Página 1 de 1

Polícias salvaram 245 aves na feira de pássaros

Enviado: domingo, 27/jul/2014, 19:31
por borllock
PSP e Instituto da Conservação da Natureza fiscalizaram o mercado de aves no Porto. Pintassilgos, travessos, verdelhões, lugres, serinos e tentilhões foram devolvidos à liberdade. E sete pessoas foram detidas.

Link da noticia:

http://www.publico.pt/sociedade/noticia ... 1664471#/7

:D :D :D
Devia ser tudo preso, pessoas fazerem dinheiro com aves capturadas não, uma coisa é capturar apenas uma ave para si próprio para a poder apreciar melhor, outra é caçar às centenas e fazer dinheiro com isso.
Que se repita mais vezes até os caçadores desistirem Very Happy

Re: Polícias salvaram 245 aves na feira de pássaros

Enviado: domingo, 27/jul/2014, 21:58
por Armando Moreira
:) Ola a Todos!

No seguinte endereço poderão ver a noticia da RTP 1

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=61


Penso que a lei se deveria cumprir... Por uma questão ética e de imagem dos criadores de pássaros... 8)

Li com atenção alguns comentários dos leitores da noticia do jornal Publico. Infelizmente ninguém se preocupou com o destino dado aos travessos apreendidos. E não digo mais nada...



Cordiais cumprimentos a todos, :|


PS: os travessos são os indivíduos resultantes do cruzamento entre macho pintassilgo com fêmea de canário. Já agora uma pergunta estas aves serão indígenas ou autóctones ou serão domesticas? Qual o seu seu enquadramento legal ?

Re: Polícias salvaram 245 aves na feira de pássaros

Enviado: segunda, 28/jul/2014, 18:00
por B-Machado
Boas,
Sinceramente esta fiscalização sabe a pouco, podem ter salvo estas mas as que são colocadas à venda e vendidas durante as outras semanas, não interessa?
Isto é mais para inglês ver, em vez de andarem a fazer uma fiscalização durante meses se metem-se lá 2 ou 3 policiais durante os domingos na feira é que faziam bem e as pessoas que não têm nada a ver como comerciantes e clientes sérios escusavam de estar a presenciar esta confusão toda.
A infelicidade dos outros não me deixa mais feliz mas a libertação das aves sim, pelo menos que seja uma lição.
Só uma coisa, não acredito que todas as aves estejam em perfeitas condições para serem libertadas...

Re: Polícias salvaram 245 aves na feira de pássaros

Enviado: segunda, 28/jul/2014, 21:46
por Carlos S.
Falar é fácil, fazer é que é difícil.

Só quem não vai a feira do Porto é que não sabe do que se passa, onde se passa e como se processa.

Infelizmente atuar, não é fácil, pois para o Estado, há outras prioridades maiores do que apreender aves numa feira. Infelizmente também dos dias que correm só quem não vê televisão é que não sabe o que se passa nas forças de segurança, os meios não mínimos ou inexistentes, e a motivação é nula.

Ponham-se no lugar de uma patrulha de PSP que passa na feira, composta por 2 elementos, sabendo que dificilmente terá apoio próximo, a fiscalizar os cerca de 15 a 20 artistas que estão na parte de cima da feira a vender pintassilgos, mal eles vão a passar ao longe, esses "artistas" tapam as gaiolas com alfaces, couves ou cebolo, fazendo de conta que estão a fazer outro negócio, e muitos deles fogem logo.

Juntem isso á mínima informação/formação, que um agente da PSP recebe sobre aves.

Há que louvar estas atitudes e ações, que requerem alguma logística, e cooperação entre forças e instituições, principalmente quando apresentam resultados.

Quanto aos híbridos, não estão inseridos em nenhuma classe, apenas se tem que provar que a proveniência deles é legal, ou seja apresentar os cites de um dos pais, sendo que quem os tava a vender, tinha o resto ilegal é logico, que esse também estavam e teriam de ser apreendidos.

Quanto ao destino é obvio, que as aves puras foram libertas, e os híbridos mantidos em cativeiro.

