JvGuedesPB
Registado: quinta, 04/set/2014, 12:27

Relato e Descrição da Criação de Mandarins

quinta, 23/out/2014, 00:16

Olá Galera, abri esse tópico com intuito de relatar minha experiência com a criação de Mandarins. Sempre criei pássaros silvestres e tinha dado um tempo, faziam 5 anos que só estava com um Coleirinha e resolvi iniciar uma criação de periquitos australianos, mas nas minhas pesquisas na internet por "sorte" conheci o Diamante Mandarim e me interessei... Resolvi iniciar uma MODESTA criação (2 casais) e vou detalhar pra vocês aqui todo o procedimento que estou realizando agora no começo (proveniente de um relato de sucesso que vi na internet mas com algumas mudanças) e vou atualizando conforme as coisas vão acontecendo.

Pra começar, eu estou utilizando uma gaiola com 6 comedouros externos (aquelas de canários mesmo)onde estão os machos clássicos com a divisória interna no meio com uma folha de papelão para evitar que se vejam.

Imagem

E as fêmeas em 2 pequenas gaiolas de passeio (da época que criava os silvestres).

Imagem
Imagem

Vamos a algumas questões:

1) PORQUE EU SEPAREI OS CASAIS?
- Sinceramente não tem uma lógica nisso, mas eu fiz pensando que um escutando ao outro de longe faça que quando eu os junte faça tudo acontecer mais rápido, não sei explicar bem... mas é tipo fazer com que eles "namorem" à distância e fiquem com "mais vontade" quando junta-los kkkkkkk

2) QUANTO TEMPO FICARÃO SEPARADOS?
- serão 19 dias, no 20º eu irei junta-los;

3) ALIMENTÇÃO E MEDICAMENTO UTILIZADOS?
-como a gaiola tem 6 comedouros, com a divisão ficaram 3 comedouros pra cada casal:
No primeiro são as sementes (eu fiz uma "super mistureba"):
30% Alpiste
5% Níger
2,5% Colza
2,5% Senha
60% Painço dividido em (Português, Preto, Verde, Vermelho e o Normal) e tinha uma extrusada aqui em casa e misturei junto.
(Mas pode ser bem simples: 65% painço, 30% alpiste e 5% níger;)

No segundo farinhada (CC-2030);

No terceiro Grit (areia ESPECÍFICA para pássaros);

e ainda 2 potinhos dentro da gaiola: um para uma farinha de minhoca que achei aqui na minha cidade(muito cheirosa por sinal) e o outro que vou intercalar entre ovo cozido e alimento vivo (besouro do amendoim).

Imagem

A farinha de minhoca é essa:

Imagem

Eu vou utilizar 3 tipos de Avitrin: Avitrin Vermífugo para tratar algum verme que possa ser que as aves tenham e como preventivo também (durante 3 Dias) ,Avitrin Complexo Vitamínico para suprir alguma vitamina em baixa, pois a alimentação administrada nessas petshops são de péssima qualidade o mais bássico possível (durante 7 Dias), 2 dias de "descanso" sem medicação, Avitrin Reprodução para ajudar tanto fêmeas quanto machos (durante 7 Dias até) = Totalizando 19 Dias e no dia seguinte (20º dia) vou junta-los como havia falado. (OBS.: o Avitrin Reprodução continuará sendo administrado até o início da postura).

Imagem

Obs1.: Os comedouros como são para canários, os Mandarins estavam com dificuldades para encontrar a comida, então improvisei um poleiro para melhor acesso.

Imagem

Obs2.: Os ninhos serão ninhos externos dos tradicionais em caixa e os machos que ficarão responsáveis pela confecção.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

As medidas do ninho são: Altura > 17cm na Frente e 12 Atrás, Comprimento e Largura > 11cm.
Coloquei um ninho de canário na parte de dentro dele para evitar perda de ovos caso vá para um dos cantos e para facilitar tanto pra confecção do ninho quanto para o choco da fêmea.

Obs3.: Os pequenos terão todo dia acesso a uma banheirinha para tomar banho, onde 2 vezes por semana será pingado 3 gotas de VINAGRE DE MAÇÃ (sim, esses de supermercado mesmo) para combater e/ou prevenir contra piolhos, ácaros, etc. #DICA

Obs4.: Pretendo ajudar os pais oferecendo papa específica para filhotes, comprei a CC-Albium.

Imagem

Obs5.: Antes de juntar os casais, dia 28 e 29/10 será introduzido o ninho para que os machos se ambientalizem com o mesmo. Dia 30,31/10 e 01/11 os casais ficarão ainda em gaiolas ainda separadas mas "coladas" uma nas outras e os machos terão acesso ao material de confecção do ninho. Dia 02 ou 03/11 os casais serão juntados.

