Avatar do Utilizador
Sérgio Quintaneiro
***
Mensagens: 79
Registado: terça, 02/jan/2007, 02:28
Localização: Vagos - Aveiro
Contacto: Facebook

Alimentação para aves em estado selvagem

Boa noite.

Pretendo colocar comedouros num quintal que tenho mais ou menos abandonado, de modo a criar um hábito às aves de se virem alimentar.

Nesse mesmo quintal, tenho as seguintes arvores: laranjeira, macieira, pereira, diospireiro, nespereira, tangerineira, entre outras arvores, tal como uma cameleira (local predilecto dos melros cá da zona para nidificar). Costuma ter igualmente couves, batatas, produtos agrícolas em geral, costumando semear também girassóis propositadamente para chama-los...

Como é um local onde só se vai uma vez por dia e é consideravelmente grande, possibilita-lhes um habitat calmo e com boas condições para a alimentação e nidificação

Pretendo tentar fazer como se vê nos filmes (para depois o pessoal mandar a piada fácil, epá isso é mesmo como nos filmes) :D

As aves que já lá avistei foram: melros (ninhos, casais e crias); pintassilgos (casais e crias), champim real (não sei distinguir o que vi), entre outras aves...

Então, a minha dúvida é a seguinte: que tipo de alimentos colocar nesses comedouros? De modo a conseguir ter um pouco de todas as aves...

Obrigado
Um abraço

Sérgio Quintaneiro
STAM 945G
Registo de Criador 15PT0091/B
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Alimentação de aves selvagens

:D Olá Sergio!


Melhor que dar é oferecer! Já que tem um quintal, experimente semear girassol, cosmos e cravos chocos. Os vendilhões e pintassilgos vão adorar comer essas sementes. Existem outras plantas que poderá ter que produzem bagas e ou sementes de que as aves silvestres gostam. Para além de estar a embelezar com cor e alegria das flores o seu quintal ajuda as aves com alimento fresco e natural. Cuidado com os pesticidas e outros produtos que são usados na agricultura que são prejudiciais as aves.

Se procurar na net poderá encontrar outras sugestões e projectos de construção de ninhos e mesas para oferecer alimento as aves selvagens no Inverno.

Com amizade,

Armando Moreira :)
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Alimentação de aves selvagens

Olá Sérgio,

Quando vieres a minha casa posso mostrar-te os arbustos que tenho no meu quintal que atraem sempre muitas aves e dou-te uma lista das plantas que os meus pais costumam ter e que, por vezes para desespero deles, os pássaros adoram!

Um abraço.

Miguel Isidoro
Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

Boa noite se quizer posso enviar por mail um ficheiro em pdf com varios comedouros e tipo de mesas para alimentar as aves ao ar livre tais como tipo de comida, gaiolas mas deixo uma sugestão se tiver possibilidades de ir a uma livraria compre o livro Guia das aves da editorial estampa onde tem varias ideias e sugestões de todo o tipode comedouros para aves ninhos, alimento etc :lol:
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com
Avatar do Utilizador
Sérgio Quintaneiro
***
Mensagens: 79
Registado: terça, 02/jan/2007, 02:28
Localização: Vagos - Aveiro
Contacto: Facebook

Agradeço se enviar.
Um abraço

Sérgio Quintaneiro
STAM 945G
Registo de Criador 15PT0091/B
cjdmc
***
Mensagens: 56
Registado: sexta, 13/abr/2007, 10:41

Bons dias, Sr. vitor anastacio peço desculpa estar a meter-me no vosso post, mas será que me pode enviar também esse ficheiro com ideias para ninhos, comedouros, ...para por no quintal.

Li a questão do livro, irei à procura dele.

um abraço e obrigado.

o meu e-mail : cjdmc@iol.pt.

Obrigado.

Carlos Costa
Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

Boa trde antes de mais obrigado pelo interesse,nao tem nada que pedir desculpa estamos ca e para ensinar alguma coisa e aprender outras,quanto a questão do sr.se não se importar pela minha parte dispensso o ( sr) porque no meu ver podemos dizer que estamos " entre amigos " e acho que não e preciso tanta formalidade,se poder ajudar nalguma questão e so dizer :P :P quanto a questão do ficheiro ja foi enviado,se por acaso não receber e favor dizer porque tenho tido problemas com o mail ( virus ) :P
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com

Voltar para “Diversos / Off-Topic”