Vinicius Manhanini
Registado: segunda, 09/mar/2009, 20:22
Contacto: Sítio web

Usar Manons Como Ama Seca

sexta, 05/jun/2009, 12:14

Tenho um casal de diamantes Sparrow e um de manons(bengalins),
Na semana passada os manons botaram 2 ovos apenas, já os diamantes botaram 3, contudo consegui pegar apenas um do ninho, os dois primeiros eles quebraram... Creio que tenham quebrado por ser a 1º postura.
Mas acabou que os manons também quebraram/sumiram com um ovo deles, mas eu peguei o do diamante e coloquei no Manon para chocar, então tem 7 dias que ele está chocando os dois ovos.

Mas hoje fui dar uma olhada no ninho dos diamantes sparrow e eles começaram a botar novamente, e no momento so tenho um casal de manons chocando os dois ovos.
Fiquei com as seguintes duvidas:

Será que eu posso colocar os ovos dos diamantes agora nos manons?
Se caso os outros dois ovos nascerem, os manons vão parar de chocar estes novos ovos?
Seria melhor tirar os ovos que eles já estão chocando?
Quanto tempo um ovo continua bom esperando para ser chocado

Enfim, o que vocês me aconselham a fazer?

Abraços
Vinicius
Imagem

sergiofrpe
Registado: sexta, 24/out/2008, 16:30

sexta, 05/jun/2009, 18:17

O que deve fazer tão rápido quanto possível é comprar mais, pelo menos, 3 casais de bengalins. Pois não pode juntar ovos de duas posturas diferentes a um mesmo casal de bengalins.

Os diamante sparrow farão novas posturas com intervalos de aproximadamente 6 a 8 dias.

O casal de bengalins que está a chocar, deve deixá-lo assim com os ovos que tem e não colocar mais nenhum. O que pode fazer é verificar se os ovos que os bergalins estão a chocar, estão ou não galados. E se ainda não vir vasos sanguineos ao sobrepor os ovos contra um foco de luz, então pode deita-los fora e pôr então os novos ovos nesse casal de bengalins.

Deve-se ter, em média, 4 casais de bengalins para cada casal de Sparrow ou outro tipo de exóticos como por exemplo: Diamantes de gould, Diamantes papagaio (Diamantes bicolores), diamantes kittlitz (diamantes tricolores), etc...

Boa sorte então na criação :D

Vinicius Manhanini

sexta, 05/jun/2009, 19:50

sergiofrpe,

Obrigado pela resposta, realmente os diamantes sparrow botaram muito rápido, como disse em uma semana já botaram novamente..
Estou a procura de fêmeas de bengalins e devo conseguir mais duas amanha mesmo..
Vou fazer o teste da ovoscopia hoje e caso não veje nada, irei tirar os ovos e colocar os dos diamantes.

Vlw pela ajuda

Abraços
Vinicius Manhanini
Imagem

sergiofrpe

sábado, 06/jun/2009, 14:59

Vinicius Manhanini Escreveu:sergiofrpe,

Obrigado pela resposta, realmente os diamantes sparrow botaram muito rápido, como disse em uma semana já botaram novamente..
Estou a procura de fêmeas de bengalins e devo conseguir mais duas amanha mesmo..
Vou fazer o teste da ovoscopia hoje e caso não veje nada, irei tirar os ovos e colocar os dos diamantes.

Vlw pela ajuda

Abraços
Vinicius Manhanini

Viva.

