alex__99
***
Mensagens: 108
Registado: terça, 17/abr/2007, 21:33

Grave problema! se puderem deêm-m sugestões pf!!!

segunda, 13/ago/2007, 22:15

Boa noite!
Estou com um grave problema e não sei o que hei-de fazer. é o seguinte:
Começei esta minha aventura de criação de canarios no principio deste ano. tenho adorado esta experiencia e estou completamente viciado! Para alem dos canarios tambem já comprei outras aves. Já construi o meu viveiro para os canarios e neste momento estou a começar a construir outros viveiros para os agapornis entre outros. Tenho todo o cuidado para com eles, pois tive um amigo que é um grande criador que me deu algumas dicas. Agora vamos a parte do problema. Eu no mês de outubro vou para a universidade. so vou vir a casa ao fim de semana. estou completamente em panico! Para alem de estar viciado, ja investi tb algum dinheiro já para não falar que o meu objectivo e participar em exposições a medio prazo. Mas agora não sei o que hei-de fazer!! Claro que tenho umas pessoas k lhes podem mudar a agua 2 a 3 vezes por semana mas não é igual. eles estão habituados aquelas "papas", ao germinado 2 vezes por dia akelas "vitaminas". Vai ser muito complicado arranjar uma solução. claro k n posso abdicar do meu curso por causa dos canarios(as vezes ate é o k me apetece) mas tb nao keria abdicar do meu sonho k é ser um bom criador. Se tiverem sugestões ou me conseguirem ajudar agradecia muito.
Obrigado.

Cumprimentos

xef
Site Admin
Mensagens: 228
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29
Contacto: Sítio web

segunda, 13/ago/2007, 23:02

Boas,

É uma situação um pouco complicada realmente. Não precisas de abdicar do sonho de ser um bom criador, isso é algo demasiado forte. Mas talvez devas adiar um pouco esse objectivo e manter por agora uma criação a mais baixo nível com menos aves.

Existem bebedouros automáticos, penso que comedouros também. Isso pode ajudar, mas não é a mesma coisa. Uma semana é muito tempo. Mas com esses automatismos e mais alguém a ir dando uma ajuda, talvez seja possível. São várias hipóteses a serem estudadas...


Cumprimentos,
Bruno

stbfv
***
Mensagens: 126
Registado: sábado, 27/jan/2007, 20:50

segunda, 13/ago/2007, 23:06

boa noite ao forum

boas Alex nao deves ser o primeiro nem o ultimo com esse tipo de problemas mas lembra te primeiro a tua vida particular( profissional )
agora que acabou a epoca de criacao fica um pouco mais facilitada a manutencao das aves mais complicado e na criacao mas como so tens o fim de semana livre se nao estiveres que estudar para exames
aconcelho te a que nao tenhas muitos casais a criar mais vale poucos e bons que muitos .... ja que pensas em participar em exposicoes tenta obter um bom (sangue ) e na epoca de criacao pede a alguem da tua confianca que te ajude durante a semana e com o tempo vais saber gerir as duas coisas
dou te um exemplo de um amigo meu que por motivo de trabalho so estava em casa ao fim de semana durante a semana o pai tratava das aves isto durante 2 anos e mesmo assim conseguiu tres primeiros lugares em duas exposicoes que participou
mas se por algum motivo tiveres que parar com a criacao nao te priocupes realiza o sonho profissional e depois teras todo o tempo para voltares as criacoes e exposicoes muitos ja o fizeram e hoje sao bons profissionais e exlentes criadores

vemo nos por ai
porque ter inimigos se todos morremos
Imagem
PAULO MARTINS
SETÚBAL
FONP
STAM-782I

Avatar do Utilizador
RafaelMarcela
Mensagens: 20
Registado: segunda, 16/jul/2007, 21:57
Localização: Aveiro-Portugal
Contacto: Sítio web

segunda, 13/ago/2007, 23:08

Tens duas opções, a primeira é pedir ao teu amigo que é criador, para cuidar deles e a segunda é reduzires o plantel e leva-los contigo. :) Isso sim seria uma prova de amor :P

Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

terça, 14/ago/2007, 14:34

Eu já estive na mesma situação que tu, quando fui para o ensino superior só podia ver as aves ao fim de semana, felizmente tinha alguém para me tratar das aves diariamente, no teu caso com canários pode ser mais complicado já que sem serem tratados todos os dias as coisas podem não correr muito bem, por isso o que eu te aconselho é que para já dimensiona o teu plantel e instalações de maneira a dares o menos trabalho possível as pessoas que te vão tratar das aves, os bebedouros automáticos são uma boa opção e podes experimentar passar as aves para granulado, resolvia-te logo todos os problemas relacionados com a alimentação, quando te mudares para a cidade onde iras estudar, tenta procurar uma vivenda onde possas ter alguns dos casais fundamentais, isso não é impossível se forres estudar para uma Escola que não esteja num dos grandes centro urbanos, se verificares que as coisas não estão a funcionar e que não estas satisfeito com os resultados, deixa andar até acabares o curso e depois recomeças, quanto aos agapornis não te preocupes, se tens quem possa dar comida e agua algumas vezes durante a semana eles aguentam bem, e mesmo só a agua e a semente vão tirar crias em numero suficiente para dar uma ajuda na alimentação dos canários, para mais em viveiro a carga de trabalho é mínima e os períodos críticos calham em alturas em que vais estar de ferias, portanto aí podes estar descansado.
Pedro Ramalho

Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1002
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Mudanças

terça, 14/ago/2007, 20:17

Olá Alex,

O que te está a acontecer, também se passou, passa ou passará com a grande maioria das pessoas. Sejam por estudos, mudanças de casa, trabalho. Mas não é o fim do mundo!!

Em primeiro lugar como já disseram mentaliza-te de uma coisa. Presumo que se vais agora estudar serás novo, logo tens MUITOS anos pela frente para pensares em criação mais a sério.
Curiosamente quando fui para Universidade aconteceu o oposto, comecei a criar aves. Isto porque sai da cidade e passei a ter outras condições. Mas voltava a cada diariamente. Quando casei e comecei a trabalhar, depois com uma filha, acredita que foram 3-4 anos de MUITA mudança em que as criações têm ficado bem abaixo nas prioridades. Mas isso não quer dizer que parei, pelo contrário, fui fazendo instalações novas e continuei a aprender. À medida que a disponibilidade vai aumentando acabamos por ter mais bases e condições para criar.

Os canários exigem atenção diária em criação. Se não a podem ter tens que adaptar o sistema. Se não podem ter papa mudada todos os dias tens que optar por uma papa húmida! Germinado duas vezes por dia, se não tens alguém de total confiança para tratar deles ESQUECE! É bom, sim, mas também criam sem germinado. E acima de tudo aceita que possivelmente não terás resultados a 100%.

Podes perfeitamente criar condições para dar comida 1-2x/semana. Precisas de alguém que trate da água, ou então pensa num sistema automático. A questão essencial é ponderares entre o óptimo e o bom e fazer o melhor possivel com o que tens disponivel.

A minha sugestão? (para mais nesta altura do ano) Acaba com o germinado e adapta-os a uma papa semi-húmida. Podes usar os suplementos na papa. Analisa as possibilidades de comedouros para as tuas gaiolas, vê quanto duram com comida e quantos podes colocar (e acerta a mistura para evitar desperdicios!).
Dito isto tens quase 6 meses antes da criação, como tal calma. Estás numa boa fase para fazer estas mudanças!!

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

alex__99
***
Mensagens: 108
Registado: terça, 17/abr/2007, 21:33

quarta, 15/ago/2007, 16:38

Boas pessoal.
Desde já o meu muito obrigado por todas as vossas sugestões.
Neste altura vai ser um pouco mais facil pois as criações ja acabaram e ja passem a maior parte dos canarios para as voadeiras. Têm comedouros grandes o que axo suficiente para a semana inteira. Em relação aos bebedouros é que é um pouco mais complicado. mas vou tentar ao menos a que arranje alguem para k mude a agua ao menos 3 vezes por semana. Ate tenho pena de deixar de dar germinado pois é aquilo que eles gostam mais. Em relação á papa semi-humida eu ja lha dou por isso não é grande problema.
Depois quando começar a epoca de criação é que vai ser complicado. Será que os pais conseguem criar os filhos sem o germinado? Que opções ha mais? Eu nessa fase dou de tudo um pouco. Dou papa, germinado, semola, pretty-byrd, entre outras coisas. Em relação aos bebedouros semi-automaticos nao estou bem dentro do assunto nem sei como funcionam.
Vamos la ver como as coisas correm.
Mais uma vez agradeço pelas ajudas.
Cumprimentos

ereira
***
Mensagens: 117
Registado: terça, 05/jun/2007, 17:11
Localização: Pombal

quarta, 15/ago/2007, 16:53

boas

bem eu posso falar por experiencia propria( terminei o 1º ano de universiade este ano) que ter muitas aves sem estar presente e complicado.
no meu caso so com alguns casais de psitacideos ja foi dificil porque os meus pais nao tem tanta paciencia como eu e nao tem tanta atençao as aves, logo se surgir algum problema c crias etc nao o sabem resolver e cansaram-se de tantas gaiolas, dai eu estar a construir um novo viveiro pa criar em colonia. nos canarios sera ainda mais dificil pois exigem muito mais atençao e trabalho mas como ja aqui foi dito podes ficar com os melhores casais e pedir que alguem os trate com dedicaçao. quanto a levares alguns contigo nao aconselho pois ao fim de semana vais ausentar-te e ai nao ha mesmo minguem para tratar deles..
o melhor seria mesmo poderes ir a casa todos os dias mas isso e dificil quando se esta a alguns km de casa...
so me resta desejar boa sorte nos estudos e na criaçao de aves.
se tudo correr bem seremos an ova geraçao de criadores portugueses!!
abraços

SJR
Mensagens: 44
Registado: quinta, 12/abr/2007, 13:28

sexta, 24/ago/2007, 20:11

Boa tarde,
Quando tiveres oportunidade dá uma espreitadela numas fotos num outro tópico- nos últimos 20 com o título " os meus viveiros e aves ", penso que te irá interessar...
O sistema que essa pessoa usa para alimentar as suas aves acho que é mesmo adequado para o teu problema.
São uns comedouros e bebedouros tipo automático bastante grandes, é só necessário ir uma pessoa dar uma espreitadela para averiguar se está tudo bem.
Espèro que tenha ajudado alguma coisa..
Cumprimentos.
Silvia Ribeiro

Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1002
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Mudanças

sábado, 25/ago/2007, 23:35

Alex,

A questão é optares claramente sobre o que pretendes fazer. Criar condições para manter as aves com comida e agua durante a semana é simples. O problema coloca-se se pretendes criar com elas, sendo possivel exige outros tipos de cuidados.
Analisa primeiro as instalações que tens e que alternativas tens nesse campo, depois disso pensas no que é possivel fazer e no trabalho que isso envolve.
Eu nos últimos anos simplesmente não tenho criado praticamente, porque isso exige muito mais tempo do que a simples manutenção. E para conseguir manter as aves que queria construi e remodelei as instalações quase se raiz. Infelizmente por vezes não podemos ter o ideal...
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Voltar para “Diversos / Off-Topic”