ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

OLX - Venda de aves ilegais

Todos os dias no OLX me deparo com anúncio de vendas de centenas de aves provenientes de capturas massivas, e penso como é possível isto ser permitido e compactuarem com isto?
É que tanto é ladrão o que vai à horta como o que fica à porta.
Quer dizer, não autorizam uma pessoa a colocar uma foto da net, mas fazer vendas ilegais está tudo bem..

Sempre que via um anúncio fazia um report mas nada era feito, agora nos últimos dias sempre que vejo um anúncio desses faço um report dizendo "Venda ilegal de aves protegidas pelo ICNF. Solicito a remoção do anúncio sob pena de apresentar queixa a esta mesma entidade".
E para surpresa minha já foram removidos 3/4 anúncios.

Sei bem que esta medida não é suficiente para acabar com as capturas, mas de certo que será uma ajuda, pois se não houver meios onde os caçadores coloquem aves à venda, certamente que vão demorar muito mais a vender as aves e consequentemente apanhar menos.
Assim sendo faço aqui o apelo a todos os que frequentam o forum e que utilizem o OLX, para que reportem todos os anúncios que contenham à venda aves capturadas. Vamos todos ajudar a acabar com as capturas. Desculpem o desabafo.

Abraço
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: OLX - Venda de aves ilegais

É de louvar a tua atitude, mas não sei se vais colher grandes frutos, primeiro porque são muitos anúncios e segundo existem outros sites de venda e feiras onde vendem, Porto e Paços de Ferreira têm sempre pintassilgos e outras aves capturadas à venda e ninguém faz nada. Mas o que é certo é que se ninguém tomar a iniciativa, como tu, então é que nada muda de certeza.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: OLX - Venda de aves ilegais

Eu sei que sozinho não vou a lado nenhum porque só no OLX existem cerca de 500 anúncios do gênero mas se formos muitos a remar para o mesmo lado penso que poderemos fazer algo contra as capturas.
Alguns dos users que denunciei além de lhes ser removido o anúncio foram bloqueados, ou seja terão que criar novo e-mail e nova conta, se todos os dias for denunciado e bloqueado há-de haver o dia em que começam a desistir de criar contas, já que a administração do site nada faz de livre vontade só se forem pressionados, se todos fizermos esta 'pressão' talvez as capturas baixem.
Se todos sem excepção sempre que viram um anúncio o denunciarem assim como chamarem a polícia sempre que virem um vendedor numa feira, acredito que aos poucos possamos diminuir as capturas.
E tal como o José diz, se ninguém fizer nada é que isto não vai mudar, temos que começar por algum lado.
traguedo
Mensagens: 40
Registado: sexta, 06/mar/2015, 17:10
Localização: Aveiro

Re: OLX - Venda de aves ilegais

que tipo de aves está a falar? vou estar atento a isso e ajudar no que puder
Cumprimentos
Bruno Traguedo
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: OLX - Venda de aves ilegais

Um sem fim delas, quase tudo o que tenha asas e bico esses pseudo amantes de aves caçam e vendem, mesmo sabendo que muitas delas nem 1 semana vão durar, os principais são pintassilgos, verdelhoes, tentilhões, lugres, chamarizes, pintarroxos.. mas também dom fafes, chapims, rouxinois, escrevedeiras, bicos de lacre, dominos, bengalins da índia e consoaente a altura do ano, também aparecem bicos grossudos, tentilhão montês entre outros.

É sempre bem vinda a sua ajuda quantos mais formos mais armas temos para lutar.
Faria
Mensagens: 16
Registado: terça, 05/jan/2016, 09:57

Re: OLX - Venda de aves ilegais

Vi que alguém aqui falou em bengalis da índia........
Os bengalis da índia precisam de cites....?
Eu adquiri 2 casais a 2 semanas anilhados não fazia ideia que precisavam de cites.... :shock: :shock: :shock:
Ja agora sem o post não tem nada a ver mas alguém entendido na matéria me podia ajudar a fazer o registo no ICFN.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
R_JOKER
***
Mensagens: 171
Registado: sábado, 19/abr/2014, 15:12
Localização: Barcelos
Contacto: Sítio web