No caso dos bengalins para entrarem no choco não precisa de duas fêmeas nem de 1 casal. Pode ser mesmo com dois machos. Eu já consegui fazê-lo com 2 machos. Há até quem prefira utilizar 2 machos por estes conseguirem com que as crias se desenvolvam mais rápidamente.

minid1000
Registado: segunda, 01/dez/2008, 09:56

sábado, 06/jun/2009, 19:17

sim, tem toda a razao... mas duas femeas pegam mais rapido que dois machos, mas os machos estao sempre a trabalhar...

sergiofrpe

sábado, 06/jun/2009, 19:35

minid1000 Escreveu:sim, tem toda a razao... mas duas femeas pegam mais rapido que dois machos, mas os machos estao sempre a trabalhar...
Também é verdade :D Há uns tempos li um relato de um criador que em cerca de 24 horas - mais coisa menos coisa - conseguiu fazer com que 2 machos agarrassem no choco. Há experiências para todos os gostos. Mas só prova a grande qualidade destas pequenas aves que são os bengalins. Embora não sejam tão acarinhados como deveriam ser, são aves excepcionais.

Vinicius Manhanini

sábado, 06/jun/2009, 22:00

sergiofrpe e minid1000

Vou ter que usar dois machos mesmo, fui comprar mas não tinha nenhuma fêmea lá...
Os dois machos que tenho estão em uma gaiola com um ninho e ficam direto lá dentro, gostaria de saber se apenas devo colocar os ovos dos diamantes sparrow no ninho dos machos, ou se tem algum preparativo?

Já estou com dois ovos, um botado ontem e um hoje.

Abraços

Vinicius Manhanini
Imagem

sergiofrpe

domingo, 07/jun/2009, 00:08

Vinicius Manhanini Escreveu:sergiofrpe e minid1000

Vou ter que usar dois machos mesmo, fui comprar mas não tinha nenhuma fêmea lá...
Os dois machos que tenho estão em uma gaiola com um ninho e ficam direto lá dentro, gostaria de saber se apenas devo colocar os ovos dos diamantes sparrow no ninho dos machos, ou se tem algum preparativo?

Já estou com dois ovos, um botado ontem e um hoje.

Abraços

Vinicius Manhanini
Amigo Vinicius,

o facto de os ter adquirido apenas hoje faz com que eles ainda tenham de se habituar ao seu novo espaço. Logo, esses ovos deverão ficar inutilizados pois ao fim de 4 ou 5 dias se não se tiver iniciado o choco o "ovo morre". Para que 2 bengalins machos peguem no choco, depois de devidamente adaptados ao novo local, é conveniente que lhes coloque em primeiro 2 ovos de plásticos e só depois deve pôr os verdadeiros, para se evitarem acidentes com os ovos.

Os bengalins são optimos, mas tratando-se de 2 macho não basta chegar lá, colocar os ovos e eles pegarem logo no choco. Infelizmente não é tão automático :lol:

O bengalim até é uma ave de adaptação fácil. Talvez uma ou duas semanitas sejam suficientes para eles se ambientarem.

Aconcelho-o a fazer o seguinte: mantenha o ninho disponivel e de preferencia com alguns materiais de construção extra para os incentivar a contruir ou aperfeiçoá-lo. Passada uma semanita coloque 2 ovos de plástico e veja qual a reacção deles. Quando tiver a certeza que estão a chocar, substitua-os se tiver ovos disponiveis nessa altura. Caso não tenha, mantenha lá os ovos de plásticos até os sparrow fazerem nova postura.

Esses ovos de agora estão quase de certeza perdidos.

De qualquer forma, espere por outras opiniões pois nunca são de mais :)

Boa Sorte

Vinicius Manhanini

domingo, 07/jun/2009, 05:55

sergiofrpe,

acho que me expressei mal, os dois machos que eu tenho já estão comigo a cerca de 1 mes, e deixei o ninho e material para eles fazerem o ninho.
Além disto, eles ficam o dia inteiro no ninho e dormem também, ou seja já estão ambientados ao local e ao ninho. Estão no ponto de até mesmo ao colocar a mão dentro dos ninhos, eles nem se incomodaren e continuarem a ficar lá parados.
Vou fazer o teste com os ovos verdadeiros mesmo, como os ovos devem estar perdidos mesmo....

Obrigado novmente pela ajuda

Abraços
Vinicius Manhanini
Imagem

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”