). Agora as aves encontra-se no fim do tempo da 3.ª postura (contando 4 dias depois do primeiro ovo e mais 12 a partir daí, até já ultrapassaram). Tendo começado no dia dois, acham que ainda posso ter uma boa surpresa? Desde a segunda postura, para além da ração também adicionei osso de choco e evitei ao máximo, nesta última postura perturbá-los. Noto que mesmo a trocar a comida, a ave que está no ninho nunca sai de lá, o que me leva a pensar que até já poderei ter alguma cria. Pela vossa experiência, acham que vais ser desta? Nem que fosse apenas uma cria já era motivador. Cumprimentos.

miguelsilva
Registado: segunda, 20/mai/2013, 16:52

Re: Casais de mandarins no choco desde dia 2 de novembro

quinta, 21/nov/2013, 21:37

Boa noite,

Espreite o ninho para ver se tem alguma coisa. Não faz mal, só não se deve andar sempre a ver/mexer.

Miguel

trindade

Re: Casais de Mandarins no choco desde 2 de novembro [dúvida

sexta, 22/nov/2013, 14:20

Ver tentar dar uma espreitadela, pois não tenho tido muito tempo, tendo sido outra pessoa a tratar da sua alimentação durante alguns dias da semana. Nesta última postura utilizei um ninho "tipo cesto" e pareceu-me que gostaram bastante (assim é mais fácil verificar os ovos), mas à cerca de três dias só faltou tocar no mandarim que estava no choco e ele mesmo assim não saiu do ninho. Será possível/provável já ter saído do ovo? Se não saíram ainda, já não é muito provável que vá ser desta, ou estou enganado?

Cumprimentos, obrigado pela sua opinião.

miguelsilva

sexta, 22/nov/2013, 16:59

trindade Escreveu:Ver tentar dar uma espreitadela, pois não tenho tido muito tempo, tendo sido outra pessoa a tratar da sua alimentação durante alguns dias da semana. Nesta última postura utilizei um ninho "tipo cesto" e pareceu-me que gostaram bastante (assim é mais fácil verificar os ovos), mas à cerca de três dias só faltou tocar no mandarim que estava no choco e ele mesmo assim não saiu do ninho. Será possível/provável já ter saído do ovo? Se não saíram ainda, já não é muito provável que vá ser desta, ou estou enganado?

Cumprimentos, obrigado pela sua opinião.
Boa tarde,

Não tem nada que agradecer.

Eu não tenho muita experiência, mas por acaso em termos de mandarins tenho tido sorte. Tenho um casal desde junho passado: 1ª postura - ovos não galados; 2ª postura - 4 crias; 3ª postura - 4 crias; 4ª postura - está a decorrer, já os ouço a piar ao serem alimentados mas ainda nem sei quantos são. Não é nada de transcendente, mas lá vão criando sem dar problemas, o que é bom.

Quanto ao mexer no ninho, é normal que ao inicio tenhamos essa tentação e curiosidade mas depois "amadurecemos" e não temos essa necessidade.

Eu deixo os meus à vontade e não mexo no ninho mas tento sempre controlar quando entram no choco e quando nascem as crias e saem do ninho. Do que tenho lido e pesquisado, isto até nem é muito correto pois há algumas fases em que pode ser importante verificar o que se passa no ninho, basicamente (em números redondos): +/- 7/8 dias após inicio do choco para perceber se os ovos estão ou não galados; na altura dos nascimentos para verificar se as crias nasceram bem e 7/8 dias após os nascimentos para se for preciso retirar alguma cria que tenha morrido ou verificar se está tudo bem.

Mas isto vai de cada um.

Se eles estão mesmo no choco desde dia 2 de Novembro e ainda não nasceram, provavelmente não nascerão, MAS, não é impossível. Isso aconteceu-me na 1ª postura e eles abandonaram o ninho por iniciativa deles +/- ao 19º dia de choco. Na minha opinião, mesmo que não tenham nascido não tire os ovos até que abandonem o ninho... mas o mais certo será encontrar crias quando for ver o ninho.

Relativamente ao tipo de ninho, há cerca de 2 semanas juntei mais um casal de mandarins numa gaiola individual e disponibilizei um ninho de canário e umninho de exóticos da 2GR. Ao inicio começaram a fazer no ninho de canário mas depois optaram pelo da 2GR, já está quase terminado...

Dê novidades...

Boa sorte

miguelsilva

terça, 26/nov/2013, 14:49

E então, boas ou más noticias?

trindade

terça, 26/nov/2013, 17:09

viva, obrigado pelo interesse. Não tenho boas notícias (ainda não foi desta). Só tive possibilidade de confirmar hoje, porque não sou sempre eu que cuido deles, mas já tinham mais um ovo, o que me leva a pensar que já estavam a entrar novamente em postura. Quando retirei os ovos todos, começaram logo a ajeitar o ninho, então coloquei novamente o ovo novo.
Esta já vai ser a 4ª postura sem sucesso(até pensei em retirar o ninho para os deixar descansar). Acha que devo deixá-los tentar novamente?

miguelsilva

terça, 26/nov/2013, 18:05

Que pena, mas faz parte!

Desculpe a pergunta, mas tem a certeza de que são um casal? Podem ser 2 femeas e estar a bater em seco...

Deixe-os fazer mais esta postura e depois descanso.

Boa sorte

Miguel

Ruben Silva
Registado: quarta, 23/out/2013, 19:09

terça, 26/nov/2013, 20:32

miguelsilva Escreveu:Que pena, mas faz parte!

Desculpe a pergunta, mas tem a certeza de que são um casal? Podem ser 2 femeas e estar a bater em seco...

Deixe-os fazer mais esta postura e depois descanso.

Boa sorte

Miguel
Lá em cima diz que já apareçeu um ovo galado, acho que quanto ao serem casal as duvidas estão desfeitas

trindade

terça, 26/nov/2013, 22:45

É verdade, um dos ovos estava galado, inclusive a ave já estava bem desenvolvida. Felizmente esta é uma ave fácil de diferenciar os sexos, mas não estou a perceber o porquê desta falha, pois esta será a quarta postura. Só posso pensar que seja da inexperiência das aves (e do criador :roll: ). Uma coisa já notei: desde a primeira postura para esta terceira (a partir da segunda comecei a dar osso de choco) notei uma grande melhoria no ovo, pois este era muito fino e partia com um simples toque.

NunoP
Registado: quinta, 06/dez/2012, 18:13

quarta, 27/nov/2013, 12:16

Tente mais esta vez e depois descanso para as aves (apenas uma sugestão)!! Quanto ao problema de inexperiência tanto as aves como o criador superam isso, não se preocupe :D :D
Diga como corre a 4ª postura...
Vicio antigo: apostar em futebol! Novo vicio: Criação de aves!

trindade

quinta, 28/nov/2013, 13:26

Eu vou seguir o seu concelho, para não esgotar as aves. Terminando esta postura, que já tem 3 ovos, vou dar descanso às aves qualquer se seja o resultado (se tivesse galinhas assim não precisava de comprar ovos :lol: )

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”