Avatar do Utilizador
joao_z
***
Mensagens: 209
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Vitaminas na papa ou na agua?

Boas

Gostaria de saber qual a vossa opinião à cerca deste tema, neste momento o número de casais exóticos já me deixa a pensar se não vou investir num sistema automático de fornecimento de água, mas tenho algumas reticencias quanto a isso pois com o sistema de água automático não posso administrar vitaminas na água pois teria de meter no deposito daria para mais que um dia as mesmas vitaminas!

Eu já coloco vitamina E na papa mas nunca experimentei colocar mais nenhum tipo de vitaminas ou suplementos na papa das aves!
Outra questão é haverá problema em misturar mais do que um tipo de suplemento na papa?

Cumps
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: Vitaminas na papa ou na agua?

Boa tarde se isto ajuda ,aqui vai ;
As vitaminas na água ,as aves têm que amanhecer sem água e estar sensivélmente sem ela 2 horas e depois a vitamina na água e deixo ficar até duas horas antes de entardecer ,á qual coloco água limpa uma hora pra limpeza e retiro novamente até de manhã retornando ao ciclo,só assim as aves conseguem maior assimilação da mesma .
Vitamina na água o dia inteiro ou dois no meu analizar é um erro que se pode tornar grave ,as vitaminas a mais também não é bom .
Os antigos(alguns) injectavam a vitamina na fruta (maçã )e nos legumes com uma seringa (no talo),aí não dá falhas
Não pode ter água de banho nos dias de vitamina ,pois vão beber essa água e logo se dissipa a vitamina no organismo das aves ou é mais lenta a assimilação da mesma .Esta é uma das causas que muito criador diz que a vitamina na água é menos eficiente ,não concordo ,mas isso não critico ,cada um tem os seus metodos no que toca a vitaminar na altura certa,eu posso dizer que o meu método (acima descrito ) tem sido porreiro ,pois as fezes secas e brancas mostram saúde das aves .
Falando num sistema automático pouco posso dizer,desconhecendo sistemas ,mas pelo que tenho pesquisado é muito útil pra quem possui várias aves e nos problemas em ir de férias ou ausentar-se por qualquer motivo .
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
bruno silva
***
Mensagens: 166
Registado: segunda, 28/set/2009, 15:58
Contacto: Sítio web

Re: Vitaminas na papa ou na agua?

boas,eu meto na agua,pq na papa alguns passaros nao comem.Depois varia do tratamento,mas em normal as indicaçoes e que dura 24h,se tivermos o cuidado de a renovar no prazo,acho que correra tudo bem
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: Vitaminas na papa ou na agua?

Isto cada um dá como melhor entende ,e nada a criticar ,mas é ouvindo o que cada um transmite que chegaremos a bom senso atingindo assim outro patamar de qualidade
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
Matrix
***
Mensagens: 70
Registado: sábado, 12/jun/2010, 16:22

Re: Vitaminas na papa ou na agua?

Ó Devil não leves a mal mas a tua ultima intervenção nada tem a ver com a penultima quando dizes que cada um da como quer ,mas ouvindo e lendo se sobe para o patamar superior , para que complicar as coisas?? falas em tirar a agua duas horas etc , isso só se faz quando o produto a administrar tem mau paladar e as aves evitam beber preferindo ter sede em vez de beber , mas nas vitaminas ????por fim achas que alguem quer chegar a esse patamar ??refiro-me naturalmenre aos patamar da idiotice nota não é nada +essoal nem te conheço , mas é suposto quem ensina deve saber alguma coisa agora vir aqui com teorias ??? só se é para baralhar
Cardelino
Mensagens: 10
Registado: sábado, 05/jun/2010, 21:32

Re: Vitaminas na papa ou na agua?

Matrix Escreveu:Ó Devil não leves a mal mas a tua ultima intervenção nada tem a ver com a penultima quando dizes que cada um da como quer ,mas ouvindo e lendo se sobe para o patamar superior , para que complicar as coisas?? falas em tirar a agua duas horas etc , isso só se faz quando o produto a administrar tem mau paladar e as aves evitam beber preferindo ter sede em vez de beber , mas nas vitaminas ????por fim achas que alguem quer chegar a esse patamar ??refiro-me naturalmenre aos patamar da idiotice nota não é nada +essoal nem te conheço , mas é suposto quem ensina deve saber alguma coisa agora vir aqui com teorias ??? só se é para baralhar
Senhor Matrix:
Não entendo o porquê de tanta agressividade para cima de quem só quis ajudar de uma forma educada!
Ele não ofendeu ninguem e foi extremamente educado.

Concordo com o post do Devil , eu faço praticamente como ele , a unica diferença é que não deixo as aves duas horas sem beber de manhã pois não é necessario; eu ponho a agua de manhã e aves vão logo beber.