Re: OLX - Venda de aves ilegais

Os bengalins da India
Amandava Amandava nao precisam de CITES, existe outra espécie de Amandava que precisam
Pelo menos ja li em algum lado isso
Corrijam me se tiver enganado..
Cumprimentos
Rui Filipe


http://filipeexoticos.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
R_JOKER
***
Mensagens: 171
Registado: sábado, 19/abr/2014, 15:12
Localização: Barcelos
Contacto: Sítio web

Re: OLX - Venda de aves ilegais

Quanto ao post, estou de acordo com o ruben que devemos denunciar..
mas infelizmente já estou mentalizado que não se consegue controlar a captura ilegal.. vai haver sempre quem compre essas aves..
e ve se no caso dos bicos de lacre, em lojas de animais a venda, e tenho a certeza que são aves capturadas..
Se em lojas nao há controlo na internet ainda pior..
Cumprimentos
Rui Filipe


http://filipeexoticos.wordpress.com/
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: OLX - Venda de aves ilegais

Boas.
Concordo plenamente com a proibicao da venda e sou contra a captura apesar de em miudo tambem ter praticado essa modalidade. Mas apanhava alguns para ter , nao era ás centenas para vender.

Mas na minha opiniao a captura nunca vai acabar. Com essas denuncias que sou de acordo que se façam , o que vai mudar é apenas o preço das aves.

Para mim a solucao era : Faziamos um grupo e assinavamos qualquer coisa para mostrar que todos apoiamos a causa. Depois combinavamos com as autoridades e faziam.se 10 ou 20 apreensoes em flagrante e ao mesmo tempo acompanhados por alguem que fizesse uma reportagem. Depois passava no telejornal por exemplo e aí sim acredito que dessem ouvidos a esse crime .
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: OLX - Venda de aves ilegais

Atençao não disse que os Amandava Amandava (Chamados erradamente Bengalim da India, pois são salvo erro, do Paquistão, a Amandava formosa chamada normalmente Bengalim Verde, é que é originário da India) precisavam de CITES simplesmente disse que é uma ave que já se encontra em território português, mas que também já é capturada com fartura e como tal não devera durar muito tempo por cá.

É esta uma das razões que me leva a querer criar este 'grupo/movimento' contra as capturas massivas, imaginem-se daqui a 40 a mostrarem uma foto de um tentilhão ao vosso neto e dizerem"Vês que bonito o passarinho da foto, pena não poderes ver nenhum em liberdade pois a espécie extinguiu-se devido à captura às centenas". Deplorável...

Tal como disse o Ashwinder também já o fiz quando era miudo, mas há aqui aspetos importantes a ter em conta, o primeiro e que diz muito, era um miúdo! Depois, capturava com alçapão ou caniça e não apanhei mais que 30 aves em toda a minha infância de caçador(praí dos 11 aos 16) outro, nunca vendi uma única ave, apanhava simplesmente para desfrutar das aves num viveiro de 10m2 que tinha na aldeia. Ultimo mas não menos importante, na altura não havia outra forma de ter este tipo de aves legalmente, hoje em dia há, e é jogo sujo andar um criador a gastar muitas centenas de euros em aves, instalações, registos, alimentação etc.. e por uma ave à venda por 75€, e vem um artista compra uma rede por 15€ apanha uns 50, morrem 30 e mete os que sobreviverem à venda na net por 10€, vai uma pessoa que é um pouco leiga na matéria mas gosta destas aves e pretende adquri-las e encontra a mesma ave a 10 e 75€!! Qual é que ele vai comprar? A de 10€, ilegal, obviamente. E assim lá vai o caçador armar a rede e apanhar mais uns quantos, isto é um ciclo vicioso.
E acho que se impedirmos estas pessoas, leigas na matéria, de ter acesso a estes anúncios sempre é mais uma maneira de reduzir a procura e consequentemente a caça, claro que acabar nunca vai acabar mas penso que pode ser uma ajuda.

