Ramos
***
Mensagens: 52
Registado: domingo, 30/mar/2014, 23:34

Mandarins Código Genético - Dúvida

Boas a todos, tenho um casal de clássicos, mas a trás destes simples clássicos parece estar uma longa linhagem, passa-se que este casal já me deu 2 díluídos (brancos) e 1 bochecha negra, a minhas questões são:
Sabendo que saíem 2 mutações deste casal (bochecha negra e díluídos brancos)

Que mutações podem sair deste casal, poderei ter um/a macho/fêmea díluido bochecha negra?

Só os machos têm o código genético de BN (Tal como acontece serem portadores de díluído)?

As fêmeas podem ser portadoras de BN?

Se tiver uma fêmea Diluída, esta porta BN? (Podem originar Díluidos BN?)

Agradeço-vos desde já a atenção.
Avatar do Utilizador
tonhao
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 21/set/2007, 16:48
Localização: Évora/Montemor-o-novo
Contacto: Sítio web

Re: Mandarins Código Genético - Dúvida

Boas, então é assim nos BN (bochecha Negra), tanto os machos como femea podem portar, se forem os dois portadores, vai te dar:
25% = BN + 25% = Cinz. Port. BN + 25% = Cinz. Port. BN + 25% = Cinz.

Se só um portar irá dar: 50% = Cinz. + 50% = Cinz. Port. BN

Na parte diluida não te posso ajudar ainda, esperemos que mais pessoas contribuam e tirem as duvidas a quem vem ao forum
Cumprimentos

Ricardo Pinto
Stam CW49

Associado Nº 867 do Clube Ornitológico Vialonga e Membro da Secção Ornitológica do Bairro Santo António (Évora)
http://www.tonhao13.jimdo.com
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Mandarins Código Genético - Dúvida

Olá,

Desse casal, do que se pode saber, o macho é portador de diluído, são ambos portadores de bochecha negra.
Os diluídos que nascerem são fêmeas.
Que mutações podem sair deste casal, poderei ter um/a macho/fêmea díluido bochecha negra?
Se não houver mais nada escondido (pouco provável) podem tirar: "clássicos", bn, fêmeas diluido e diluído bn.
Só os machos têm o código genético de BN (Tal como acontece serem portadores de díluído)?
As fêmeas podem ser portadoras de BN?
Não, tanto macho como fêmea podem ser portadores de bn.
Se tiver uma fêmea Diluída, esta porta BN? (Podem originar Díluidos BN?)
Tanto pode ser portadora como não ser portadora como ser bochecha negra.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Ramos
***
Mensagens: 52
Registado: domingo, 30/mar/2014, 23:34

Re: Mandarins Código Genético - Dúvida

AvilandiaPT Escreveu:Olá,

Desse casal, do que se pode saber, o macho é portador de diluído, são ambos portadores de bochecha negra.
Os diluídos que nascerem são fêmeas.
Que mutações podem sair deste casal, poderei ter um/a macho/fêmea díluido bochecha negra?
Se não houver mais nada escondido (pouco provável) podem tirar: "clássicos", bn, fêmeas diluido e diluído bn.
Só os machos têm o código genético de BN (Tal como acontece serem portadores de díluído)?
As fêmeas podem ser portadoras de BN?
Não, tanto macho como fêmea podem ser portadores de bn.
Se tiver uma fêmea Diluída, esta porta BN? (Podem originar Díluidos BN?)
Tanto pode ser portadora como não ser portadora como ser bochecha negra.

Cumps.
Boa tarde, desde já obrigado pelo exlarecimento, mas ficou-me ainda algumas dúvidas, deste casal, apenas as fêmeas serão diluídas? Não poderá acontecer sair um macho?

Só mais uma dúvida, como saberei se uma fêmea díluida porta BN?
Ramos
***
Mensagens: 52
Registado: domingo, 30/mar/2014, 23:34

Re: Mandarins Código Genético - Dúvida

tonhao Escreveu:Boas, então é assim nos BN (bochecha Negra), tanto os machos como femea podem portar, se forem os dois portadores, vai te dar:
25% = BN + 25% = Cinz. Port. BN + 25% = Cinz. Port. BN + 25% = Cinz.