Semana que vem, dia 02 ou 03 de Novembro irei junta-los e atualizarei aqui no Fórum como foi.
Por enquanto é isso galerinha, continuem acompanhando que assim que surgirem novidades vou atualizando aqui. Abraço!

Att, João Victor Guedes. Patos-Paraíba.

borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Relato e Descrição da Criação de Mandarins

quinta, 23/out/2014, 08:12

Separar os casais não tem lógica mesmo, mandarins não são canários.
Manter as fêmeas naquelas mini gaiolas para a engorda muito menos!
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

mlcalves
Registado: segunda, 29/set/2014, 10:20

quinta, 23/out/2014, 08:20

Boa sorte: ) os meus já têm o ninho montado há 2 semanas mas até agr nada mas passam MT tempo lá dentro :p

mgvb
Registado: quarta, 10/set/2014, 01:14

quinta, 23/out/2014, 09:38

mlcalves Escreveu:Boa sorte: ) os meus já têm o ninho montado há 2 semanas mas até agr nada mas passam MT tempo lá dentro :p
Tambem começei agora na criação de mandarins, mas pelo que já li é normal passarem lá tempo dentro, principalmente dormirem lá.

deeps
Registado: domingo, 12/out/2014, 04:43

quinta, 23/out/2014, 16:03

qual a diferença entre o mandarim normal e o dito diamante de mandarim?
não são os 2 iguais??

ja agora eu acho que para a criação de mandarins não é preciso tanta ciência porque é uma ave que cria bastante bem.
eu sou da opinião que se tentar mos dar um ambiente/habitat o mais natural possivel as aves, elas vão criar por si!!
Cumprimentos

Lopes - Lisboa

exoticosftw
Registado: domingo, 31/ago/2014, 21:19

quinta, 23/out/2014, 16:49

Sim são iguais penso eu.
Também acho que sejam coisas a mais, uma ave que cria tão bem até mesmo em colónia, não percebo o porquê de tanta coisa

borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

quinta, 23/out/2014, 17:20

LOL
O nome da espécie em Portugal é Diamante Mandarim, mas abrevia-se para mandarim.
Há sim, o mandarim normal e o de exposição, estes normalmente são maiores, mas é a mesma espécie, apenas são mais seleccionados.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

deeps
Registado: domingo, 12/out/2014, 04:43

quinta, 23/out/2014, 17:43

esclarecido.
obrigadissimo
Cumprimentos

Lopes - Lisboa

amcrola
Registado: domingo, 04/nov/2012, 01:39

sexta, 24/out/2014, 02:45

estou estupefacto... não sei onde andou a pesquisar mas este seu procedimento não faz sentido nenhum. arranje mas é umas gaiolas com dimensões aceitáveis para as pobres aves e deixe-se de tanta "mariquice". os mandarins são provavelmente a ave mais fácil de reproduzir... enfim... sem comentários
cumprimentos, André Rola

andre--rola@hotmail.com

Paulo.Mendes
Registado: sexta, 16/mai/2014, 23:48

sexta, 24/out/2014, 22:14

Ora boas! :mrgreen:

Junte os mandarins e deixe-os formar os casais, ou em alternativa forme você os casais.
A primeira gaiola que você pôs foto ficará rapidamente pequena, com 2 casais a procriar e depois com a respectiva descendência.
Esta nova época de criação, tenho 2 casais também (1 macho clássico com fêmea branca, e, 1 macho "gigante" bochecha preta com fêmea fawn gigante também).

Tenho-os nestas gaiolas:
O casal mais velho que já fez criação comigo, com mais mordomias e melhores instalações: http://fotos.sapo.pt/paulo_mendes/fotos ... sTT&grande

O casal mais recente: http://fotos.sapo.pt/paulo_mendes/fotos ... zrd&grande

A nível de ninhos, pus um desse externos e fechados, mas o casal mais antigo rejeitou-o, preferiram o ninho onde já tinham procriado: http://fotos.sapo.pt/paulo_mendes/fotos ... vF0&grande e já lá vão com 4 ovos à data de hoje.

O casal mais novo rejeitou o ninho adoptado pelo outro casal, preferiram um ninho de canário, que adaptaram ao gosto deles: http://fotos.sapo.pt/paulo_mendes/fotos ... My6&grande ficou uma construção fascinante! :o e já vão com 2 ovos também.

Tenho disponível para todos, as sementes para exóticos, papa de criação, grit, osso de choco, e mudo a água para beber e banheira todos os dias.

Como já aqui lhe disseram, dê-lhes condições que eles procriam que nem loucos.

Boa criação

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”