Agapornis e o seu comportamento normal

Mandarins, Bengalins, Degolados, Diamante Gould, Pardais de Java, Amadinas, Bicos-de-chumbo, etc.

Moderadores: pedro376h, borllock

Agapornis e o seu comportamento normal

Mensagempor kangut » sexta, 16/dez/2016, 02:32

Boa noite,
Neste tópico gostaria de saber as coisas mais importantes a ter em conta em relação a esta magnífica espécie de psitacídeos. Sendo um jovem de 21 anos com nula experiência em aves, gostaria de esclarecer algumas "inseguranças" relativas a comportamentos da ave. É de grande importância garantir todas as condições necessárias para assegurar o bem-estar/saúde nas suas diferentes formas deste meu animal de estimação.

Ofereceram-me um agapornis. Apenas um. Aquando da profunda pesquisa sobre todos os detalhes desta espécie, pude perceber que há alguns detalhes a que, naturalmente, tenho de ter atenção. A gaiola que me foi dada não é muito grande, cilíndrica de 45cm de altura e 35cm de diâmetro. Posto isto, decidi que vou comprar uma gaiola maior, quadrada ou "rectangular". Pelo que entendi são as melhores opções...

Esta ave tem alguns momentos de grande actividade, sobretudo, na parte da manhã e fim da tarde, em que viaja por toda a gaiola em grande euforia (aparente), sobretudo quando coloco o barulho de outros agapornis a "cantar" no youtube. Este acto foi deliberado e na procura de perceber o estímulo que poderia reproduzir na ave.

Existem alguns momentos em que a ave parece prostrada (muito parada), e é aqui que experimento o estímulo anteriormente referido. Reparei, como disse, que fica eufórico/a, com vontade de "fugir" da gaiola. Suponho que os momentos de maior apatia sejam pela falta de companhia de um elemento da mesma espécie, ou, simplesmente, porque ainda se habitua à sua nova casa e pessoas.
Não sabendo o sexo, e no possível interesse de adquirir outro agapornis, gostaria de saber se é arriscado provocar a relação entre as duas aves.

No mesmo local da compra existia uma ave com a qual teria uma boa relação, mas, se forem de sexos diferentes, preocupa-me a questão da reprodução. Infelizmente, não posso criar aves "à mão" e gostaria de saber se os reprodutores conseguiriam fazê-lo de forma independente, regurgitando para alimentar as crias.

Em algumas situações a ave fica às escuras, nomeadamente, à noite. Neste momento, é normal que fique mais parada e menos atenta ao que a rodeia? No mesmo dia da compra tive a oportunidade de massajar a ave na barriga e bico sem que esta se tivesse assustado. Já nos dias seguintes demonstrou maior atenção, "fugindo" quando havia a tentativa de aproximação.

Penso que não tenho mais "questões"... :)
Acompanharei outros tópicos para observar a ave em concordância.
kangut
 
Mensagens: 3
Registado: quinta, 15/dez/2016, 17:56

Re: Agapornis e o seu comportamento normal

Mensagempor borllock » sábado, 17/dez/2016, 19:53

Olá.
Não percebi esta parte:
"os reprodutores conseguiriam fazê-lo de forma independente, regurgitando para alimentar as crias"
Em relação à falta de atividade à noite é normal, todas as aves diurnas à noite querem é ir para o poleiro dormir.
A gaiola é mesmo melhor uma rectangular 100x50x50(cxlxa).
Quanto a juntar outra ave, sendo do mesmo sexo ou não, é preciso ter cuidado, não convém meteres logo as 2 aves juntas, podem-se ferir.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
borllock
Site Admin
 
Mensagens: 3447
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23


Voltar para Exóticos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes