leocomby
Registado: quinta, 07/fev/2013, 16:28

Mandarim - Problema com as penas

sexta, 08/mar/2013, 15:11

Olá,

Tenho um casal de mandarim com 7 crias no ninho. Está correndo tudo bem, sem problema nenhum com as crias. Hoje pela manhã notei que o macho esta bicando a fêmea e arrancando algumas penas dela. Fui olhar mais de perto e ele tirou todas as penas dela embaixo do rabo e entre as pernas. Gostaria de saber o que pode ser isso?

Obrigado desde já

Flavio Silva
Registado: sábado, 26/jan/2013, 17:50

Re: Mandarim - Problema com as penas

sexta, 08/mar/2013, 15:32

pode ser falta de calçio
da-lhes osso de choco ou blocos de calçio

pedroportugal
Registado: domingo, 30/mar/2008, 12:05

sexta, 08/mar/2013, 17:56

leocomby Escreveu:Olá,

Tenho um casal de mandarim com 7 crias no ninho. Está correndo tudo bem, sem problema nenhum com as crias. Hoje pela manhã notei que o macho esta bicando a fêmea e arrancando algumas penas dela. Fui olhar mais de perto e ele tirou todas as penas dela embaixo do rabo e entre as pernas. Gostaria de saber o que pode ser isso?

Obrigado desde já
HEHE vim aqui mesmo a procura do mesmo, a mim aconteceu o mesmo anda a depenar a femea toda o gajo, quer ve-le sem roupa!! hehe nao sabia que isso tinha a ver com calcio! mas tudo bem se assim e vou por la choco. obg.
Abraço

joao_z
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47
Contacto: Sítio web

quarta, 20/mar/2013, 22:30

Não tem a haver com falta de cálcio pois o meus tem sempre osso de choco e calcio na papa e não é por isso que deixam as femeas em paz!

Tenho alguns machos que andam sempre as turas com as femeas e a depenalas principalmente quando estas tem crias ou ovos e saem do ninho só os vejo quietos quando elas voltam para o ninho
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/

pedroportugal
Registado: domingo, 30/mar/2008, 12:05

quarta, 20/mar/2013, 23:38

da para tirar o macho e deixar as femeas criar sozinhas ou nao?

obrigado
Abraço

joao1961
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

quinta, 21/mar/2013, 14:00

Poe mais femeas o que os machos querem e que elas fiquem livres para para novo acasalamento as vezes ate matam os filhos , ja tive esse caso então punha mais femeas ,mas em viveiro comunitario claro

joao1961
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

quinta, 21/mar/2013, 14:03

Ah e claro que este caso nada tem a ver com calcio, conheço imensos casos de aves sejam elas quais forem a criar sem nunca terem calcio a desposição a não ser o que conseguem absorver das sementes ou verduras , mas claro que ressalvo que todas as aves logo que cativas temos o dever e devemos proporcionar lhes tudo para não haver carencia de nenhum tipo

joao_z
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47
Contacto: Sítio web

quinta, 21/mar/2013, 15:11

Não convém retirar o macho pois dão mais comida do que as fêmeas e fora do ninho até são eles que alimentam!
Convém proporcionar uma boa alimentação às aves, mas o arrancar penas nada tem a haver com o cálcio embora possam ter carência dele na alimentação.
Um sinal evidente de falta de cálcio é quando comem os próprios ovos.
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/

avescruz
Registado: sábado, 02/mar/2013, 19:19

quinta, 21/mar/2013, 22:03

boas, já crio mandarins há muitos anos, e nunca poderá tirar o macho, pois dificilmente as crias sobreviverão sem ele, pois é quase sempre ele que as alimenta principalmente quando saem do ninho,mas não quer dizer que isso aconteça sempre, poderá haver exceções. quanto a tirar as penas à fêmea já vi duas situações diferentes, uma delas é quando os machos querem voltar a acasalar, fazendo isso até muitas vezes às próprias crias, outra das situações pode ser ele arrancar as penas à fêmea para leva-las para o ninho, pois servem de aquecimento ás crias, pode acontecer se não tiver ao dispor das aves, aquelas linhas próprias para eles fazerem o ninho

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”