Quanto ao que o Matrix diz: "isso só se faz quando o produto a administrar tem mau paladar e as aves evitam beber preferindo ter sede em vez de beber , mas nas vitaminas"-está completamente errado e denota falta de conhecimentos pois isto faz se porque a luz destroi as vitaminas e o que se pretende é que as aves bebam a agua o mais rapidamente possivel para assim absorver o máximo.

Ò ZÈ GANHA JUIZO PÀ
roicordas
***
Mensagens: 163
Registado: segunda, 16/out/2006, 17:03
Localização: Águeda / Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Vitaminas na papa ou na agua?

Como tenho bebedouros automaticos, dou as vitaminas na papa, pois ate adulteram-se menos e comem tudo não havendo desperdicio, aos outros com bebedouros normais dou na agua mas ha maior desperdicio pois nunca bebem tudo e tem de se trocar a agua no outro dia...
bruno silva
***
Mensagens: 166
Registado: segunda, 28/set/2009, 15:58
Contacto: Sítio web

Re: Vitaminas na papa ou na agua?

roicordas Escreveu:Como tenho bebedouros automaticos, dou as vitaminas na papa, pois ate adulteram-se menos e comem tudo não havendo desperdicio, aos outros com bebedouros normais dou na agua mas ha maior desperdicio pois nunca bebem tudo e tem de se trocar a agua no outro dia...
Citando o ricardo que pelo que vi,ja anda a mais tempo nisto que eu,queria lhe fazer uma pergunta.No meu caso,tricolores e papagaios vai tudo a papa pelo que poderia lhes dar,mas 60% dos meus gould e estrelas,nao lhe tocam,o que me obriga a dar tudo a na agua e e uma trabalheira dos diabos.Ja exprimentei algumas variadades de papas,e nao lhe tocam por nada.Deverei continuar a exprimentar mais papas,ou e mesmo do passaro?
Pedro D.
***
Mensagens: 119
Registado: segunda, 03/nov/2008, 02:25

Re: Vitaminas na papa ou na agua?

DEVIDO A PULHAS QUE ATENTAM CONTRA O MEU BOM NOME APAGO TUDO DESTE TÓPICO.
Última edição por Pedro D. em terça, 03/ago/2010, 12:25, editado 1 vez no total.
bruno silva
***
Mensagens: 166
Registado: segunda, 28/set/2009, 15:58
Contacto: Sítio web

Re: Vitaminas na papa ou na agua?

Olhos do Lince
para ja, nao gostva nada de te ver perto dos meus passaros,sendo lince ia ninhos e tudo :D
bruno silva
***
Mensagens: 166
Registado: segunda, 28/set/2009, 15:58
Contacto: Sítio web

Re: Vitaminas na papa ou na agua?

agora respondendo aos teus prodecimentos se tens tempo acho que trabalhas bem,mas para quem nao e professional,e nao tem tanto tempo,pode-se fazer mais facilmente
Pedro D.
***
Mensagens: 119
Registado: segunda, 03/nov/2008, 02:25

Re: Vitaminas na papa ou na agua?

DEVIDO A PULHAS QUE ATENTAM CONTRA O MEU BOM NOME APAGO TUDO DESTE TÓPICO.
Última edição por Pedro D. em terça, 03/ago/2010, 12:26, editado 1 vez no total.
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: Vitaminas na papa ou na agua?

Matrix Escreveu:Ó Devil não leves a mal mas a tua ultima intervenção nada tem a ver com a penultima quando dizes que cada um da como quer ,mas ouvindo e lendo se sobe para o patamar superior , para que complicar as coisas?? falas em tirar a agua duas horas etc , isso só se faz quando o produto a administrar tem mau paladar e as aves evitam beber preferindo ter sede em vez de beber , mas nas vitaminas ????por fim achas que alguem quer chegar a esse patamar ??refiro-me naturalmenre aos patamar da idiotice nota não é nada +essoal nem te conheço , mas é suposto quem ensina deve saber alguma coisa agora vir aqui com teorias ??? só se é para baralhar

Sr Matrix eu não sou nenhum professor ,apenas os foruns é partilha de informação ,pra si não é .Não gosto de polémicas ,mas :roll:
Não me lembro de o conhecer pra me tratar por "tú" a boa educação cabe em todo o lado,pra que também não fique na idiotice ,lendo os seus post vejo que só intervem prá maldade e sempre do contra .
Se o sr sabe tudo e muito mais ,em vez de mandar aí postas de pescada ,ajude ou explique o seu método ,eu apenas frizei como faço e vou continuar a fazê-lo ,ofendi alguém ?!?,as minhas aves tão bem e portanto num plano vitamínico bom não se mexe ,eu acho bom
Não baralha nada ,é é muito fácil de aplicar ,pra mim é ,agora não critico que tem outra forma de fazer eo sr sabe mais !! ,então explique com educação e maturidade ,em vez de estar sempre a criticar outros .
Siga o exemplo e a mensagem do grande actor António Feio
Última edição por Devil em domingo, 01/ago/2010, 21:29, editado 1 vez no total.
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: Vitaminas na papa ou na agua?

