Boa tarde,
Para criar goulds não basta experimentar deixar o casal tentar criar durante um ano e como não dá resultado é porque os goulds não prestam como pais. Depende de vários fatores como a idade das aves, alojamento, tipo de alimentação e se o casal se aceita mutuamente.
crazyboy Escreveu:Estamos a falar de diamantes de gould e é uma ave com um comportamento um pouco excessional, difícil é o casal que cria as suas próprias crias.
Todas as aves têm um comportamento excepcional, pois não há 2 espécies com o mesmo comportamento, além disso discordo com a afirmação que "difícil é o casal que cria as suas próprias crias", pois se lhes dermos condições para eles criarem, difícil é o casal que não cria os filhos.
crazyboy Escreveu:Eu aconselho a criação de goulds com recurso a amas, conheço muitos campeões de goulds e todos eles usam amas, eu prorprio era para tentar a criação directa este ano, mas fui aconselhado por um campeao a nao o fazer, a usar amas.
Há muitos "campeões" que tiram alguns prémios sem perceberem patavina disto, mas também há criadores sérios e que têm bons resultados em exposições e que criam com amas, mas de certeza que o fazem por uma razão específica que não seja porque os goulds sejam maus pais, pois os goulds não são maus pais, o que é complicado (embora não seja assim
tão complicado ...) é acertar no conjunto de fatores que permite ter um casal a criar os próprios filhos.
Na minha opinião, se é para ter um ou dois casais de goulds apenas por ter, não faz sentido ter amas para eles, utiliza-se o espaço que ia ser para os vários casais de amas para colocar os goulds em gaiolas espaçosas e vão ver que é bem mais gratificante ter goulds criados pelos próprios pais do que pelas amas, pois assim aprende-se mais com as aves, poupa-se dinheiro em alimentação (2 casais de goulds comem muito menos que 2 casais de goulds + 4 ou mais casais de amas), tem-se menos trabalho na limpeza e nas tarefas diárias (mudar água, mudar comer etc) ... E para quem tem mais casais de goulds ou outras espécies, a meu ver, é mesma coisa mas numa escala maior.