Avatar do Utilizador
lciriaco
****
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Crias 2011 do Luís Ciríaco

Boas,

Com este novo tópico pretendo mais uma vez divulgar o periquito de exposição ou inglês e assim tentar fazer com que cada vez mais gente se interesse por estas belas aves. :wink:

Neste novo tema vou subir fotos de todas as minhas crias 2011, tanto as melhores como as piores. Neste momento tenho 2 ninhos com crias de periquitos ingleses, 9 no total e um ainda por nascer, todos irmãos do mesmo pai e mãe. Noutro ninho tenho mais 4 ovos fecundados de outro casal.

Á medida que cada cria tenha a plumagem completa tiro umas fotos e subo-as ao fórum.

Aqui ficam umas fotos dos 2 primeiros, um arlequim dominante verde cinzento com 33 dias e um normal verde cinzento com 31 dias. Para mim o arlequim é muito melhor, é uma pena que seja pouco marcado e que não tenha todos os spots...

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
Anexos
crias 2011 013.jpg
crias 2011 013.jpg (53.74 KiB) Visto 5200 vezes
crias 2011 011.jpg
crias 2011 011.jpg (47.63 KiB) Visto 5200 vezes
crias 2011 017.jpg
crias 2011 017.jpg (62.95 KiB) Visto 5200 vezes
BaNnEd
***
Mensagens: 205
Registado: sexta, 12/fev/2010, 21:05
Localização: Guimaraes

Re: Crias 2011 do Luís Ciríaco

Boa noite

Não consigo ver as fotos, pk que será??

Abraço
Avatar do Utilizador
lciriaco
****
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Re: Crias 2011 do Luís Ciríaco

Não faço ideia...

A ver se mais alguém tem o mesmo problema...
Criador33
****
Mensagens: 256
Registado: domingo, 19/jul/2009, 20:26

Re: Crias 2011 do Luís Ciríaco

Boa noite,

Eu consigo ver, o primeiro é muito bonito.

É impressão minha ou nos periquitos inglese é mais facil existirem mutações "diferentes/raras" do que nos australianos?
Já vi ao vivo edge, canelas e outras mutações que nem vale a pena estar a tentar dizer quais são, mutações que ao vivo nunca vi em periquitos australianos, porque será?
Avatar do Utilizador
lciriaco
****
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Re: Crias 2011 do Luís Ciríaco

Boas criador33,

Não é mais fácil existirem mutações menos vulgares nos inglêses, muito pelo contrário. Normalmente essas mutações são recessivas e as mutações recessivas tiram tamanho ao periquito inglês... Por exemplo, dificilmente veremos um bom periquito inglês arco-iris, isto porque os arco-iris são uma combinação de várias mutações recessivas...

A unica explicação que encontro para que sejam mais vistas outras mutações nos inglêses que não nos australianos é que quem cria australianos em portugal normalmente não cria para melhorar e sim só pelo prazer de criar por isso não têm necessidade de ir ao estrangeiro comprar aves onde essas mutações existem em maior numero...

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
Criador33
****
Mensagens: 256
Registado: domingo, 19/jul/2009, 20:26

Re: Crias 2011 do Luís Ciríaco

Provavelmente poderá ser isso, mas não há necessidade de ir ao estrangeiro, o senhor onde fui buscar o meu casal tinha aves muito bonitas, por exemplo tinha um exemplar edge, mas como disse era bastante mais pequeno que os outros. Tinha também lá uma ave que eu não me esqueço, parecia um touro de tanto tamanho!!!! Fiquei impressionado com o tamanho do animal.

Somos (eu e a minha namorada) criadores de periquitos australianos em larga escala (cerca de 30 casais e com tendencia a aumentar :D ), mas não temos assim "mutações muito avançadas", e geralmente não adquirimos periquitos, apenas trocamos entre nós os dois para tentar combinar mutações, de vez em quando lá temos de colocar sangue novo para evitar qualquer consaguinidade. A Ave que eu penso ser talvez mais "rara" será uma nova cria violeta face amarela e as penas da asa normalmente brancas foram substituidas por amarelo. Recentemente começamos a ter aves canela (este terá sido provavelmente uma ave vinda de fora), pois nunca tinhamos tido nenhuma ave com esta cor, mas não é facil arranjar assim cores como tenho visto nos ingleses, por exemplo o seu cinzento e amarelo, é uma cor que eu ainda não tinha visto nos australianos.
Avatar do Utilizador
lciriaco
****
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Re: Crias 2011 do Luís Ciríaco

Não sei quais são os edge... Ou então conheço por outro nome...
O factor canela é muito visto nos ingleses porque dá suavidade á plumagem e não diminui o tamanho da ave desde que não junte 2 canelas.

