Periquitos Limão - dúvidas sobre criação

Pequenos, Médios e Grandes, como Periquitos, Agapórnis, Caturras, Roselas, Ring-Necks, Papagaios, Catatuas, Araras, etc.

Moderadores: pedro376h, borllock, vitor anastacio

Periquitos Limão - dúvidas sobre criação

Mensagempor Ricardo_Silva » sábado, 17/nov/2012, 02:53

Bom dia malta;

Alguém aqui no forum tem ou já teve periquitos limão??? Tenho algumas dúvidas em relação aos meus, que gostaria de esclarecer, tais como a melhor forma de criar, se criam ou não em colónia, etc...

Os meus já puseram ovos uma vez mas nunca mais... :(

Entretanto adquiri mais uns "quantos" e tenho nesmo momento alguns em várias gaiolas separadas com diferentes ninhos, femêas, etc, para ver onde está o "mal", mas pelo que estou a ver, devo estar a fazer alguma coisa que não devia... :oops:

Se alguém me puder ajudar, agradeço... :roll:

Um abraço:

Ricardo Silva
Ricardo_Silva

Registado: quarta, 14/nov/2012, 06:19

Re: Periquitos Limão

Mensagempor lizard » sábado, 17/nov/2012, 21:12

Boas,

Atenção as horas de luz que as aves tem disponíveis, temperatura, período ideal de reprodução.

:wink:
Saudações
Adalberto Ferreira

Criador Canários Lizard
http://canarios-lizard.webnode.pt/
https://www.facebook.com/pages/Can%C3%A ... 483?ref=hl

ATM - Associação Orn Trás-os-Montes Alto Douro
http://www.associacaoornitologicaatm.com/
lizard

Registado: segunda, 10/dez/2007, 21:59

Re: Periquitos Limão - dúvidas sobre criação

Mensagempor PEDRO NEVES » domingo, 18/nov/2012, 15:00

Caro colega também adquiri um casal de periquito limão apos varias tentativas para aranjar uma femea.
Consegui uma femea adulta que se relacionou logo com o macho que ja aguardava á pelo menos um ano pela femea.
Apos varias tentativas para aranjar alguem que tivesse sucesso nesta criação ainda não tenho dados concretos por tanto estou a fazer como é mais logico por tentativa e erro, mas acho que com a falta de criadores de periquito limão os unicos que talvez nos possam ajudar talvez sejam os criadores de periquitos Aymaras.
Nada mais estou a fazer de momento que não faça as minhas neophemas inclusive o mesmo ninho.
Gostaria de saber se já notas algum sucesso no acassalamento dos casais , pois o meu casal não mais se largou desde que os juntei.
Só resta esperar pelo sucesso.
Sem mais Pedro Neves
PEDRO NEVES

Registado: sábado, 17/nov/2012, 16:08

Mensagempor Ricardo_Silva » domingo, 18/nov/2012, 20:03

Boas Pedro;

Eu adquiri na altura 3 femeas e 1 macho e posteriormente mais um macho, pelo que consegui formar 2 casais e ainda tenho uma femea desencasalada, as vamos ao que interessa:

Tanto um casal como o outro, estão sempre dentro do ninho e só saem de lá para como ou beber (raramente os vejo) 8)

Já expeimentei "N" dicas que me deram, como por exemplo, folhas de louro dentro do ninho, ninhos de rosicolis, de periquitos ingleses, turfa no fundo do ninho, raspas de madeira, sei lá o que mais... já não sei o que posso tentar mais...

Realmente em Portugal, não conheço muita gente a criar aves destas, mas sei que em Espanha têm tido algum sucesso, pelo que até nos forum's espanhois ja "andei"...

Eu la vou continuando a tentar, mas vamos la a ver... já chegei a ter um casal em casa e outro na rua... mas... :evil:

Caso tenhas mais alguma sugestão, eceito... :)

Um abraço:

Ricardo Silva
Ricardo_Silva

Mensagempor pedro376h » segunda, 19/nov/2012, 00:27

boas,
já somos 3! ... pelo que já podemos pensar em formar o clube português de criadores do periquito limão :lol:
sejas bem vindo Pedro Neves, que tive o prazer de conhecer na Ornishow :wink:

há 2 anos encontrei um casalito à venda, e a aqui a patroa obrigou-me a comprá-los (que chatice...lol )
passado um mês começaram a postura de meia dúzia de ovos, dos quais nasceram e vingaram 2 passarinhos. o problema foi que um deles fugiu por entre a rede, mal saiu do ninho e nunca mais o vi. :(

o problema foi que a fêmea morreu (retenção do ovo) ao fazer uma segunda postura, pelo que acasalei o macho, com a cria que por sorte é fêmea.
entretanto passou-se um ano durante o qual nada aconteceu, mas para ser sincero tive pouca oportunidade de me dedicar a 100% às minhas aves, por isso não me posso queixar.

agora a minha fêmeazita, regressou hoje a casa, depois de participar em 2 expos quase seguidas, pelo que para ela a "tournée" terminou. começa em breve a preparação da nova época de criação e veremos o que acontece.
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
pedro376h
Site Admin

Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09

Mensagempor Ricardo_Silva » segunda, 19/nov/2012, 12:25

Elá... Clube??? :D

Não era má ideia... Gostava era de conseguir tirar um ou dois...