Cumprimentos,
Ruben
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: OLX - Venda de aves ilegais

Pois eu tambem era um viveiro enorme e como dizes e bem , nessa epoca nao havia legal.
Eu capturava era nos ninhos. Os meus avós faziam horta e por la habitavam milheirinhas, verdilhoes e pintassilgos. Eu gostava de observar os ninhos e as crias. Quando chegava a altura dos filhotes abandonar o ninho apanhava.os à mao e metia numa gaiola , depois os pais davam comida . quando os levava pa casa ainda os pais faziam outra postura por perto e eu nao mexia mais, pois tambem adorava ver o meu terreno povoado. Nunca vendi nenhum e raramente me morreu algum em cativeiro.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: OLX - Venda de aves ilegais

ashwinder Escreveu: Para mim a solucao era : Faziamos um grupo e assinavamos qualquer coisa para mostrar que todos apoiamos a causa. Depois combinavamos com as autoridades e faziam.se 10 ou 20 apreensoes em flagrante e ao mesmo tempo acompanhados por alguem que fizesse uma reportagem. Depois passava no telejornal por exemplo e aí sim acredito que dessem ouvidos a esse crime .
Não sei se era de muita ajuda, já aconteceram apreensões na feira dos passarinhos do Porto e passaram na TV e jornais e penso que continuem a vender (já lá não vou há uns 2 anos, mas acredito que se continue a vender nos cantos da feira).
Em Paços de Ferreira é que é vergonhoso, é à descarada e a associação ornitológica que é no local da feira nada faz.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Mika
****
Mensagens: 364
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40
Localização: Amarante

Re: OLX - Venda de aves ilegais

Vou falar visto que também sou contra a venda e captura ilegal dessas aves. À uns meses atrás encontrei um anúncio que na própria descrição dizia que as aves (pintassilgos, naquele caso) tinham sido capturados em campo. Mesmo à descarada. Tive de fazer umas 5 denúncias para puder ver aquele anúncio eliminado.
Se nos juntarmos todos a eliminar alguns anúncios, nem que fosse meia duzia por dia, chegava para diminuir essa "praga".
Poderiamos também fazer um comunicado às entidades competentes acerca de aves que estão a ser vendidas e
Ilegalmente para ver se fazer a caça ao homem.
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: OLX - Venda de aves ilegais

Em Paços de Ferreira é que é vergonhoso, é à descarada e a associação ornitológica que é no local da feira nada faz.
Sim é incompreensível essas situações, isso e ser ilegal capturar aves, mas nas feiras locais o que mais se vê à venda são redes, alçapões e visgos, enfim..
É que são coisas que só são para o efeito caça, não tenham outra 'função legal' digamos.
Avatar do Utilizador
B-Machado
****
Mensagens: 353
Registado: terça, 17/jul/2012, 10:56
Localização: Porto, Portugal

Re: OLX - Venda de aves ilegais

ruben10PT Escreveu:Atençao não disse que os Amandava Amandava (Chamados erradamente Bengalim da India, pois são salvo erro, do Paquistão, a Amandava formosa chamada normalmente Bengalim Verde, é que é originário da India) precisavam de CITES simplesmente disse que é uma ave que já se encontra em território português, mas que também já é capturada com fartura e como tal não devera durar muito tempo por cá.
Boas,
Não conheço a ave (bengalim verde), não sei se a capturam ou não, mas se não é uma espécie autóctone da nossa fauna penso que não devia ser comparada a por exemplo espécies como o pintassilgo, tentilhão, etc...
Na minha opinião até faziam um favor à nossa fauna e flora, por muito bonitos que estes pássaros pareçam vão sempre concorrer com as espécies autóctones criando um grande desequilibro, lutando pelas mesmas fontes de comida, território etc, o mesmo se aplica a espécies como o ring neck (rabos de junco), rouxinol do Japão, etc...
Não apoio sim, as condições em que metem as aves e a forma como são mantidas depois de capturadas (falo nas espécies oriundas de outros países e por isso que não autóctones).
O mesmo se aplica a espécies de plantas e peixes provenientes de outros continentes, como por exemplo o peixe gato, que faz uma concorrência injusta com as espécies locais.
Quanto ás nossa espécies autóctones estou completamente de acordo no que toca à sua protecção e preservação através de campanhas de sensibilização, apreensão de aves capturadas ilegalmente, medidas de protecção como a vigilância em áreas frequentes de captura, etc...
Cumprimentos,
Bruno Machado

Voltar para “Diversos / Off-Topic”