Rui Peixoto
Registado: domingo, 11/nov/2012, 13:33

Mandarins - crias morrem após nascerem

sexta, 30/nov/2012, 11:25

Boas malta,

Tenho um casal de Mandarins que quando nasceram os filhotes depareime com eles mortos no fundo da gaiola, alguma explicação pra isso?

Cumprimentos,
Rui Peixoto

Rui Peixoto

Re: Mandarins Mortos

sexta, 30/nov/2012, 15:35

Será k errei em alguma coisa?

hugoharz
Registado: terça, 27/nov/2012, 14:17

Re: Mandarins Mortos

sexta, 30/nov/2012, 18:57

Boas.
Já me aconteceu o mesmo mais é difícil de ajudar porque existe muitos motivos para tal:

Essa fêmea deve ser muito jovem.
Pode ser que a fêmea esteja já para por uma outra postura.
Pode ser pela fêmea já ter feito muitas posturas.
As crias poderiam ter alguma deficiência e a fêmea tivesse matado-as.
Poderiam ter morrido derivado ao frio e a fêmea tivesse dei-talas fora do ninho.
Se tem mais de um casal na gaiola pode ser outra fêmea ou macho que as matassem.
Ou a fêmea enjeitou o ninho por ter stressado por alguém impaciente tava sempre a ver as crias.

Soluções para estes problemas:

Os mandarins atingem a maturidade sexual aos 3 ou 4 meses mas só devem criar a partir dos 9 meses. cuidados com a consanguinidade, ter cuidado para não ter mais do que 3 posturas por ano para as fêmeas não ficarem exaustas, ter o dobro de ninhos em relação aos casais na gaiola. ter sorte que a fêmea crie bem e ter paciência para não tar sempre a ver as crias porque é stress pra fêmea.

Espero ter-te ajudado.
Cumprimentos. Vitor Hugo

Rui Peixoto

Re: Mandarins - crias morrem após nascerem

segunda, 03/dez/2012, 22:40

O título deste tópico esta incorrecto, não foi o casal que morreu mas sim as crias.
Poderá ter ajudado acontecer isso, por eu ter mexido no ninho para ver se as crias tinham nascido, é que fiz isso uma vez e ja tinham nascido as cria depois disso aconteceu o sucedido. Poderá ter sido disso?

hugoharz
Registado: terça, 27/nov/2012, 14:17

Re: Mandarins - crias morrem após nascerem

segunda, 03/dez/2012, 23:09

Eu bem tinha reparado que o titulo deveria estar incorrecto. não era normal os pais morrem após o nascimento.

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”