Criação de Ring Necks [dúvidas]

Pequenos, Médios e Grandes, como Periquitos, Agapórnis, Caturras, Roselas, Ring-Necks, Papagaios, Catatuas, Araras, etc.

Moderadores: pedro376h, borllock, vitor anastacio

Criação de Ring Necks [dúvidas]

Mensagempor Miguel Pereira » sábado, 12/jan/2013, 02:32

Boas, recenetemente adquiri um casal de Ringnecks. Femea lutina e macho verde. Fiz um viveiro com 2m de altura e 1.5 de largura. Mas tenho duvidas em relação a este casal. Não vejo qualquer tipo de afeto entre eles, e a femea de vez em quando persegue o macho. Será que o casal não é compatível? Já agora, a altura de criação é mais ou menos a partir de quando?

Ninho
img0595gs.jpg

Casal
img0575kv.jpg

A femea tem 6 anos. e o Macho pelo que me disseram tem 4 mas não tem anilha.

Bom ano :)
Miguel Pereira

Registado: domingo, 23/dez/2012, 23:03

Re: Duvidas Criação RingNecks

Mensagempor avesdaserra » sábado, 12/jan/2013, 14:15

Bom dia, também tenho um casal assim. Tinha uma fêmea e em Julho juntei-lhe um macho adulto, a fêmea nao o deixava em paz, mordia-lhe e tudo mais. Só agora se estão a dar melhor, outro casal fiz a menos de um mês e já se dão lindamente, entendidos dizem que é normal este comportamento antes da altura de criação, o macho anda a trás da fêmea e ela começa a ceder...

Começam a pôr desde o final deste mês a Março segundo me foi dito.

O macho é adulto! A fêmea pode nem ser fêmea, o melhor é mandar sexar pois pode aparecer-lhe o colar daqui a 1 ou 2 anos.

Não é dos melhores cruzamentos que se possa fazer, só da aves verdes em que os machos portam ino, o contrario ja daria fêmeas ino e macho verdes portadores de ino.
www.avesdaserra.webnode.com

João Salvado - DK53
Bernardo Salvado - DK54
avesdaserra

Registado: domingo, 18/mar/2012, 22:52

Mensagempor Miguel Pereira » sábado, 12/jan/2013, 18:48

avesdaserra Escreveu:Bom dia, também tenho um casal assim. Tinha uma fêmea e em Julho juntei-lhe um macho adulto, a fêmea nao o deixava em paz, mordia-lhe e tudo mais. Só agora se estão a dar melhor, outro casal fiz a menos de um mês e já se dão lindamente, entendidos dizem que é normal este comportamento antes da altura de criação, o macho anda a trás da fêmea e ela começa a ceder...

Começam a pôr desde o final deste mês a Março segundo me foi dito.

O macho é adulto! A fêmea pode nem ser fêmea, o melhor é mandar sexar pois pode aparecer-lhe o colar daqui a 1 ou 2 anos.

Não é dos melhores cruzamentos que se possa fazer, só da aves verdes em que os machos portam ino, o contrario ja daria fêmeas ino e macho verdes portadores de ino.

Boas, A Femea tem anilha de 2006, Mas vou esperar para ver se da alguma coisa. Se não der vou mandar sexa-la. Eu sei que o casal não é grande coisa, mas é o unico casal que consegui arranjar na altura a troca. E a minha sensação é que levei um grande "barrete"

Desde já, muito obrigado pela sua resposta.
Um bom fim de semana.
Miguel Pereira

Mensagempor avesdaserra » sábado, 12/jan/2013, 19:51

As anilhas nos ring necks muitas vezes não querem dizer nada, muitas vezes só a fêmea tem para enganar ``já é adulta porque está anilha´´ e ao fim de 1 ou 2 anos vem o colar...
O macho é bom, parece ser grande, a fêmea já nem tanto... mas caso seja nova ainda cresce um pouco.
Espere para ver o que dá, pode ser que o macho porte ino :wink:

João Salvado - DK53
Bernardo Salvado - DK54
avesdaserra

Mensagempor Miguel Pereira » sábado, 12/jan/2013, 19:55

avesdaserra Escreveu:As anilhas nos ring necks muitas vezes não querem dizer nada, muitas vezes só a fêmea tem para enganar ``já é adulta porque está anilha´´ e ao fim de 1 ou 2 anos vem o colar...
O macho é bom, parece ser grande, a fêmea já nem tanto... mas caso seja nova ainda cresce um pouco.
Espere para ver o que dá, pode ser que o macho porte ino :wink:

Sim de facto o macho é grande, e a razão de eu querer criar com ele é por isso mesmo, para possivelmente tirar bons passaros, Já agora, o sr. tem conhecimentos em exposiçoes? estou a pensar em começar nisso, ainda sou bastante novo e gostava de saber mais sobre isso.

Cumprimentos,
Miguel Pereira

Mensagempor avesdaserra » sábado, 12/jan/2013, 20:42

Para expor tem de estar inscrito num clube ornitológico, pedir anilhas e anilhar as suas criações.
Para expor um ring neck não é facil, ninguém leva um ring neck novo a exposição. Só com 3 anos quando este já é adulto.
Mas sendo assim se esse casal criar tira um macho verde/ino (o melhor claro) e dai já pode criar com essa mesma ave que ja tem a sua anilha e depois pode expo-la.

João Salvado - DK53
Bernardo Salvado - DK54
avesdaserra

Mensagempor Miguel Pereira » sexta, 18/jan/2013, 02:01

avesdaserra Escreveu:Para expor tem de estar inscrito num clube ornitológico, pedir anilhas e anilhar as suas criações.
Para expor um ring neck não é facil, ninguém leva um ring neck novo a exposição. Só com 3 anos quando este já é adulto.
Mas sendo assim se esse casal criar tira um macho verde/ino (o melhor claro) e dai já pode criar com essa mesma ave que ja tem a sua anilha e depois pode expo-la.

Boas, já me estive a informar, e em principio vou-me inscrever no clube ornitologico de setubal. Quanto ao casal, Eles continuam na mesma. Mas vou esperar ate meios de fevereiro para ver se decidem começar a criar ou se descubro qual deles é que não quer criar. Também já pensei que fosse do ninho, mas como não tenho a certeza, deixei estar como está.

Obrigado pelo seu tempo !
Miguel Pereira

Voltar para Psitacídeos (geral)

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes