HighVoltage
Registado: segunda, 25/mai/2015, 00:04

Mandarins - dúvida sobre o comportamento

segunda, 25/mai/2015, 11:38

Bom dia!

Tenho um casal de mandarins com cerca de um ano que ainda não procriou, uma vez que ainda não coloquei nenhum ninho na gaiola (quis esperar até eles serem mais velhos). Mesmo assim ocasionalmente aparecem alguns ovinhos no fundo da gaiola (que são destruídos por eles eventualmente...).

Sempre se deram bem desde que foram lá para casa, não costumam brigar e convivem pacificamente. Sempre dormiram juntos no poleiro mas desde há umas duas semanas para cá o macho decidiu ir dormir sozinho para o fundo da gaiola (não têm havido ovos ultimamente). O que será que se passa? :?

Obrigada!

mgvb
Registado: quarta, 10/set/2014, 01:14

Re: Mandarins - dúvida no comportamento

segunda, 25/mai/2015, 12:05

Boas.
Com 1 ano ja estão em condiçoes para procriar.
Relativamente ao dormir no fundo da gaiola pode não ser nada de especial. Antes podiam dormir juntos porque fazia frio e agora as temperaturas mudaram. Mas tambem pode-se dar o caso do passaro estar com alguma doença e andar pelos fundos..

Tem o comportamento normal? Fezes normais.. etc...

HighVoltage
Registado: segunda, 25/mai/2015, 00:04

segunda, 25/mai/2015, 12:39

Boa tarde,

Também pensei que poderia ser por causa do calor, porque de resto ele continua elétrico como sempre :lol: são dois passarinhos muito simpáticos e passam o dia a cantar e a esvoaçar (principalmente o macho). Come normalmente e as fezes estão na mesma, também acasalam normalmente, só de noite é que ele se mudou de sitio, e por isso achei estranho porque costumavam sempre dormir muito coladinhos.

Em principio vou colocar um ninho por esta altura, parece-me que já estão capazes de assumir as responsabilidades :D Pode ser que voltem a dormir juntos... :P Alguma sugestão de ninho melhor?

Muito obrigada!

mgvb
Registado: quarta, 10/set/2014, 01:14

segunda, 25/mai/2015, 14:01

Em principio nao ha-de ser nada de especial. Eu crio mandarins em ninhos de madeira.. mas tambem ja os criei em ninhos de canarios.
Apenas digo que os de madeira sao melhores porque em ninhadas de 6, não caiem do ninho como nos de canário. De resto é um passaro que cria em qualquer lugar.

ashwinder
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

segunda, 25/mai/2015, 22:25

Isso de dormir no chao é normalissimo nos mandarins. Mete um ninho e vais ver que vao pa la os dois. Eu uso de canario, mas o adequado é de caixa e convem ser de plastico e aplicares na parte de fora da gaiola

NunoP
Registado: quinta, 06/dez/2012, 18:13

quarta, 27/mai/2015, 13:07

Também me parece que é um comportamento normal e pode estar relacionado com o facto de não terem que partilhar um ninho. É uma questão de experimentar! ;)
Vicio antigo: apostar em futebol! Novo vicio: Criação de aves!

CELEIROAZUL
Registado: quinta, 03/jul/2014, 10:20
Contacto: Sítio web

Re: Mandarins - dúvida sobre o comportamento

sábado, 30/mai/2015, 02:04

Usa ninhos de pvc. Aconselho.
http://www.facebook.com/celeiro.azul
Loja de animais e e de agropecuária - Ribeirão - V. N. Famalicão e Feira das aves do Porto aos domingos de manhã.

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”