Já pensei em desistir, mas quando olho para eles... mudo logo de ideias... :)

Temos então que nos encontrar um dia destes para trocar umas ideias...

Um abraço:

Ricardo Silva
Ricardo_Silva

Mensagempor PEDRO NEVES » terça, 20/nov/2012, 22:05

Caros colegas Ricardo Silva e Pedro Duarte , realmente o nosso real interesse é de facto a PICA que nos dá descobrir com ter sucesso na criação destas aves que têm o dom de nos encantar.
É de realçar o dom que elas têm pois tambèm adequeri as minhas por culpa da minha esposa.
Mas vamos conseguir !!!!
Neste momento a comida que estou a dar é da versalaga para neophemas que acham?
Não pegam na fruta e comem bastante aveia descascada a papa é da orlux semi humida e nada mais.
Realmente falta algo!!!
Quanto ao nome do nosso clube penso que poderá ser o seguinte " Enganou-nos com a cara de anjo" talvez um nome grande mas é a pura verdade.
Já agora Pedro Duarte as neophemas elegantes adaptaram-se bem ? Espero que tenhas sucesso qualquer duvida contacta.
Caros Ricardo e Pedro vão dando noticias OK.
Sem mais Pedro Neves
PEDRO NEVES

Mensagempor Ricardo_Silva » terça, 20/nov/2012, 23:35

Eu tambem dou mistura para Neophemeas, dou-lhe papa amarela da White Molen e fruta; os meus adoram maçã... :?

Já experimentei ninhos de Rosicolis, de Periquitos Ingleses, etc... Já mudei a orientação das gaiolas, isto porque já ouvi dizer que muitas aves basta mudá-las de gaiola e de local que pode resultar, e... NADA... :roll:

Já nem sei o que devo tentar mais, porque realmente têm mesmo "carinha de anjo" e dão cá cada dor de cabeça... UI :shock:

Mas vamos tentando, quando um de nós tiver sucesso... o tópico está aberto...

Um abraço:

Ricardo Silva
Ricardo_Silva

Mensagempor pedro376h » quarta, 21/nov/2012, 00:44

boas,
o trato que dou aos meus é semelhante ao que vocês dão aos vossos... apesar da minha mistura ter uma pequena percentagem de girassol. os meus também comem maçã...
mas aparentemente têm uma diferença no comportamento.
passam a maior parte do tempo fora do ninho.
noto-os mais "apaixonados" agora, depois que os voltei a juntar.... mas pode ser impressão minha.

o primeiro a tirar paga umas "mines"! :lol:
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
pedro376h
Site Admin

Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09

Mensagempor PEDRO NEVES » quarta, 21/nov/2012, 20:51

Caros colegas até vos pago uma de litro se tiver sucesso.
Tentei dar germinado para treinar o casal e nada, não pegaram.
Agora passam o tempo todo(aquele que eu reparo) num entra e sai do ninho, vamos la ver!!
Já agora apos varias tentativas não encontrei referencia ao diametro da anilha oficial será de 3,5 de 4 ou 4,5 ?
Isto para estar prevenido é claro !!!!!!
Detectei esta semana um macho com anilha do Clube do Porto e tentei atravez do stam saber a quem pretencia para exclarecer as nossas duvidas visto que a ave estava anilhada com anilha oficial de 2010 e nada.
Descobri o nome do individuo a morada mas contacto (INCRIVEL) nada, o clube não tem como contactar(IMPRESSIONAVEL), como pode um clube não ter conctato do socio?
Como não sou de dessistir atravez da morada via net lá consegui ver a residencia , mas mais uma vez contacto nada.
Consegui o contacto do vizinho de cima e o vizinho de baixo mas do homem nada.
Se calhar vou ter que ir lá pessoalmente, correndo o risco do individuo não me atender pensando se calhar que sou do ICNB.
Vamos tentar , mais uma vez sem mais Pedro Neves
PEDRO NEVES

Mensagempor Ricardo_Silva » quinta, 22/nov/2012, 23:28

Este "pequenitos" andam mesmo a dar a volta a malta... ainda damos em doidos com isto... Essa história da mini parece-me bem, mas garamto-vos que se for eu o feliz contemplado, até pago 2 ou 3 grades...

Ricardo Silva
Ricardo_Silva

Voltar para Psitacídeos (geral)

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes