Vinicius Manhanini
***
Mensagens: 97
Registado: segunda, 09/mar/2009, 20:22
Localização: Rosário da Limeira-MG-BRASIL
Contacto: Sítio web

Filhote Calopsita com Pernas Abertas

Olá Pessoal,

Tenho dois casais de Calopsitas, sendo que eles começaram a se reproduzir agora em setembro. Um casal botou 4 ovos só que minha curiosidade quebrou 2 :oops: , fui ver o ninho e a fêmea se assustou e acabou trincando dois ovos. Bom, de qualquer forma dois nasceram, dia 13/09 e 15/09, sendo que o notei uma grande diferença no tamanho dos dois. A fêmea está tratando dos dois normalmente, mas um está bem maior.

Contudo minha dúvida está nas pernas do menor, elas estão totalmente abertas, está muito esquisito, talvez ele ao se levantar para pedir comida acabe forçando muito.... Mas o que quero saber é se tem como "arrumar" as pernas dele, ou se elas vão ficar normais sem que eu faça nada, ou se não tem mais jeito, ou o que eu posso fazer para evitar isso nas proximas ninhadas.

Aqui ficam as fotos:

Imagem

e
Imagem


Aproveito também para perguntar sobre as possibilidades genéticas destes dois cruzamentos abaixo, que são os meus dois casais.

Fêmea cinza silvestre X Macho Arlequim Canela
Fêmea Perola X Macho Lutino

Obrigado pelas respostas que virão.

Abraços
Vinicius Manhanini
Imagem
Pekeka
Mensagens: 13
Registado: sábado, 15/ago/2009, 23:25

Re: Filhote Calopsita com Pernas Abertas

Boas

Tb já tive uma cria de periquito assim! Ela morreu! Não conseguia por -se de pé por isso morreu mas n sei se é esse o seu caso! Aqui os profissionais vao ajuda-lo melhor
João Samuel
*****
Mensagens: 860
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03
Localização: Estarreja
Contacto: Sítio web

Re: Filhote Calopsita com Pernas Abertas

esse problema pode ser resolvido pondo material no ninho... esse problema é por causa deles não terem a cavidade concava por baixo deles... por isso o que deve fazer para as proximas ninhadas é por material...
quanto aos cruzamentos pode fazê-los no gencalc. Se não conseguir diga que ponho aqui os resultados...

quanto à cria, agora já é muito dificil por as patas no sitio... há quem coloque as patas numa esponja, etc, etc, mas normalmente nao muda muito... conheço pessoas que têm aves assim e vivem bem e outros que as têm durante pouco tempo (acabam por morrer), por isso desejo-lhe sorte.
cumprs e espero ter ajudado.
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)
Rui
***
Mensagens: 61
Registado: quinta, 01/fev/2007, 21:01
Localização: Trofa

Re: Filhote Calopsita com Pernas Abertas

O colocar as patas numa esponja resulta se for feito a atempadamente, numa tira de esponja fazer dois orifícios, encaixar as patas lá de modo a que fiquem numa posição normal, deixar assim uns 10 dias.
Vinicius Manhanini
***
Mensagens: 97
Registado: segunda, 09/mar/2009, 20:22
Localização: Rosário da Limeira-MG-BRASIL
Contacto: Sítio web

Re: Filhote Calopsita com Pernas Abertas

João Samuel,

O ninho até tem uma cavidade, mas ela é bem pequena e nem é tão funda.
Quanto ao material, eu cheguei a colocar, mas a fêmea tirou tudo.
Eu não percebo nada da GenCalc, até tentei usar mas não consegui.
Estou fazendo de tudo para salva-lo, o que me resta é esperar e torcer.



Rui,

Vou tentar a esponja, mas ele tá tão pequeno que não sei se vou conseguir, contudo eu coloquei um arame encapado, destes de fechar sacolas de pão, biscoitos... Não está machucando e está deixando as pernas no local. Estou no trabalho agora, por isso mais a noite irei tirar uma foto e mostrar.

Muito obrigado a todos pelas ajudas.

Abraços
Vinicius Manhanini
Imagem
Rui
***
Mensagens: 61
Registado: quinta, 01/fev/2007, 21:01
Localização: Trofa

Re: Filhote Calopsita com Pernas Abertas

Tenta por mais ou menos como aparece nesta imagem: http://www.subirimagenes.com/otros-copi ... 12170.html
jfaustino
***
Mensagens: 104
Registado: sábado, 18/nov/2006, 19:36
Localização: Stª Iria de Azoia

Re: Filhote Calopsita com Pernas Abertas

Já tive alguns casos assim e acabaram sempre por morrer pisados pelos pais e pelos irmãos que vão crescendo e essa ave vai evoluir muito lentamente e pode até ser o filho mais velho no ninho mas os irmãos depressa o vão passar a nível de crescimento.

A única possibilidade será unires as patas como já outros criadores referiram e criares a ave á mão.

