sfescada
Registado: sexta, 07/mar/2008, 16:46

Vitaminas na papa e não na água

terça, 05/ago/2008, 16:28

Caros colegas tenho umas questões e gostaria que me aconcelhassem se possivel.
A cerca de 15 dias até agora tenho colocado vitaminas na papa e não na água porque a certas horas do dia os bebedouros ficam em contacto directo com o sol e isso prejudica a qualidade da água e vitaminas! As minhas aves são exóticas e a papa que uso é Witte Molen Pré-Biotica e as vitaminas misturados são o Fertivit (vitaminas, aminoácidos, oligoelementos e vitamina E) e o Mutavit (muda da pena).
Será que não há problema em servir todos os dias esta mistura às aves e às crias?
Será melhor servir a papa simples e a papa com vitaminas intervaladamente?
Estas vitaminas serão suficientes ou convém servir-lhes outras?
Quais as outras que aconcelham?

Cumprimentos e mto abrigado.

Manuel M.
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15

terça, 05/ago/2008, 17:35

Boas Ola Sfescada,para a muda da pena eu não dou o Ferti-Vit.

As vitaminas que dou na muda da pena é Muta-Vite dia sim dia não e dou Omni-Vite às Segundas e Quintas feiras ,na agua ou na pàpa,tambem dou vinagre de maça na agua do banho.
Deve de haver criadores ,com outro sestema de preparar a muda.

Cumprimentos
Manuel Marinho

sfescada

terça, 05/ago/2008, 18:59

Obrigado caro Manuel.
A minha questão não é apenas para a muda, é para lhe servir diariamente em vez do complexo B e do AD3E que eram as principais vitaminas que lhes servia na água.
Mesmo assim obrigado pela ajuda.

Cumprimentos:
Sérgio Escada

Canaril Araújo
Registado: sábado, 07/abr/2007, 20:41
Contacto: Sítio web

terça, 05/ago/2008, 21:44

Boa Noite a Todos

No meu caso normalmente não dou vitaminas ou suplementos na água, prefiro usa-las no cuscus, pois não há desperdicio, poupa-se na quantidade de vit./supl. e as aves comem tudo.

Cumprimentos

João Araújo

CristinaM
Registado: domingo, 27/mai/2007, 00:34

terça, 05/ago/2008, 22:27

Boas

Sérgio, eu também utiliso toda a gama de produtos da Orlux e, não adiciono nada na água. É tudo na papa.

Peso 100 ou 200 Grs de papa para um tamparware e, depois adiciono os produtos que tenho que adicionar e, misturo tudo muito bem e, tapo de maneira a retirar o máximo de ar para manter a qualidade da papa e dos produtos que adicionei.

Neste momento só tenho um tamparware com a mistura para a muda mas, lembro que na fase de criação, tinho 1 para o choco, outro para os pais com crias e, outro para as crias que já estavam independentes.

Bom, penso que já deu para ajudar um bocado na tua dúvida e, agora fazes como achares melhor. :wink:
Cumprimentos
Cristina

Armando Moreira
Site Admin
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Contacto: Sítio web

terça, 05/ago/2008, 23:40

:D Ola a Todos!

O Fertivit, é um multivitaminico rico em vitamina E,conhecida como vitamina da fertilidade. Na embalagem explica que se deve usar na época de criação. Também aconselha que seja dado 3 vezes por semana.

O Mutavit, é aconselhado para a época de muda da pena. Deve ser usado 3 vezes por semana e em caso de mudas anormais usar durante 10 dias consecutivos.
Será que não há problema em servir todos os dias esta mistura às aves e às crias?
Os produtos aconselham que seja dado 3 vezes por semana.
Será melhor servir a papa simples e a papa com vitaminas intervaladamente?
Logo durante 3 dias vai usar o Ferti-Vit na papa das aves em criação e os outros 4 dias da semana dará papa simples. Para o Muta-Vit igual para as aves em fase de muda da pena.
Estas vitaminas serão suficientes ou convém servir-lhes outras?
Ferti-vit - usar durante a criação.
Muta-vit - usar durante a muda.
Se estiver satisfeito com estas vitaminas, não vejo razões para alterar.
Quais as outras que aconselham?
Não sou adepto de dar vitaminas sintéticas ou comerciais por sistema.Dar fruta e verdura regularmente. Se a ave esta em convalescença ou mais fraca, ajudar a recuperação com vitaminas comerciais, mas só pontualmente.

Esta é mais uma opinião pessoal, a acrescentar as anteriores. :wink:

Cordiais cumprimentos a todos, :)

sfescada

quarta, 06/ago/2008, 15:08

Caros colegas mto obrigado pela vossa ajuda, acho que ja estou esclarecido. Mesmo assim se mais alguém quiser dar a sua opinião agradeço.

Cumprimentos a todos:
Sérgio Escada

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”