José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Diamantes de Gould não comem as papas

O assunto é o seguinte , porque será que os meus diamantes de gould não comem a papa que lhes ponho á disposição ? Já usei a papa orlux e a cede , quer uma quer a outra para exóticos . Eles comem a mistura de sementes mas a papa não , ou se comem é muito pouca. Qual a melhor forma de os " obrigar "a comer a papa ? Se eles não comerem a papa, na altura de ter filhotes vai ser uma desgraça . Só com as sementes o desenvolvimento das crias vai ser muito lento e a taxa de mortalidade elevada. Se alguém quiser dar alguma sugestão para solucionar este problema fico agradecido. Cumprimentos, José Marques.
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Diamantes de gould não comem as papas .

Boas.

Para garantir que todas as minhas aves comem a papa e grit, desde que me lembro sempre misturei um pouco de grit na papa e assegurei sempre que comessem ambos.
Quanto aos goulds eles proprios fora da criação nao comem muita papa, eu quando criava so dava papa mesmo quando os punha a criar, e eles assim que começassem a criar comiam bastante.
Fazer a mistura de grit na papa em pequenas proporções é uma coisa que sempre fiz e muito pouco foram os criadores que vi fazerem o mesmo. Por isso com certeza que havera por ai outras ideias.
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Diamantes de gould não comem as papas .

Obrigado pela ajuda . Os meus estão na fase de construção de ninho. Eu grite tenho sempre á disposição deles , mas num comedouro á parte. Vou experimentar misturar um pouco na papa para ver como eles reagem . Já agora , se misturar também um pouco de sementes para os " enganar " será uma boa solução ? Cumprimentos , José Marques .
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Diamantes de gould não comem as papas .

Sim tambem pode ajudar, nada como experimentar :)
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Diamantes de gould não comem as papas .

Obrigado pela disponibilidade para ajudar . Cumprimentos, José Marques.
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Diamantes de Gould não comem as papas

Olá,

Estás a usar papas secas, húmidas, humedecidas?
Misturar sementes na papa ajuda mas depende do tipo de sementes se usares sementes trituradas ou partidas é preferível mas nem todas se prestam a isso. Aveia descascada e girassol descascado (ambos triturados) podem ajudar mas nem todos os exóticos lhes pegam facilmente.
Misturar grit na papa é um truque que funciona bem, sempre fiz isso com africanos por exemplo MAS em fase de criação pode ser uma opção arriscada já que o valor nutricional do grit é zero e algumas aves habituam-se a encher as crias com "pedras".

De qualquer forma não é completamente essencial que comam papa para conseguires criar.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Diamantes de Gould não comem as papas

15747064617606797651736030233907.jpg
Boa tarde Ricardo. No ano passado usei a papa de ovo seca para exóticos da cede , que eu umedecia com cenoura ralada. Este ano optei pela gold patee de ovo para exóticos úmida da orlux . Quer uma quer a outra não os vejo com grande interesse , também ainda só estão na fase de construção de ninho. Quanto às sementes, estou a misturar só um pouco da mistura para exóticos para os obrigar a entrar em contacto com a papa . Penso que é uma forma de os motivar a comer a papa, mas posso estar errado . No ano passado as criações até não me correram muito mal , mesmo eu achando que não comiam papa suficiente. Mas enfim eles é que sabem se é suficiente ou não. Já quanto a misturar um pouco de grife vou experimentar e logo se vê. Eles tem sempre á disposição grife, mas é num comedouro á parte. Obrigado pela disponibilidade em ajudar. Cumprimentos, José Marques.
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Diamantes de Gould não comem as papas

Só uma pequena correção ,por distração escrevi "grife" como é lógico o que eu queria escrever era grit .
Avatar do Utilizador
Barbieri
Mensagens: 3
Registado: quinta, 25/abr/2019, 17:04

Re: Diamantes de Gould não comem as papas

Boa tarde
Tenho 1 casal de phyrruras Molinae gostaria de saber se são compatíveis com diamantes Gould
Pois tenho um viveiro grande e gostaria de la por 1 casal ? Obrigado cumprimentos



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Diamantes de Gould não comem as papas

Boa Tarde,
Não aconselho. São aves com um porte muito diferente. Psitacideos com exóticos (bico curvo com bico direito) não costuma dar bom resultado para o lado dos exóticos :lol:
E já não estou a entrar no campo da alimentação, alojamento adequado, etc
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
Barbieri
Mensagens: 3
Registado: quinta, 25/abr/2019, 17:04

Re: Diamantes de Gould não comem as papas

Ok muito obrigado pela dica vou utilizar outro viveiro e tentar arranjar um bom casal p/conseguir criar os Diamante Gould...pois é uma ave com a qual não tenho experiência


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Diamantes de Gould não comem as papas

Boa tarde, a minha opinião é idêntica á do José Jesus. Muito provavelmente as phyrruras molinae iriam matar os diamantes de gould. Portanto o indicado é colocar as duas espécies em viveiros diferentes. Outra situação os diamantes de gould não são muito resistentes a baixas temperaturas. Já quanto a arranjar um bom casal é como jogar no euro milhões . Umas vezes eles criam directo , outras vezes tem que se recorrer a "amas" (bengalins do Japão). Eu por acaso também sou "criador" dessa bela espécie . Alguns criam directo sem quaisquer problemas , já outros é completamente impossível, ou seja só com os bengalins do Japão é que tenho sucesso. Cumprimentos , José Marques .

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”