A cor da minha cria não é nada invulgar, se juntar um arlequim cinzento com um verde todas as crias arlequins que nascerem serão desta cor. Mas quem cria ingleses deve meter a cor em segundo plano e preocupar-se mais com as qualidades das aves. :wink:

Cumprimentos,

Luis Ciriaco
Criador33
****
Mensagens: 256
Registado: domingo, 19/jul/2009, 20:26

Re: Crias 2011 do Luís Ciríaco

Acredito que seja assim, pois é essa a finalidade dos ingleses, para se tentar ainguir o maximo de tamanho, mas para quem como eu aprecia em primeiro lugar a cor e depois o porte da ave, acho que a cor é mais importante, pois não sou expositor de aves nem faço intensão de o ser. Nos ingleses é notorio que as cores são mais vivas e mais atraentes que nos australianos, é isso que mais me atrai nos supra-sumo dos periquitos australianos :D , mas isto é como tudo cada um tem o seu ponto de vista.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
lciriaco
****
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Re: Crias 2011 do Luís Ciríaco

Claro que sim, não há duvida que o que primeiro chama a atenção nos periquitos são as suas belas cores! :D O que quero dizer é que quem tem inglêses com o intuito de entrar em exposições deve por um pouco de parte as cores devido ao problema de certas mutações diminuirem muito o tamanho e outras caracteristicas, mas é verdade que nem sempre é fácil. :wink: Por exemplo eu ainda não quero por no aviário mutações recessivas e mesmo os grandes criadores só têm uma ou duas...

Quanto as cores mais atraentes que refere nos inglêses não deveria ser assim uma vez que os periquitos de cor são os australianos, tenho a certeza que se visitar algum criador que crie periquitos australianos com o intuito de melhorar as suas cores e entrar em exposições vais ver cores muito mais intensas! :wink:

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
Criador33
****
Mensagens: 256
Registado: domingo, 19/jul/2009, 20:26

Re: Crias 2011 do Luís Ciríaco

Conheçe algum criador de australianos que crie de proposito para exposições?
Vou ser sincero a exposição que custumo visitar tem sido a AVISAN, o ano passado se não me engano tinha lá 4 ou 5 periquitos em exposição (australianos). O unico que conheço da net que se dedique assim ás aves é o Carlos Viegas (espero não estar enganado no nome), tem mutações diferentes, mas não tão brilhantes como em alguns ingleses. Eu próprio tenho ali um periquito ingles de uma cor um pouco diferente e mais brilhante que nos normais (canela suponho).

Apenas me lançei neles este ano por causa disso, das suas belas cores, para mim o porte e postura ainda não tem relevancia e quando os escolhi essa não foi uma das caracteristicas que tive em mente. Talvez um dia me interesse pelo porte, mas hoje estou mais voltado para os fazer criar.
orni
***
Mensagens: 56
Registado: sexta, 08/fev/2008, 17:16
Localização: Casal dos claros-Leiria
Contacto: Sítio web

Re: Crias 2011 do Luís Ciríaco

Belas aves Luís!
Vai ser interessante ver aqui todas as tuas crias.

Cumprimentos,
Vasco Duarte
Avatar do Utilizador
lciriaco
****
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Re: Crias 2011 do Luís Ciríaco

Criador33 Escreveu:Conheçe algum criador de australianos que crie de proposito para exposições?
Vou ser sincero a exposição que custumo visitar tem sido a AVISAN, o ano passado se não me engano tinha lá 4 ou 5 periquitos em exposição (australianos). O unico que conheço da net que se dedique assim ás aves é o Carlos Viegas (espero não estar enganado no nome), tem mutações diferentes, mas não tão brilhantes como em alguns ingleses. Eu próprio tenho ali um periquito ingles de uma cor um pouco diferente e mais brilhante que nos normais (canela suponho).

Apenas me lançei neles este ano por causa disso, das suas belas cores, para mim o porte e postura ainda não tem relevancia e quando os escolhi essa não foi uma das caracteristicas que tive em mente. Talvez um dia me interesse pelo porte, mas hoje estou mais voltado para os fazer criar.

