HighVoltage
Mensagens: 5
Registado: segunda, 25/mai/2015, 00:04

Dúvida sobre o comportamento de Mandarins

Boa tarde!

Tenho em casa quatro mandarins (2 machos e 2 fémeas) que partilham a mesma gaiola. Comecei por ter apenas um casal que procriou e assim fiquei com os quatro.

No início davam-se muito bem, mas quando os mais pequenos começaram a crescer o "pai" mandarim começou a ficar mais violento e territorial para os filhos não entrarem no ninho e então decidi tirar o ninho, o que fez com que se acalmassem. Agora parece-me que é o "filho" mandarim o mais violento e hoje inclusivé reparei que a fémea mais pequena tem muita falta de penas na parte de cima da cabeça... :cry:

Será mais fácil separar os casais? Qual será a melhor opção para separá-los?

Muito obrigada!
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Dúvida Comportamento Mandarins

Boas
Essa duvida é facil de responder apesar de eu nunca ter tido esse problema , nao podes ter 2 casais na mesma gaiola. Ou entao podes mas enquanto brigarem a gaiola é pequena. E se optares por 2 casais juntos, deves colocar 3 ninhos afastados
HighVoltage
Mensagens: 5
Registado: segunda, 25/mai/2015, 00:04

Re: Dúvida Comportamento Mandarins

Pois, calculei que fosse assim... Então o melhor será deixar os pais sozinhos de novo e colocar os irmãos noutra gaiola não é? :(
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Dúvida sobre o comportamento de Mandarins

Sim mas se puderes evitar consaguinidade ainda melhor
HighVoltage
Mensagens: 5
Registado: segunda, 25/mai/2015, 00:04

Re: Dúvida sobre o comportamento de Mandarins

Não faz mal deixar os pássaros sozinhos? O macho continua extremamente agressivo... começo a temer pela fémea, hoje quando cheguei a casa tinha a cabeça toda depenada... :cry: Estou a pensar separá-los... alguma ideia?
Ricardo Mateiro
Mensagens: 8
Registado: quarta, 13/abr/2016, 09:48

Re: Dúvida sobre o comportamento de Mandarins

Ja q estamos a falar nisso pode realmente ser o tamanho da gaiola, consanguinidade duvido, eu tenho dois casais não do mesmo sangue q se dão bem, no entanto comprei mais um casal de brancos e um dos outros machos q é mais forte um pouco q os outros começou a atacar o novo branco, ja anteriormente deu cabo das penas a um outro macho q tive q morreu no inicio do inverno por falta delas, tb lhes tirei os ninhos fora um q tinha uma cria e eles acalmaram bastante mas de vez em quando ainda se pegam, ja não sei bem o q fazer, se eles não se resolverem o "touro" vai dar uma volta, vai vai, uma gaiola de metro e vinte e não cabem 3 casais q o touro arma se em mau? Ai vai... vai dar uma volta em liberdade....

PS: Tenho a agradecer conversa privada com outro utilizador q me inspirou mudar o touro pra outra gaiola com uma fêmea pra ver se soluciono a questão, no fim do mês vou buscar uma para os canários e sobra me uma pequena q da perfeitamente pra um casal de mandarins, tenho um pouco de pena pois vai ficar sem tanto espaço pra esvoaçar, amigo, ele é q provoca os problemas e é melhor q ir em "liberdade"
Última edição por Ricardo Mateiro em quinta, 21/abr/2016, 09:03, editado 1 vez no total.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Dúvida sobre o comportamento de Mandarins

Boas

Quando falei em consanguinidade não foi com a intenção de afirmar que as brigas acontecem por isso. A consanguinidade é de evitar apenas pelo aspecto da reprodução.

Quanto às brigas territoriais que acontece em exóticos no geral , mas há mais relatos nos mandarins porque a malta tem mais e procriam muito e facilmente, acontecem sempre derivadas da falta de espaço.

Ultimamente tenho tido bastante sucesso nos mandarins e a conclusão que chego é : Nem todos os casais são iguais , um mesmo casal pode ter 2 comportamentos diferentes em duas posturas diferentes.
Tenho como exemplo o meu melhor casal mais velho que começou por tirar lindamente, sempre com sucesso, mas há 3 posturas atras fizeram uma postura com as crias ainda no ninho. Quando as crias saíram do ninho estavam lindos e o pai alimentava-as , mas de um dia para o outro achou por bem matá-las e depená-las para compor melhor o ninho com as penas. Dias depois nasce a segunda postura e conforme nasceram mandaram-nos fora do ninho e iniciaram nova postura . Actualmente essa postura resultou e tá tudo bem.

Tenho outros casais que em gaiola os machos mataram crias e femea , outros ainda salvei a femea , alguns até com crias de gould e babete.
Entretanto troquei casais e troquei gaiolas e alguns ficaram em viveiro comunitário. Os do viveiro já tiram crias e não brigam nada nem com ninguém.

Com isto quero dizer que a minha conclusão vai sempre para a falta de espaço ser o problema maior. Por isso crio sempre em gaiolas de 1 metro para cada casal. Apenas comecei a tirar em viveiro acidentalmente , mas é um viveiro muito amplo .

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”