ToManel
Mensagens: 25
Registado: quarta, 14/abr/2010, 12:12

Angry Birds na Guarda Republicana

As notícias de jornal mais recentes envolvendo a GNR remetem-nos muito mais para uma corporação saída de uma série estilo Monty Python do que para uma força capaz de garantir a ordem pública com o vigor que a lei obriga, mas também com o bom senso que a atividade policial exige.
A comédia começou com os 353 autos levantados recentemente por um batalhão de guardas no âmbito da imaginativa "Operação Parafuso". Os zelosos GNR visaram oficinas de reparação de automóveis em busca de faltas de comunicação de início de atividade, desatando a multar tudo e todos. Como? Com base numa legislação que só entrará em vigor no próximo dia 12 de julho... Ou seja, mais de seis centenas de homens e mulheres trabalharam para o boneco. Sendo crónica a falta de recursos - nomeadamente humanos - das polícias portuguesas, não deixa de ser preocupante que as chefias da guarda envolvam tantos meios numa ação inútil. Sem que ninguém seja responsabilizado.
Aparentemente para nada, conta-nos uma notícia deste fim de semana, estão também a laborar mais de mil guardas. Diz a imprensa que os agentes cumprem, desde há um mês, um horário, mas nada fazem. A bizarra situação tem igualmente uma explicação prosaica: extinguiram-se as centrais de comunicações onde os guardas operavam e, como a sua formação só lhes permite, aparentemente, manipular um rádio (mas não uma pistola), temos mil homens afastados das patrulhas por falta de formação adequada.
Se o ridículo matasse, estes militares bem poderiam ser transferidos para Viseu e prescindir das armas que não sabem usar. Ali, o incerne Comando Territorial decidiu levantar um auto a um casal de octogenários, ambos acamados, por terem em sua posse, há já 20 anos, milhafre-real por sinal ferido. Adeptos da lei cega, os militares até viram que a gaiola que alojou a ave protegida estava esburacada e que o milhafre só não bateu asas porque não pôde ou não quis. Nada disto interessou à GNR. O auto foi em frente e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas entrou em cena, aplicando uma multa de 20 mil euros ao casal cujo homem aufere uma reforma de 250 euros. A patética ação não encerra aqui. Ao invés de pegarem no animal e o transferirem para um centro de recuperação, os GNR retiraram-no da gaiola aberta e colocaram-no numa fechada. É agora guardado pela filha do casal de idosos. Ou seja, os guardas não se limitaram a aplicar a lei sem ter em conta o enquadramento de uma história com duas décadas. Eles demitiram-se da sua responsabilidade (a Guarda Republicana tem um Núcleo de Proteção Ambiental) e passaram-na para terceiros.
É caso para dizer que aquelas patrulhas da GNR que andam pelas aldeias isoladas (tantas vezes com jornalistas atrás para documentar o feito) a alertar os idosos para os perigos de dar confiança a estranhos poderiam muito bem passar a avisá-los sobre os riscos da... GNR. Assim era Monty Python por inteiro.

http://www.jn.pt/paginainicial/interior ... id=3799376
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Angry Birds na Guarda Republicana

Eu quando li esta noticia ri-me, não sei quem é pior, se a gnr ou icnf :lol:
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
NFF
***
Mensagens: 174
Registado: domingo, 18/jul/2010, 17:08

Re: Angry Birds na Guarda Republicana

Boa tarde.
Por estas e por outras é que não se deve acreditar em tudo o que se lê.
É muito mais fácil criticar a torto e a direito, do que se dar ao trabalho de ao menos ler, por exemplo a tal legislação.
Com os melhores cumprimentos
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Angry Birds na Guarda Republicana

Fala-se muito mas acerta-se pouco.
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Avatar do Utilizador
pedropt
Mensagens: 29
Registado: quinta, 10/mai/2012, 17:46
Localização: Odivelas
Contacto: Sítio web

Re: Angry Birds na Guarda Republicana

Eu tinha uma cobra - Cobra do Milho (Elaphe Guttata Guttata) - em minha posse sem registo. Chegou aqui uns senhores desses por denuncia e aplicaram-me um auto de apreenção (onde eu fiquei a tomar conta dela como a filha do casal de idosos) porque eles não sabiam o que fazer com ela.

Mas o mais caricato é que cerca de tres meses depois apareceu-me um auto em casa de 24000,00 euros para pagar - porque uma daquelas doutoras que parecia uma barbie achou que era uma especie protegida da flora nacional.

para meu azar foi a uma sexta à tarde pelo que sofri todo o fim de semana até segunda poder ir lá apresentar a minha defesa. Quando lá cheguei na segunda (devia ir verde ou azul porque a senhora que me atendeu até me perguntou se estava a sentir bem) e apresentei a minha defesa por escrito (artigos tirados na internet que diziam que a cobra não era uma espécie protegida e nem sequer portuguesa) a senhora começou a rir e disse que era mais uma loucura da Drª "qualquer coisa".

Quando a chamou (uma autentica boneca) ela simplesmente se riu e disse que então devia ter feito confusão com as espécies.

Na realidade muito engraçado... assim como a piada que eu passei 3 dias a pensar onde raio ia conseguir arranjar 24 mil euros para pagar de multa.

Tudo ficou por 25,00 euros que foi o preço da licença, que nem coma havia para esta situação. Mas eu envelheci 2 anos nesses 3 dias porque as pessoas simplesmente não têm competência para desempenhar as suas funções.

E se falássemos dos erros das finanças então enchíamos o forum :)

Voltar para “Diversos / Off-Topic”