Se só um portar irá dar: 50% = Cinz. + 50% = Cinz. Port. BN

Na parte diluida não te posso ajudar ainda, esperemos que mais pessoas contribuam e tirem as duvidas a quem vem ao forum
Não percebi muito bem essas contas tem 2x "+ 25% = Cinz. Port. BN + 25% = Cinz. Port. BN "
Avatar do Utilizador
tonhao
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 21/set/2007, 16:48
Localização: Évora/Montemor-o-novo
Contacto: Sítio web

Re: Mandarins Código Genético - Dúvida

Ramos, servi-me de uma calculadora genética e aparece assim, não estou ainda muito dentro genética, mas com o Ricardo vai-se aprendendo sempre...
Cumprimentos

Ricardo Pinto
Stam CW49

Associado Nº 867 do Clube Ornitológico Vialonga e Membro da Secção Ornitológica do Bairro Santo António (Évora)
http://www.tonhao13.jimdo.com
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Mandarins Código Genético - Dúvida

Olá,
deste casal, apenas as fêmeas serão diluídas? Não poderá acontecer sair um macho?
Sim, um macho portador só dá fêmeas. Em qualquer mutação recessiva ligada ao sexo, para tirares machos tens que ter sempre uma fêmea dessa mutação e o macho ser pelo menos portador.
Só mais uma dúvida, como saberei se uma fêmea díluida porta BN?
Na prática não sabes senão testando a fêmea com uma ave portadora de bn ou bn.
Visualmente não se distinguem (pelo menos facilmente sem entrarmos em suposições)
Se nascerem bn é portadora.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Ramos
***
Mensagens: 52
Registado: domingo, 30/mar/2014, 23:34

Re: Mandarins Código Genético - Dúvida

AvilandiaPT Escreveu:Olá,
deste casal, apenas as fêmeas serão diluídas? Não poderá acontecer sair um macho?
Sim, um macho portador só dá fêmeas. Em qualquer mutação recessiva ligada ao sexo, para tirares machos tens que ter sempre uma fêmea dessa mutação e o macho ser pelo menos portador.
Só mais uma dúvida, como saberei se uma fêmea díluida porta BN?
Na prática não sabes senão testando a fêmea com uma ave portadora de bn ou bn.
Visualmente não se distinguem (pelo menos facilmente sem entrarmos em suposições)
Se nascerem bn é portadora.

Cumps.

Adoro as respostas, mas tenho de contradizer algo da genética aqui então... Lembro-me de à uns anos a trás, ter 1 casal de clássicos em que nasceu-me 1 macho díluido e 1 Fêmea diluída duma só ninhada (foram apenas esses 2 que nasceram), qual é a explicação que tem, para isto? (Juro que estou a dizer a verdade)
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Mandarins Código Genético - Dúvida

Olá,

Bom se fosse ao contrário, diria que provavelmente o pai não era o pai...
Sendo a fêmea clássica a coisa é mais complicada, mas não vou estar a contradizer o que dizes que aconteceu.

O diluído é uma mutação ligada ao sexo (no mandarim chama-se diluído a uma das mutações da série SLino). Para tirares um macho, a ave tem sempre que ter dois alelos diluido sendo que recebe um obviamente do pai e outro, obviamente da mãe.
A fêmea, se tiver um alelo diluído para transmitir terá que ser visualmente diluída (o outro alelo não existe no cromossoma W). Por isso é que só nascem diluídos de mães diluídas.

Portanto, se as aves não estavam isoladas e havia outras aves, alguma fêmea diluída foi visitar um ninho alheio. SE as aves estavam isoladas, há ai qualquer coisa que não te sei explicar.
O que não significa que as regas da genética deixem de funcionar. Podia sugerir algo tão "inesperado" como a mutação espontânea ocorrer na fêmea, o que sendo possível é improvável. Normalmente as coisas são mais simples de explicar do que isso, mesmo quando não parecem.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Ramos
***
Mensagens: 52
Registado: domingo, 30/mar/2014, 23:34

Re: Mandarins Código Genético - Dúvida

AvilandiaPT Escreveu:Olá,

Bom se fosse ao contrário, diria que provavelmente o pai não era o pai...
Sendo a fêmea clássica a coisa é mais complicada, mas não vou estar a contradizer o que dizes que aconteceu.

O diluído é uma mutação ligada ao sexo (no mandarim chama-se diluído a uma das mutações da série SLino). Para tirares um macho, a ave tem sempre que ter dois alelos diluido sendo que recebe um obviamente do pai e outro, obviamente da mãe.
A fêmea, se tiver um alelo diluído para transmitir terá que ser visualmente diluída (o outro alelo não existe no cromossoma W). Por isso é que só nascem diluídos de mães diluídas.

Portanto, se as aves não estavam isoladas e havia outras aves, alguma fêmea diluída foi visitar um ninho alheio. SE as aves estavam isoladas, há ai qualquer coisa que não te sei explicar.
O que não significa que as regas da genética deixem de funcionar. Podia sugerir algo tão "inesperado" como a mutação espontânea ocorrer na fêmea, o que sendo possível é improvável. Normalmente as coisas são mais simples de explicar do que isso, mesmo quando parecem.

Cumps.
Boa noite amigo, não duvidando de qualquer tipo de aferição que fez, admiro o seu entendimento e estudo a esta espécie e genética, mas realmente tratava-se dum casal clássico isolado, pois era o único e o primeiro de todos que tive, basimente o pássaro macho que nasceu desse casal, era lindo, e fiquei espantado até, a ave, era toda branca, e tinha apenas as bochechas laranja (típico dos clássicos), aquelas penas juntos às patas laranjas com pintas brancas, e nada mais, era de facto um pássaro BELO, e se isto é assim tão improvável, tenho imensa pena de ter perdido esse pássaro e os pais, sem ter guardado registo algum, pois garanto-lhe que não estou a inventar uma nova genética destas aves, será que haveria portação de albinismo nos pais? Ou algo do género?
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Mandarins Código Genético - Dúvida

Olá,

Eu não estou a questionar o que dizes. Apenas que isso não muda as regras genéticas.
A descrição tanto pode ser de um macho diluído (de olhos pretos ou inglês) como podia perfeitamente ser um macho isabel (phaeo) e ambas as aves serem portadoras, pois seria visualmente parecido. Pela descrição, ausência de lágrima, barra do peito e marcação da cauda até é o que me parece, mesmo apesar de essas aves nem sempre serem tão "limpas" assim à partida. Mas nesse caso já não teria nada de mágico ou inesperado pois é uma mutação recessiva autossómica.

Um dos aspectos da criação de qualquer espécie é que um criador que se dedique realmente a isso tem que trabalhar bastante para estudar e conhecer a espécie que cria, as suas mutações, os comos e porquês das coisas. E depois tem que trabalhar ainda mais para aplicar isso na selecção das suas aves e conhecer muito bem o que tem.
Sobretudo quando se cria com aves de origens desconhecidas é muito normal serem aquilo a que chamo uma "salada de frutas genética", por vezes com coisas que não fazem sequer sentido misturar.
Há quem defenda o oposto, que muita mistura de tudo e mais alguma coisa é que é giro, está no seu direito.
será que haveria portação de albinismo nos pais? Ou algo do género?
Bom, portação de albinismo, no sentido técnico existe sempre que os genes diluídos ou dorso claro estão envolvidos pois estes são uma forma de albinismo por si só. Depois existem dois tipos de albinismo nos passeriformes (e nas aves), o ligado ao sexo (SLino) e o não ligado ao sexo (NSLino) com formas de funcionamento distintas tanto a nível genético como na forma como produzem a sua manifestação. Mas pronto, essas são questões bastante mais aprofundadas.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Ramos
***
Mensagens: 52
Registado: domingo, 30/mar/2014, 23:34

Re: Mandarins Código Genético - Dúvida

Boas amigo, esqueci-me de referir a dita lágrima...

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”