fdsr990
Registado: sábado, 16/dez/2006, 12:16
Contacto: Sítio web

Como se cria um bengalim?

segunda, 12/fev/2007, 09:35

Vou adquirir um casal de bengalins e não sei muito sobre eles, então gostava que me dissessem como se cria, a medida da gaiola, o preço, enfim essas coisas.

Agradeço respostas :wink:
Cumprimentos
Filipe Rodrigues

www.ondehapsitacideos.blogspot.com

Sérgio Quintaneiro
Registado: terça, 02/jan/2007, 02:28
Contacto: Facebook

segunda, 12/fev/2007, 16:30

Viva.

Em tempos, "criei" bengalins devido a ter tido diamantes de gould.

Posso dizer que são extremamente fáceis de criar e manter. Para um termo de comparação, são tipo coelho, sempre a criar.

Eu costumava criar naqueles viveiros da Orni-Ex (passe a publicidade), usando o viveiro para 2 casais, com separação ao meio

Tem muitas, imensas crias (cheguei a ter posturas de 13 ovos, onde nasceram 10 crias) e de repente, ao inves de um casal temos 40 ou 50 aves :lol: :lol: :lol:

A alimentação, dava-lhe a mistura de exóticos.

A dificuldade é diferenciar macho da femea, pois nao apresentam dimorfismo sexual, conseguindo apenas diferencia-los por um barulho (tipo canto) que o macho apresenta
Um abraço

Sérgio Quintaneiro
STAM 945G
Registo de Criador 15PT0091/B

fdsr990

Obrigado!

segunda, 12/fev/2007, 18:42

Muito obrigado pela ajuda Sérgio :wink:

Estou a pensar em comprar daqui a dois ou três dias um casal de bengalins e só mais tarde, (porque não se pode gastar muito dinheiro), um casal de diamantes de gould
Cumprimentos
Filipe Rodrigues

AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

Bengalins

terça, 13/fev/2007, 21:39

Olá,

Com um casal isolado não deves ter problema.
Um ninho de caixa é preferível, mistura de exóticos (com mais alpista se possivel), água limpa, como material sisal ou coco e já está.
Desde que confirmes um casal deve correr bem.
Já agora, os bengalins em colónia não costumam criar muito bem, por isso é melhor em gaiolas.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

fdsr990

Re: Bengalins

terça, 13/fev/2007, 21:41

Muito obrigado pela ajuda.

Vou criar um casal numa gaiola isolados para criar melhor.
Cumprimentos
Filipe Rodrigues

Gaspar_mrb
Registado: sexta, 20/out/2006, 16:38

quarta, 14/fev/2007, 15:21

Boas...

Seguindo a falar de Bengalins, quais os melhores procedimentos para "utilizar" os Bengalins na criação como amas de outras aves?

É uma "técnica" que vou experimentar brevemente, e assim sendo, já teria algumas ideias de como proceder....

Obrigado e as melhores saudações ornitológicas

Sérgio Quintaneiro

quarta, 14/fev/2007, 15:33

Viva.

Posso relatar a minha experiencia:

Quando criei, deixava os bengalins criarem normalmente, para que quando os goulds terminassem o choco e caso nao alimentassem os filhotes, tivesse bengalins com crias ou quase a ter.

Se não tivessem ovos, colocava-lhes ninhos e ovos artificiais uns dias antes do fim do tempo de choco dos goulds, para eles aninharem e estarem receptivos a receber as crias dos goulds.

Posso dizer que da primeira vez, nem tive tempo para ovos artificiais, foi por logo ninho e crias nos bengalins e eles criaram e vingaram as crias.

Relativamente ao uso de amas, tudo depende dos pais, deviamos primeiro dar uma hipotese aos pais para criarem, recorrendo depois às amas, pois goulds criados pelos pais mais facilmente não necessitarão de amas.

No meu caso, recorria quase exclusivamente a trios de machos, pois assim evitava a fase da postura de ovos
Um abraço

Sérgio Quintaneiro
STAM 945G

Sérgio Quintaneiro

Re: Bengalins

quarta, 14/fev/2007, 15:36

fdsr990 Escreveu:Muito obrigado pela ajuda.

Vou criar um casal numa gaiola isolados para criar melhor.
Filipe

Normalmente com bengalins e goulds, usa-se a proporção 3 casais de bengalins para 1 casal de gould, de modo a evitar surpresas desagradaveis.

Claro que cada um depois faz a sua maneira
Um abraço

Sérgio Quintaneiro
STAM 945G

Gaspar_mrb

quarta, 14/fev/2007, 15:41

Obrigado pelas dicas....

Mas Sr. Sérgio Quintaneiro, usava somemente trios de machos Bengalins e era apenas pôr o ninho com as crias e eles aceitam tao facilmente o ninho?
De facto parece ser mais prático usar apenas machos, que evita, tal como refere, a postura de ovos, mas os machos não brigam pela disputa do ninho? E como vao os machos interessar-se pelo ninho, se não estão motivados pela postura de uma fêmea de bengalins?

