Tipos de ninho, materiais e manutenção p/ Diamante Mandarim

Mandarins, Bengalins, Degolados, Diamante Gould, Pardais de Java, Amadinas, Bicos-de-chumbo, etc.

Moderadores: pedro376h, borllock

Tipos de ninho, materiais e manutenção p/ Diamante Mandarim

Mensagempor avespremium » terça, 21/fev/2017, 10:53

Viva
Recentemente comprei o meu primeiro casal de diamantes mandarins que coloquei numa gaiola que fiz em rede galvanizada,pois queria colocar no exterior da casa.Na gaiola usei acessórios reciclados, fiz um ninho e um abrigo sem fundo de pacotes de leite e juntei mais um abrigo de um pacote de sumo que coloquei uma abertura no topo colocando de forma longitudinal. Notei que o pacote de sumo apenas tinha uma abertura e se lá fizessem o ninho não conseguiria ver os ovos e crias.

Comecei a colocar material de ninho e logo começaram a fazer o ninho no pacote de sumo.

Eu apenas tenho experiência com casal de periquitos com ninho de madeira e vejo o cuidado que a fêmea tem em não sujar o mesmo com fezes, mas os mandarins não saem do ninho.

Percebi que passavam já todo dia no ninho (a vez)e que deviam estar a colocar ovos, mais recentemente ouvi as crias e nos últimos dias aparecia sempre de manha um cria morta na gaiola. Até que ontem abri a gaiola e tive mesmo de destruir o ninho onde encontrei la dentro mais uma cria morta e outra muito débil, além de uma enorme porcaria das fezes, entendi que naquelas condições não iriam sobreviver.

Assim coloco as seguintes questões a pessoas com experiencial em diamantes mandarins no seguinte:
1. O sucedido era porque estavam num ninho pacote de sumo exposto na longitudinal, isto é não saiam do ninho porque havia espaço de forma longitudinal ou todos os mandarins fazem as fezes no ninho (mesmo em ninhos típicos de mandarins com abertura em cima do pano do ninho).
2. Não coloquei mais material para fazer ninho, que me levanta a questão se deve estar sempre disponível material para que os mandarins criem camadas mais secas em cima das fezes e assim proteger as crias?
3. Existe algum tipo de manutenção que possa fazer? Isto é depois de colocarem ovos (no choco) um dia limpar totalmente o ninho e eu próprio fazer o ninho como novo material novo?
4. Qual a taxa de sucesso dos mandarins? Ha sempre crias que morrem face a este problema?
5. Dicas e sugestões em tipo de ninhos e materiais bem métodos para reduzir a morte de crias.

Obrigado
avespremium

Registado: segunda, 14/nov/2016, 12:25

Re: Tipos de ninho, materiais e manutenção para Diamante Man

Mensagempor borllock » terça, 21/fev/2017, 14:41

Bem, não sei se foi do ninho ou não, mas se fosse eu, por via das duvidas comprava um ninho próprio de mandarins, aqueles de madeira ou mesmo daqueles de plástico para exóticos. Por 2€ para quê inventar?
As crias fazem as fezes no ninho, mas por norma os pais não, mas há exceções com os pais.
Quando as crias tiverem uns 10 dias, se o ninho estiver muito sujo pode limpar e fazer você mesmo ninho novo que os pais aceitam, com ovos ou crias muito pequenas é que pode desajeitar.
Os mandarins criam bem, se forem dos normais (pequenos) criam como ratos (eheh), mas como em tudo há exceções e se forem aves novas ou a primeira criação desse casal é normal não correr bem.
Mas o ninho estava sujo com humidade ou estava seco? O ninho pode estar muito sujo, mas se estiver seco as crias não morrem.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
borllock
Site Admin

Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Tipos de ninho, materiais e manutenção p/ Diamante Manda

Mensagempor avespremium » quarta, 22/fev/2017, 10:52

Obrigado pela resposta.

Sim é a primeira ninhada deste casal.

O ninho estava húmido, não estava a escorrer agua mas seco também não estava, face a a estar muito exposto e mesmo devido a condensação não acredito estivesse sempre seco.

Fiz manutenção a gaiola e deixei ficar apenas um ninho que fiz muito idêntico aos que refere para exóticos (em plástico), eles parecem não gostar mas vou insistir umas 2 semanas e se não tiver resultados coloco um novo ninho de plástico comprado em petshop.

Entretanto a cria que recuperei morreu. No 1 dia recuperou bem, mas ontem a noite começou a deitar muita agua nas fezes e mesmo passando a noite a cerca de uns 27ºC apareceu morta de manha. não sei se foi da papa que dei que absorve muita agua... era muito pequena, já vi relatos no youtube de criação de exóticos a partir do 1 dia mas penso ser algo bastante difícil para alguém sem prática em exóticos como eu...
avespremium

Registado: segunda, 14/nov/2016, 12:25

Voltar para Exóticos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes