Pedro Lé
Registado: segunda, 16/out/2006, 22:31

Diamante Bichenov

quarta, 26/mar/2008, 11:15

Olá a todos!

Estou a pensar arranjar um casalinho destas aves e gostaria de saber mais sobre elas!

Dificuldade de reprodução, tipo de ninho , alimentação de crias......

Agradeço toda a ajuda!

Obrigado

Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

Re: Diamante Bichenov

quinta, 27/mar/2008, 17:31

Pedro Lé Escreveu:Estou a pensar arranjar um casalinho destas aves e gostaria de saber mais sobre elas!

Dificuldade de reprodução, tipo de ninho , alimentação de crias......
Pois, o problema do Bichenov é precisamente acertar no casal, não é uma tarefa tão fácil como pode parecer já que o dimorfismo sexual é subtil e dado a enganos, quanto ao tratamento é o standard para diamantes australianos, pessoalmente é um dos exoticos que eu mais gosto, estou agora a começar a minha bateria de viveiros para exoticos, por isso em breve vou também fazer algumas compras, mas no meu caso vou tentar criar em colonia
Pedro Ramalho

Pedro Lé

sexta, 28/mar/2008, 00:13

Obrigado pelas informações e boa sorte!

Pedro Sousa
Registado: domingo, 13/jan/2008, 21:44

sexta, 28/mar/2008, 00:20

Boa noite Pedro Lé

Os diamantes bichenov são uns passarinhos maravilhosos e bastante activos tanto em gaiolas de criação como em viveiro. Este ano correu-me bem com esta espécie, pois tirei 25 crias com 3 casais. A alimentação é igual à dos outros diamantes australianos , ( eu junto 1 parte de exóticos mais 1 parte de alpista ) papa de ovo com uma parte de insectivora e espigas de painço.
Na próxima criação vou fazer uma colónia pois são aves que criam muito bem em voadores com vegetação e resistente ao inverno.
Quanto as diferenças entre os sexos, com um pouco de experiencia com a ave torna-se facil formar o casal. Eu distingo-os da seguinte maneira: macho - castanho da cabeça mais escuro
- branco da face é mais vivo
- o triangulo preto debaixo do rabo é mais preto e comprido
- cabeça é maior
Convém ter duas aves para fazer a comparação

Cumprimentos

Pedro Sousa

Pedro Lé

sexta, 28/mar/2008, 00:47

Wooow! 25 passarinhos com 3 casais!? Bem bom...

Suponho que tenha usado amas? Não?

Eu estou a pensar colocar o casal num viveiro com outras aves como bicos-de-chumbo, mandarins e depois talvez tirar os ovos e colocá-los nos mandarins. Que lhe parece?

Obrigado mais uma vez pela ajuda!

maxseven
Registado: terça, 04/mar/2008, 00:04
Contacto: Sítio web

sexta, 28/mar/2008, 01:51

boas
eu tambem ando a criar este diminoto diamante que tem origem na australia e um dos meus favoritos de todos os diamantes que crio eu ate a pouco tempo ate dei ovos a um amigo que esta a criar nos bengalins o qual esta encantado .
a seguir ao mandarim e um dos diamantes mais poliferos da autraulia pelo qual deve-se ter cuidado com o nº de posturas pois esta sempre a por ovos .
ao primeiro os ovos nao saiu galados mas a 2º postura e depois de um tratamento com papa de enchimento ja concegui tirar tres crias e tenho mais 6 ovos cheios a espera de nascer nos bengalins.
eles criam as proprias crias mas o casal que tenho abandona os ovos por isso ponho debaixo dos bengalins os ovos pelo tem-se que ter cuidado pois as crias sao muito pequenas podendo os bengalins esmagarem as crias.
o diamante bichenov tem um periodo muito curto em que adquire a plumagem de adulto em apenas duas semanas depois de sair dos pais .
o pior e destinguir os sexos pelo que so se destingue pelo canto do macho ou entao a quem diga que pode-se destinguir na mascara ao qual e mais entensa de cor no macho e mais diluida na femea .

[/url]

Pedro Sousa
Registado: domingo, 13/jan/2008, 21:44

sexta, 28/mar/2008, 22:34

Boa noite

Tenho usado os bengalins como amas, mas na próxima criação vou fazer uma colónia na rua com aves jovens, pois sei que criam muito bem os filhos e resistem bem ao inverno.
Na colocação das anilhas temos que ter muito cuidado pois tem as patas muito pequenas e por vezes lá vai um dedo decepado. Costumo por as anilhas ao 4º ou 5º dia de vida, mas também depende da alimentação que as amas lhes derem. Já agora as anilhas são de 2.0mm.

Cumprimentos

Pedro Sousa

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”