Olhos do Lince Escreveu:Boa tarde!

Mais um tópico com um tema quente como o Verão!!! VOU FALAR DA MINHA EXPERIÊNCIA E DOS MEUS PROCEDIMENTOS NADA MAIS! Portanto não vale a pena se passarem se não concordarem.

Este sistema que utilizo tem neste momento 15 anos de uso. Ou seja a base de tudo o que faço não teve praticamente alterações desde esse tempo porque me tenho sentido satisfeito com os resultados que tem dado com as minhas aves (falo das minhas outros que falem das deles). Eu dou vitaminas, mas tento da-las o menos possivel! Isto porque sou da opinião que os excessos são tão nefastos como as carencias, opinião essa que também é seguida por todos os que se ocupam da nutrição tanto humana como animal. Eu dou sim uma alimentação o mais variada e rica possivel! Como tenho a possibilidade de o fazer dou quase tudo, quase todos os dias, mas isto sou eu que posso e tenho a disponibilidade para o fazer. Não deixo as minhas aves 1 hora que seja sem beber. Porque na minha opinião essa técnica é nefasta (acrescento que é na minha opinião pessoal)! Água nunca deve faltar e o mais limpa possivel! As únicas aves em que misturo vitaminas à papa são aos psitacideos, nada mais! Isto porque estes são extremamente complicados com as águas aditivadas com o que quer que seja! Ou seja tudo o que lhes quero dar vai na comida. O resto tomam-las quase sempre pela bebida. Só o faço no máximo, em aves saudáveis, 4 vezes por mês! NO MÁXIMO!!!! Ao acordar todas as minhas aves, excepto as que estejam já com crias, acordam só com papas, germinados, fruta e legumes, tudo misturado e verduras para comerem também em separado. Só após 2 horas é que chega o granulado. Às 13horas de todos os dias os restos de verduras, germinado, fruta e legumes vão fora e não tornam a ser disponibilizados a não ser para insectivoros e ou frugivoros, ou aves com crias! Alternadamente, dia sim dia não, os que se alimentam de misturas de sementes, recebem-nas 2 horas após terem recibido também o granulado. Primeiro porque não quero que as aves percam o hábito de comer sementes e porque também sou apologista de que se são granivoros ao menos dia sim dia não devem ter este alimento e não só o granulado por melhor que este seja! Todas as aves têm blocos de cálcio, ossos de choco e grit à disposição, sempre! Dou o máximo de variedade de verduras todos os dias, pelo menos 3! Dou o máximo de variedade de legumes e fruta todos os dias, em que a maçã e a cenoura são a base e depois junto pelo menos mais uma fruta e uma verdura. Na mistura que faço com germinado, fruta, legumes e papa, à sempre uma variação da quantidade de papa, segundo a espécie e a altura em que esta se encontra. Mas esta é dada sempre em condições normais, só em casos muito especiais é que opto por outros tipos de alimentação e pela supressão de algum ou vários elementos da alimentação, mas torno a sublinhar que só mesmo em casos muito especiais que o faço, normalmente casos de doença. Se não é isto sempre. Quantidades pequenas de tudo por forma a que nunca sobre ou pelo menos as percas sejam minimas. Sou também anti comedouros à descrição isso é quanto a mim um terrivel erro! Ou seja as minhas comem tudo e é muito pouco o que se perde. Jogo também nas alturas fora da criação, das mudas e ou convalescenças com momentos de 2 a 3 horas de 3 em 3 dias de fome, em que nada têm para comer a não ser àgua e nada mais! Isto porque na natureza isso também acontece com frequência ou seja as minhas de 3 em 3 dias ficam a meio do dia com um intervalo entre refeições mais espaçado! Ora a verdade é que as tenho sempre em grande vigor e não esquecer que eu dou-lhes espaço, muito espaço para poderem e serem obrigadas a voar sempre e muito. Além disso estimulo-as escondendo a comida em comedouros próprios que eu mesmo fabrico e que obrigam-las assim a terem que procurar pela comida e se esforçarem para consegui-la. Isto evita-me picagens entre elas, tenho-las mais entretidas e sempre mais vivazes e cheias de vitalidade! Portanto tudo isto que eu faço é realmente um pouco complicado mas comigo resulta à vários anos e sei que não é o ideal para todos. Mas eu como posso, como me dá excelentes resultados, como tenho pouquissimas baixas e consigo animais sempre de bons tamanhos e em média de razoável qualidade, não desisti ainda desta maneira de alimentar.

Espero ter ajudado um pouco com este meu testemunho.

Cumprimentos,
Pedro
Bom método ,obrigado pela partilha
:wink:
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
hawkeye
Mensagens: 8
Registado: quinta, 10/jun/2010, 16:09

Re: Vitaminas na papa ou na agua?

Olá
Anexos
Z%20TR~1.JPG
Z%20TR~1.JPG (15.02 KiB) Visto 4280 vezes

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”