Cumprimentos

Sérgio Quintaneiro

quarta, 14/fev/2007, 15:52

Amigo Gaspar
Mas Sr. Sérgio Quintaneiro, usava somemente (...)
Podemos tirar o senhor, somos todos iguais, nem na vida profissional e academica acredito nos titulos, quanto mais aqui, que somos todos "amigos do forum"...

usava somemente trios de machos Bengalins e era apenas pôr o ninho com as crias e eles aceitam tao facilmente o ninho?
Como disse, é a minha experiencia... No meu caso, funcionava sem problemas, até porque os bengalins sao um bicho muito estranho :lol:

E como vao os machos interessar-se pelo ninho, se não estão motivados pela postura de uma fêmea de bengalins?
Costumo dizer, na brincadeira, que os bengalins gostam é de acasalar, independentemente do que estiver na gaiola :lol:
Nunca me deparei com o problema da falta de femeas, para eles aceitarem as crias e criá-las ou inclusive, aceitar um ninho com ovos de plástico e ficarem todos contentes a "chocá-los"

Só que cada caso é um caso...
Um abraço

Sérgio Quintaneiro
STAM 945G

Gaspar_mrb

quarta, 14/fev/2007, 15:56

Muito obrigado pelas dicas...

Cada vez mais me convenço que os bengalins são de facto um bicho mesmo muito estranho.... :lol: :lol: :lol:

As melhores saudações ornitológicas

Sérgio Quintaneiro

quarta, 14/fev/2007, 17:30

Muito obrigado pelas dicas...
Gaspar, este forum serve para isso mesmo, para nos ajudarmos...
Um abraço

Sérgio Quintaneiro
STAM 945G

AvilandiaPT

Bengalins como amas

quarta, 14/fev/2007, 22:59

Gaspar,

O estimulo de choco nos machos não é desencadeado pela postura como nas fêmeas (hormonal), é comportamental. Por isso é mais fácil induzir os machos a chocar mesmo sem postura.
O serem pares ou trios pela minha experiência apenas melhora a alimentação das crias.

A melhor forma quanto a mim é mesmo usar casais e sincronizar o choco dos casais de bengalins com os das outras aves. Ai vai depender da experiência de cada um e do conhecimento das espécies para saber quanto tempo levam a chocar. Isto porque já tive experiências chatas com bengalins levantarem o choco a meio ou depois da troca de ovos, não estarem mesmo a chocar, etc.

Fazia (e faço novamente) o seguinte, coloco ninho no casal que pretendo aproveitar ovos alguns dias mais cedo que nos bengalins. Conforme o casal inicia o ninho coloco ninho nos bengalins (normalmente 2 casais) e vou retirando os ovos que forem colocados pelo casal de exóticos.
Quando os bengalins estão a chocar troco os ovos. Se o segundo casal estiver também a por normalmente junto todos (não gosto de deitar ovos fora mesmo de bengalim).
Quando criam criam, o casal de exóticos fica parado (ou tenta criar directo) até poder repetir o processo com os bengalins. Para teres uma ideia tenho 5 casais de bengalins para 8 casais de exóticos (neste caso degolados).

De qualquer forma de um modo geral é sempre prefirivel não usar bengalins na minha opinião. Para ter a relação mais segura de 1:3 ou mais, acabamos por ocupar 4 gaiolas por cada casal da espécie que queremos criar. Com esse espaço, tendo 4 casais certamente se tirava alguma coisa!!
Além disso, para a maioria das espécies continuo a achar que o desenvolvimento das crias não é o mesmo com bengalins, sobretudo em africanos e estrildideos que é o que mais crio. Dai ter acabado com os bengalins nos ultimos anos. Este ano recoloquei alguns casais (5) mas unicamente para uma determinada linha que quero acelerar.

Acho que a maior utilidade dos bengalins está no conseguir tirar mais ovos/aves de um certo casal de exóticos, caso contrário será melhor tentar criar directo.
Já agora, qual é a espécie que pensas vir a criar com eles?

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Gaspar_mrb

Re: Bengalins como amas

quinta, 15/fev/2007, 15:02

AvilandiaPT Escreveu: Já agora, qual é a espécie que pensas vir a criar com eles?
É para criar Diamantes-Mandarins, para tentar tirar mais crias de dois ou três casais de que tenho mais esperanças de bons resultados.

Cumprimentos

AvilandiaPT

Bengalins

quinta, 15/fev/2007, 22:15

Gaspar,

Bem me parecia!
Experimenta antes com casais de mandarins "normais" para amas, pessoalmente não acho que os mandarins criados por bengalins tenha o mesmo desenvolvimento.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”