Re: Polícias salvaram 245 aves na feira de pássaros

Enviado: terça, 29/jul/2014, 07:49
por B-Machado
Bom Dia,
É óbvio que quando referi que fossem colocados lá agentes não estava só a focar-me em possíveis detenções ou apanhar alguém em flagrante, estava também a falar num sentido mais preventivo pois com dois ou três agentes da autoridade no local, os vendedores de aves capturadas no ambiente selvagem e os seus possíveis compradores não se sentiriam à vontade para fechar negócio e muitos acabavam por desistir porque alguém mais cedo ou mais tarde iria ser apanhado.
Até poderia inclusive ajudar em outros problemas como carteiristas, visto que é um local em que vão muitas pessoas e então por altura das férias nem se fala.
Para além do mais podiam-se definir locais que fossem mais "rondados" porque não acredito que estas aves sejam vendidas no centro da feira, parece-me mais provável a venda nas redondezas.
Isto claro se a captura de aves silvestres da nossa fauna fosse considerada uma prioridade...

Re: Polícias salvaram 245 aves na feira de pássaros

Enviado: terça, 29/jul/2014, 10:55
por Malheiro
A unica coisa preocupante será o destino dos travessos, nao são aves silvestres nem se conseguem alimentar.
E como ja vi, sei que essas aves vao ser negociadas novamente

Re: Polícias salvaram 245 aves na feira de pássaros

Enviado: terça, 29/jul/2014, 21:38
por borllock
Eu vejo muitas vezes agentes de autoridade a passear na feira e aves ilegais a serem vendidas à mesma quando eles estão lá.
Se o agente não perceber um pouco de aves é tudo igual para ele :lol:

Re: Polícias salvaram 245 aves na feira de pássaros

Enviado: terça, 29/jul/2014, 21:48
por B-Machado
Logicamente que quem fosse colocado a fazer a patrulha devia ter um mínimo de conhecimento sobre aquilo em que devia estar mais atento e focado.
Quanto aos agentes que passam pelas feiras e os "vendedores" continuam a vender não sei se funcionará bem assim porque as dificuldades serão acrescidas para quem ande a vender aves tiradas do seu habitat natural.
Pode claro haver um fechar de olhos que não deveria acontecer....

Re: Polícias salvaram 245 aves na feira de pássaros

Enviado: quarta, 30/jul/2014, 00:41
por CELEIROAZUL
Eu vendo na Feira das aves do Porto.
Peço-vos que não deixem de passar no mais importante evento ornitológico e ornitófilo, semanal, deste país.
Apareçam, participem, discutam, comparem, critiquem, formem opiniões, salvaguardem os interesses de todos (incluindo a natureza), encontrem a ave que procuram, divirtam-se, preparem-se para competir, partilhem experiências, tirem dúvidas, mostrem resultados, comentem os efeitos e eficácia de determinado produto, etc.
Premeiem, comprando, a quem faz as coisas bem feitas e demonstre saber o que está a fazer;
Comprem apenas um produto ou animal depois de pensar;
Ponderem bem, antes de comprar, e tentem tirar o máximo de informações a quem vende;
Divirtam-se a fazer o que mais gostam com os vossos animais e garantam que os mantêm com boa saúde;
Se têm dúvidas acerca da legalidade de algum dos seus atos perguntem a quem quiserem, incluindo à polícia.
Apareçam e tragam a família e amigos, que ninguém sai indiferente de um evento destes!
Claro que se vão deparar com alguns problemas e coisas menos boas, mas só assim poderão apreciar as melhores.
Nesta semana posso destacar-vos as aves de fauna legalizada do Augusto; excelentes diamantes de Gould do Joel e do Marco, entre outros; hamsters e porquinhos do Fábio; exóticos raros do Sr. Dias; misturas de fórmula únicas nos diversos feirantes; artigos usados de qualidade; um espectacular Aestiva do Alves; agapornis em diversos vendedores, alguns criados à mão; codornizes de estimação; Coelhos anões; Mandarins variados; muitos curiosos; turistas deslumbrados; etc.
A juntar a tudo isto, podem chegar lá de comboio e apreciar a estação e o espaço que a circunda. Podem passar no mais importante monumento do norte, a Torre dos Clérigos. Apreciem uma boa bifana ou entrem nas melhores pastelarias que se abrem para que provem o que me melhor se faz, etc.
APAREÇAM! E venham acrescentar algo a este Hobbie...