Viva.
Como se vai agora iniciar convém não entrar já pelo caminho das mutações e começar com uns casais clássicos. Se realmente pretende fazer criação directa é conveniente arranjar goulds maduros, isto é, de preferência com 2 anos de idade para assim ter mais chances de conseguir que eles criem.
Uma boa maneira de obter bons resultados, sobretudo se pretende a criação directa é meter num mesmo espaço, amplo de preferência, mais machos do que fêmeas para que elas possam escolher o macho. Depois deste processo pode fazer uma de duas coisas:
- pode meter ninhos e deixá-los criar nesse espaço;
- se conseguir detectar com exactidão quais os casais formados, pode então pegar neles e separá-los para módulos de criação em separado.
Deve também proporcionar-lhes uma alimentação rica, com especial atenção ao alimento vivo.
Relativamente às incompatibilidades genéticas, ainda sou apenas um estudioso do assunto. Podia fazer-lhe copy/paste de alguns documentos como alguns teóricos deste forum fazem, mas não o vou fazer.
Se fizer uma pesquisa no google encontrará muita informação a esse respeito. Ou então pode esperar que um criador experiente lhe responda e o esclareça sobre esse assunto. No entanto posso adiantar-lhe que não é conveniente juntar 2 cabeças laranja, bem como a um peito branco deve juntar um peito roxo e não outro peito branco.
Desejo-lhe sorte!
