trindade Escreveu:Ver tentar dar uma espreitadela, pois não tenho tido muito tempo, tendo sido outra pessoa a tratar da sua alimentação durante alguns dias da semana. Nesta última postura utilizei um ninho "tipo cesto" e pareceu-me que gostaram bastante (assim é mais fácil verificar os ovos), mas à cerca de três dias só faltou tocar no mandarim que estava no choco e ele mesmo assim não saiu do ninho. Será possível/provável já ter saído do ovo? Se não saíram ainda, já não é muito provável que vá ser desta, ou estou enganado?
Cumprimentos, obrigado pela sua opinião.
Boa tarde,
Não tem nada que agradecer.
Eu não tenho muita experiência, mas por acaso em termos de mandarins tenho tido sorte. Tenho um casal desde junho passado: 1ª postura - ovos não galados; 2ª postura - 4 crias; 3ª postura - 4 crias; 4ª postura - está a decorrer, já os ouço a piar ao serem alimentados mas ainda nem sei quantos são. Não é nada de transcendente, mas lá vão criando sem dar problemas, o que é bom.
Quanto ao mexer no ninho, é normal que ao inicio tenhamos essa tentação e curiosidade mas depois "amadurecemos" e não temos essa necessidade.
Eu deixo os meus à vontade e não mexo no ninho mas tento sempre controlar quando entram no choco e quando nascem as crias e saem do ninho. Do que tenho lido e pesquisado, isto até nem é muito correto pois há algumas fases em que pode ser importante verificar o que se passa no ninho, basicamente (
em números redondos): +/- 7/8 dias após inicio do choco para perceber se os ovos estão ou não galados; na altura dos nascimentos para verificar se as crias nasceram bem e 7/8 dias após os nascimentos para se for preciso retirar alguma cria que tenha morrido ou verificar se está tudo bem.
Mas isto vai de cada um.
Se eles estão mesmo no choco desde dia 2 de Novembro e ainda não nasceram, provavelmente não nascerão, MAS, não é impossível. Isso aconteceu-me na 1ª postura e eles abandonaram o ninho por iniciativa deles +/- ao 19º dia de choco. Na minha opinião, mesmo que não tenham nascido não tire os ovos até que abandonem o ninho... mas o mais certo será encontrar crias quando for ver o ninho.
Relativamente ao tipo de ninho, há cerca de 2 semanas juntei mais um casal de mandarins numa gaiola individual e disponibilizei um ninho de canário e umninho de exóticos da 2GR. Ao inicio começaram a fazer no ninho de canário mas depois optaram pelo da 2GR, já está quase terminado...
Dê novidades...
Boa sorte