jleca
Registado: quinta, 07/jun/2007, 21:26

Continua a fazer o ninho!!!!!!

sexta, 27/jul/2007, 11:35

Boas

Hoje ao ver o ninho de um casal de mandarins vi que já tinha um ovo.

A minha duvida é a seguinte mesmo já com um ovo o macho continua a fazer o ninho e consequentemente o ovo que esta no ninho começa a ficar tapado.

O que acham que deva fazer deixar estar e colocar mais pelo de cabra para que o macho continue a fazer o ninho ou retirar o pelo de cabra.

Grato pela atenção. :wink: :wink:

xef
Site Admin
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29
Contacto: Sítio web

sexta, 27/jul/2007, 12:32

Boas,

A experiência que eu tenho é que os mandarins continuam a fazer o ninho depois da postura.

Alguns são muito bons construtores e só depois dos ovos postos é que fazem um ninho realmente bom (sem por os ovos em perigo), mas outros não têm jeitinho nenhum e acabam po cobrir os ovos ou até deita-los ao chão.

Se é esse o caso, o melhor a fazer é parar de lhes dar materiais.

pintas1977
Site Admin
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03

sexta, 27/jul/2007, 20:56

Boas a todos

Já criei mandarins e sucediam-me muitas vezes esses casos. :lol: Maior parte das vezes isso acontecia com casais novos e inexperientes, punham um ovo ou dois ou mesmo todos, continuavam a fazer o ninho cubrindo os ovos e depois se tivessem um alguns ovos á vista chocavam esses, se tinham coberto todos faziam nova postura !!!! :!: :!: :!:
Normalmente nesses casos eu não interferia pois com a experiência eles começavam a fazer as coisas como deve ser.
Nos unicos casos em que eu intervia eles não aprendiam pelo que comecei a não ligar a isso e então eles aprendiam.

Esta é a minha opinião, mas deve haver pessoas aqui pelo Fórum com mais experiência do que eu, pelo que acho que devia aguardar mais opiniões. :wink:
Cumprimentos
Jaime Simões

Gaspar_mrb
Registado: sexta, 20/out/2006, 16:38
Contacto: Sítio web

sábado, 28/jul/2007, 17:58

Boas,

Em situações semelhantes, costumo retirar o restante material de construção do ninho da gaiola, e terminar eu o ninho à mão. Desta forma, quando recoloco a caixa na gaiola, o ninho já está, quase, terminado. Mas não coloco o ovo real no ninho, mas sim um substituto em plástico, que retiro ao fim de um dia, subtituindo, agora sim, pelo ovo real, de modo a evitar que possa ser partido, pois decerto que o casal irá proceder a ajustes no ninho.
Espero ter ajudado...

As melhores saudações ornitológicas
Canários de Cor e Diamantes Mandarins
Imagem Imagem Imagem
http://www.AvesGaspar.com.sapo.pt

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”