Agostinho Moura
Registado: domingo, 18/nov/2007, 09:45

Borboletas nas sementes

quarta, 19/out/2011, 00:42

Boas a todos.
Já á algum tempo que tenho um problema que por muito que faça ele continua.
Trata-se do aparecimento de borboletas que parecem nascer na mistura de sementes.
Já fiz uma previa limpeza ás sementes e nada, tenho posto fitas com cola penduradas e vão apanhando muitas borboletas mas eu acho que tenho de mudar de fornecedor e de marca de sementes.
Será que existem outros criadores com este problema e como estão a fazer para o minimizar?
Agradeço a ajuda.

loik
Registado: terça, 08/jan/2008, 16:26

Re: Borboletas nas sementes

quarta, 19/out/2011, 11:59

normalmente isso advem ou de sementes ja muito antigas,atençao aos prazos, ou entao alguma infestação que o seu fornecedor tenha la no armazem...
cump
Fábio Lopes
http://www.aveslopes.webnode.com
Stam K-248
Associação Canaricultores Vila do Conde - Sócio nº 132
Registo Criador ICNB 11PT0139/B

pfcarquejo
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40

quarta, 19/out/2011, 16:34

Boa tarde,
Quando compra as sementes coloca-as em algum recipiente ou mantém-nas nos sacos. É que se for o primeiro caso, pode esse recipiente ter lá os ovos ou mesmo algumas larvas e vai sempre contaminando as sementes novas. Se as mantém nos sacos, também pode dar-se o caso de ter já a divisão muito contaminada com as borboletas e elas colocam ovos nos sacos com as sementes novas. Se não for nenhum destes casos, então mude de fornecedor, porque é daí que está a vir a contaminação.

alfaiate
Registado: sexta, 18/dez/2009, 22:13

quarta, 19/out/2011, 17:49

Pode sempre comprar comprimidos para a traça que acabam-se as borboletas.

Manuel M.
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15

quarta, 19/out/2011, 23:16

Boas.

Normalmente as borboletas são formadas por um pequeno lagarto que por vezes vem dentro das sementes que se compra avulso ,esse pequenino lagarto encontrasse dentro da aveia descascada , eu no seu lugar utilizava um balde com uma tampa e uns pequenos foros para as misturas respirar e metia umas folhas de loureiro que é como eu faço .

Desde que utilizo o loureiro nunca mais tive esse problema .
Imagem
Cump.
Manuel Marinho.
http://ocantinhodosmeuspassaros.skyrock.com/ CLIQUEM

Agostinho Moura
Registado: domingo, 18/nov/2007, 09:45

quinta, 20/out/2011, 00:39

Boas a todos.

Agradeço imenso todas as respostas.

Sempre que compro sementes, normalmente em sacos de 5kg, passo-as para garrafões de água previamente lavados e secos, onde considero que as sementes ficam mais protegidos, depois á medida que as vou gastando passo uma quantidade pequena para um balde, desses que se compra com gritt e é nesse balde que eu começo a notar grupos de sementes juntas entre si com uma espécie de teia e com um casulo no meio desse grupo de sementes, de onde sairá uma pequena lagarta que se transforma em borboleta.

Ainda hoje á noite estive a limpar todos os comedouros automaticos e estavam cheios desses grupos de sementes que podem dar origem a não deixar a comida deslizar até ao fundo onde as aves as comem.

Não sei se o problema está nas sementes que compro, porque hoje estive a ver com atenção as sementes que estavam ainda no garrafão e estavam nas devidas condições normais.

No Nacional que se realizou na Exponor e que eu visitei, dei uma volta pelos stands de marcas de comida para aves e num stand encontrei numa taça de sementes exposta como amostra, esses grupos de sementes com a lagarta de borboleta, questionei o vendedor e rapidamente retirou aquela taça dali para fora e não me deu resposta nenhuma.

Dai eu ter bastantes duvidas da forma como as sementes são tratadas e a sua qualidade higiénica.

Vou experimentar o loureiro e ver se dá algum resultado, espero que sim.

Cumprimentos e boas criações.

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”