Rodrigues76
***
Mensagens: 90
Registado: domingo, 30/dez/2007, 18:23
Localização: Peniche
Contacto: Sítio web

Asas Cinza

Boas a todos sem excepção, coloco a seguinte questão relativamente à genética dos asas cinza.

Sabendo que os asas cinza são uma diluição dos canários negros, como se processa os cruzamentos para se diluir um negro normal, Ou seja é possivel criar-se portadores de asa cinza?


exemplo prático: se se juntar um negros vermelho macho com uma asa cinza fêmea, a prol sairá como por exemplo nos opalas quando cruzados com canários normais, em que todos serão portadores. Ou será como nos agatas em que machos serão portadores e fêmeas normais. qual o tipo de genética envolvida?

Não sei se me expliquei bem, pelo menos tentei, lol.

Gostava que alguém me desse umas luzes.

Desde já grato, cumprimentos e excelentes criações.
Sérgio Rodrigues, Sócio do Clube Ornitológico de Peniche e STAM (FONP) PT799P
Criador de Canário Negro Intensivo/Nevado Vermelho, Castanho Intensivo/Nevado Vermelho, Feo Intensivo/Nevado Vermelho, Castanho Opala Intensivos/Nevado Vermelho.
Rodrigues76
***
Mensagens: 90
Registado: domingo, 30/dez/2007, 18:23
Localização: Peniche
Contacto: Sítio web

Boas a todos sem excepção, coloco a seguinte questão relativamente à genética dos asas cinza.

Sabendo que os asas cinza são uma diluição dos canários negros, como se processa os cruzamentos para se diluir um negro normal, Ou seja é possivel criar-se portadores de asa cinza?


exemplo prático: se se juntar um negros vermelho macho com uma asa cinza fêmea, a prol sairá como por exemplo nos opalas quando cruzados com canários normais, em que todos serão portadores. Ou será como nos agatas em que machos serão portadores e fêmeas normais. qual o tipo de genética envolvida?

Não sei se me expliquei bem, pelo menos tentei, lol.

Gostava que alguém me desse umas luzes.

Desde já grato, cumprimentos e excelentes criações.
Sérgio Rodrigues, Sócio do Clube Ornitológico de Peniche e STAM (FONP) PT799P
Criador de Canário Negro Intensivo/Nevado Vermelho, Castanho Intensivo/Nevado Vermelho, Feo Intensivo/Nevado Vermelho, Castanho Opala Intensivos/Nevado Vermelho.
jrffernandes
Mensagens: 18
Registado: terça, 22/mai/2007, 18:19

Bom dia

Respondendo ao solicitado, sim é possivel portadores de asa cinza.

Mas nesta mutação só os machos são portadores, pois é um cruzamento ligado ao sexo.

No cruzamento apresentado vai obter:

Machos negros portadores de asas cinzentas
Fêmeas negra

Neste cruzamento são os machos que têm interesse para trabalhar os asas cinzentas, pois a fêmeas negras pela influencia do asas cinzentas vai apresentar um desenho, mais apastelado e atipico.

Nenhuma destas aves reune as melhores caracteristicas para exposição.

Se o cruzamento for, macho asas cinzentas e femeas negras vai obter:

- Machos negros portadores de asa cinzentas
- Fêmeas asa cinzentas

Neste cruzamento ambos são bons para trabalhar os asas cinzentas, mas também aqui nenhuma destas aves reune as melhores caranteriscas para exposição, pois a fêmas asas cinzentas que nascem vêm influenciadas pelo desenho negro não apresentando as lantejoulas caracteristicasa da raça, contudo são excelentes para trabalhar asas cinzentas.

Espero ter respondido à sua questão.
Rodrigues76
***
Mensagens: 90
Registado: domingo, 30/dez/2007, 18:23
Localização: Peniche
Contacto: Sítio web

Um muito obrigado, pela explicação.

Realmente a minha questão estava baseada no sentido de se obter aves para trabalhar no futuro, estando consciente de que o resultado dos cruzamentos nunca teriam qualidade de apresentação em exposições etc...

E quando fiz a pergunta tinha uma ideia de que fosse da maneira que explicou tão bem, mas faltava a certeza de alguém mais experiente, mais uma vez obrigado.

Dado ao facto de ter somente azas cinzas sem factor, nomeadamente amarelo intenso e nevado e correspondentes fêmeas, e ao facto de ter muitos negros vermelhos tive a ideia de obter futuramenet azas cinzas com factor cruzando somente machos negros com fêmeas aza cinza.

É obvio que a aquisição de azas cinza com factor seria uma forma mais simples de obter, mas depois não teria o prazer de passar pela experiência e assistir aos resultados.

Tudo de bom
Sérgio Rodrigues, Sócio do Clube Ornitológico de Peniche e STAM (FONP) PT799P
Criador de Canário Negro Intensivo/Nevado Vermelho, Castanho Intensivo/Nevado Vermelho, Feo Intensivo/Nevado Vermelho, Castanho Opala Intensivos/Nevado Vermelho.

Voltar para “Canários de Cor”