Boa sorte!

Cps
José Faustino
Vinicius Manhanini
***
Mensagens: 97
Registado: segunda, 09/mar/2009, 20:22
Localização: Rosário da Limeira-MG-BRASIL
Contacto: Sítio web

Re: Filhote Calopsita com Pernas Abertas

Não consegui colocar a espuma, talvez por que ele está com os pés muito pequenos.
Aqui fica a foto do arame que coloquei, vale lembrar que não está machucando, apertando ou cortando ele ok, apenas não deixa as pernas soltas.

Imagem


Aqui tem duas fotos dele sem a proteção, eu tirei pra aumentar a largura e percebi que ele melhorou e muito, já consegue se equilibrar.

Imagem
e
Imagem

Eu to tratando ele não mão, e com certeza ele está muiiiiiiiiito atrasado no desenvolvimento, será que ele vai conseguir se desenvolver e ficar em um tamanho proximo ao normal, ou se ele sobreviver vai ficar muito pequeno?

Abraços a todos
Vinicius
Imagem
João Samuel
*****
Mensagens: 860
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03
Localização: Estarreja
Contacto: Sítio web

Re: Filhote Calopsita com Pernas Abertas

já se notam melhorias... penso que se safar vai ficar "normal"...
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Filhote Calopsita com Pernas Abertas

Boas

Para evitar que se repita o problema tens que garantir que a camada de material no fundo do ninho é mais espessa, ou no caso de usares ninhos de concavidade como estas a usas tens que te certificar que a superfície fora desta não é escorregadia, pela foto parece que o material de que o fundo é feito é completamente liso.
Pedro Ramalho
Vinicius Manhanini
***
Mensagens: 97
Registado: segunda, 09/mar/2009, 20:22
Localização: Rosário da Limeira-MG-BRASIL
Contacto: Sítio web

Re: Filhote Calopsita com Pernas Abertas

Pedro,

Vou melhorar o fundo, estes foram os unicos ninhos que encontrei e estão me dando muitos problemas...
Vou tentar fazer ranhuras no fundo para evitar, pois eu coloco material no ninho e a fêmea vai e tira tudo...

Você acha que convém colocar algo colado no fundo, como um pano mais grosseiro, como se fosse um carpete?

Abraços
Vinicius Manhanini
Imagem
João Samuel
*****
Mensagens: 860
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03
Localização: Estarreja
Contacto: Sítio web

Re: Filhote Calopsita com Pernas Abertas

não... isso iria ser o sitio ideal para a criação de piolhos... tenta por material!
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)
Vinicius Manhanini
***
Mensagens: 97
Registado: segunda, 09/mar/2009, 20:22
Localização: Rosário da Limeira-MG-BRASIL
Contacto: Sítio web

Re: Filhote Calopsita com Pernas Abertas

ok, vou continuar pondo, a fêmea deverá acostumar-se com o tempo.
Tambem vou fazer algumas ranhuras na madeira, realmente ela é muito lisa nos lados.
Imagem
Avatar do Utilizador
mcamedjay
****
Mensagens: 408
Registado: sexta, 20/jun/2008, 14:18
Localização: Tarouca
Contacto: Sítio web

Re: Filhote Calopsita com Pernas Abertas

Boas, pois isso parece ser um caso de splayed legs, a correcção é isso mesmo o que tu tentas-te fazer, junatr as duas patas, quanto mais cedo for melhor, mais hipóteses terás de sucesso, senão quanto mais tarde for, só com cirurgia e ainda assim...
No fundo do ninho tenta por algum fundo, nem que seja casca de alguma árvora e depois desfaçasnem que fiquem pedaços mais grossos, elas depois tratam de arranjar o ninho antes de colocar os ovos, eu por cá tenho usado ultimamente eucalipto desfeito, não sei se por aí haverá alguma facilidade de arranjar, mas com certeza deve haver outras plantas alternativas.
Boa sorte
Cumprimentos
________________________________________
Márcio Cardoso Almeida
Médico Veterinário
Especializado em medicina aviária
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220
Vinicius Manhanini
***
Mensagens: 97
Registado: segunda, 09/mar/2009, 20:22
Localização: Rosário da Limeira-MG-BRASIL
Contacto: Sítio web

Re: Filhote Calopsita com Pernas Abertas

mcamedjay,

Por aqui tem muitos eucaliptos, então fica fácil arranjar.
Você coloca um pedaço grande da casca dentro do ninho? Amanha mesmo posso conseguir o eucalipto e vou tentar.
É minha primeira cria de calopsita e não comecei muito bem, tenho dois casais, esse botou 4 ovos e nasceram dois filhotes, os outros dois quebraram. Já o outro casal está botando também pela primeira vez, foram 3 ovos até hj e um também quebrou...
Mas as coisas vão melhorar, creio que os ovos quebrados sejam por inesperiência delas em chocar(tomara que seja...)

Abraços
Vinicius Manhanini
Imagem

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”