Boas,

Por acaso não conheço nenhum criador de australianos que leve aves a exposições... Já vi alguns expostos mas nunca falei com nenhum desses criadores... Se vai á Avisan é uma boa oportunidade para conhecer algum se lhe interessa. Aí vai haver o Show do Ondulado que é uma das exposições mais importanes a nivel nacional dedicada aos periquitos, principalmente periquitos ingleses. No proximo ano já deverei levar algum! :wink: No fim de semana de 11 e 12 de Dezembro vai ser o nacional de ornitologia no Entroncamento, é possivel que tambem estejam expostos alguns australianos...

Então e o seu casal de inglêses já criaram? Se for á Avisan aproveite para falar com os melhores criadores em Portugal como o Rui Teixeira, José Paulo Correia, Carlos Ramôa etc. Vai ver que lhe metem o bichinho do periquito inglês! :D

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
Avatar do Utilizador
lciriaco
****
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Re: Crias 2011 do Luís Ciríaco

orni Escreveu:Belas aves Luís!
Vai ser interessante ver aqui todas as tuas crias.

Cumprimentos,
Vasco Duarte
Obrigado vasco.

Temos de divulgar para sermos cada vez mais! :wink: Não tenho nada contra os canários mas fico um bocado deprimido quando vou a alguma exposição e só vejo canários... :lol:

Também espero ver alguma das tuas crias! :wink:

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
Criador33
****
Mensagens: 256
Registado: domingo, 19/jul/2009, 20:26

Re: Crias 2011 do Luís Ciríaco

Boas,

Por acaso não conheço nenhum criador de australianos que leve aves a exposições... Já vi alguns expostos mas nunca falei com nenhum desses criadores... Se vai á Avisan é uma boa oportunidade para conhecer algum se lhe interessa. Aí vai haver o Show do Ondulado que é uma das exposições mais importanes a nivel nacional dedicada aos periquitos, principalmente periquitos ingleses. No proximo ano já deverei levar algum! :wink: No fim de semana de 11 e 12 de Dezembro vai ser o nacional de ornitologia no Entroncamento, é possivel que tambem estejam expostos alguns australianos...

Então e o seu casal de inglêses já criaram? Se for á Avisan aproveite para falar com os melhores criadores em Portugal como o Rui Teixeira, José Paulo Correia, Carlos Ramôa etc. Vai ver que lhe metem o bichinho do periquito inglês! :D

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
O meu casal ainda não criou ando a dar fertivit, mas ela não quer o macho.
Passo a explicar a situação:
Quando comprei o meu casal, no mesmo dia passei por outro local e acabei por comprar mais 2 machos, um de porte normal (para ingles) e um macho jovem que me pareceu com uma postura "potente". Juntei o casal que trazia do mesmo local, mas a fêmea já nessa altura rejeitava o macho a força toda. Na gaiola ao lado tinha o macho de porte normal, que ela se "apaixonou" (sim, apaixonou). Ora ao ver esta situção troquei os machos de gaiola, mas para grande inflicidade minha, o macho normal tinha um fungo (ainda tem que não sou capaz de destrir aquela coisa de maneira nenhuma, vai mas acaba sempre por voltar :(, agora espero para ver o que deu o meu ultimo tratamento ), ora pensei que isso podesse intereferir no acasalamento e criação das crias (passava o dia a coçar), portanto voltei a separa e a colocar o macho inicial, retirando da gaiola adjacente o outro para que ela o "esqueceçe".
Isto já ai á uns 2 meses e meio, mas ela continua a não aceitar a comida do macho, embora já o deixe chegar-se sem lhe picar.
Aguardo por isso que a madame se decida e me "arranje" mais duas fêmeas que os outros estão á espera :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
lciriaco
****
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Re: Crias 2011 do Luís Ciríaco

A que se refere quando diz que o macho tem um fungo? Quais os sintomas?

Quanto á fêmea se já a tem há muito tempo junta com o macho e ela não está para aí virada o melhor seria não insistir mais até á primavera. Normalmente a primavera tráz novidades, eu no ano passado por esta altura andava maluco com uma fêmea que não criava nem por nada deste mundo, nem sequer entrava no ninho. Acabei por desistir e quando começou a primavera voltei a juntá-la e passado pouco tempo estava a criar. :D Não há duvida que o melhor estimulante para a cria é mesmo a primevera! :lol: Eu tambem utilizo fertivit mas até estou a pensar deixar de utilizar, cada vez mais acho que esses produtos só servem para gastar dinheiro... Mais vale gastar-mos esse dinheiro numa boa mistura, uma boa papa de cria e boas verduras, se as aves tiverem bem adaptadas e bem de saúde acabam por criar.

Pelo que percebi ainda tem mais um macho com o qual ainda não juntou a fêmea certo? É por ainda ser muito novo?

Voltar para “Psitacídeos (geral)”