ExoticosPT
Registado: quinta, 11/jun/2009, 21:33

Diamantes de gould embolada

sexta, 18/set/2009, 18:41

Boas.

Tenho uma diamante de gould aparentemente doente. O sintoma mais visivel é ela ficar tipo bola. A respiração nem me parece muito irregular, o que me levou a suspeitar que poderia ser um ovo entalado embora eu tenha feito palpação e não tenha sentido nada. Fiz-lhe então já duas vezes o tratamento com zooserine. Da primeira vez ela pôs um ovo no fundo da gaiola e ao fim de uns dias pareceu estar melhor e parei o tratamento ao 6º dia como indica no folheto informativo. Passados uns dias voltou ao mesmo e eu voltei a fazer o meso tratamento, só que desta vez não fez efeito nenhum. Hoje já é o 6º dia e ela está com o mesmo aspecto. No que toca a doenças não tenho grande experiência, de modo que não sei bem que mais fazer.
Se alguém poder dar uma ajudinha, eu agradeço :)

rnsilva
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Contacto: Sítio web

Re: Diamantes de gould embolada

sexta, 18/set/2009, 18:55

Epá o Zooserine é bom mas nem sempre é eficaz pois é um antibiótico de largo espectro. Se o problema for respiratório, o aconselhado é o Bactrim, se for intestinal faça-lhe um FP20-20.

Devem haver por aqui opiniões diferentes, mas estes tratamentos são os que o veterinário me recomenda.
Imagem

ExoticosPT

sexta, 18/set/2009, 19:09

Obrigado.

Vou então aguardar por mais opiniões mas vou ter em consideração os nomes que me deu.

ExoticosPT

sábado, 19/set/2009, 12:51

Tou com uma dúvida relativa a esse bactrim. Isso é medicamento de uso exclusivamente veterinário? Ou é tambem para humanos? Se puder diga-me o laboratório por favor.

Brancolas
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

sábado, 19/set/2009, 23:06

Boa noite,

O ovo estava bem encascado ou era mole? por vezes quando os ovos não encascam bem as femeas apresentam esses sintomas, parecem estar muito mal, depois de por melhoram significativamente e no próximo ovo volta tudo ao mesmo.

já tenho tido algumas femeas que a presentam sempre essa dificuldades na postura e nunca as consegui recuperar, são aves de qualidade inferior ao normal.

Não sei se é o caso, mas fica a informação.

Saudações

roicordas
Registado: segunda, 16/out/2006, 17:03

terça, 22/set/2009, 18:18

Poderá haver a hipotese de a femea querer criar mas está fraca, o esforço para fazer a postura está ser muito para o estado fisico da ave, o ideal é separar a ave e dar-lhe boa comida e papa para fortalecer a ave. Ao administrar medicamentos a uma ave que o problema nao é doença so a enfraquece mais e dá cabo dela...

ExoticosPT

terça, 22/set/2009, 18:38

De todas as fêmeas que tenho esta era a maior e mais robusta. Era sem dúvida a minha melhor ave. Todas as outras estão a pôr e esta ficou assim. Por isso tenho algumas dúvidas relativamente ao que acabou de dizer. De qualquer forma tem estado desde que comecei a preparar a época a comer uma papa fortificada para além da mistura própria para diamantes australianos.

No entanto parei com a medicação há uns dias e reforcei tudo o que ela tinha ao seu dispôr. Tinha já pouca grit e podia até ser esse o problema. Hoje já a achei menos embolada e com melhor aspecto. Vou agora aguardar pelos próximos dias. E apesar do aspecto dela, não enfraquecei muito. Nem tem a quilha muito definida nem nada. Espero que esteja a caminho solução do problema.

vladracul
Registado: domingo, 10/mai/2009, 17:15

terça, 29/set/2009, 22:11

eu em tempos tive um caso parecido mas com um macho que estava sempre embolado , eu dei o zoozerine e nada mas depois com o grit e carvão adicionado pelos vistos os seus intestinos começaram a trabalhar melhor , ele agora costuma a ficar embolado só quando acontece a muda da pena que pelo visto mexe com o seu orgulho HEHE .

AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

quinta, 01/out/2009, 10:56

Olá,

Se a fêmea começou a manifestar problemas na altura da postura, a primeira suspeita seria relacionada com cálcio e não com qualquer doença. Nesse caso os antibióticos não vão ajudar em nada. Se ficou enfraquecida com o o ovo pode levar algum tempo até recuperar dai que esteja uns dias melhor, outros pior, porque não consegue re-equilibrar os níveis de cálcio.
Era sem dúvida a minha melhor ave. Todas as outras estão a pôr e esta ficou assim. Por isso tenho algumas dúvidas relativamente ao que acabou de dizer.
As fêmeas podem manifestar problemas pontuais na postura mesmo estando bem alimentadas e de boa saúde. Nesses casos é comem sobretudo no inicio de época em que os processos de mobilização de cálcio estão "destreinados". Acontece nos dois extremos, aves aparentemente enfraquecidas porem sem problemas e aves aparentemente em excelente forma terem problemas. O grit é útil (quanto a mim sem carvão), embora prefira a concha de choco, mas isso não invalida que se considere suplementação específica de cálcio.
agora costuma a ficar embolado só quando acontece a muda da pena
Um ave em muda é normal estar menos activa, mas não embolada. Convém estar antento para apanhar algum problema que possa aparecer.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”