Página 1 de 2

Trovoada e choco

Enviado: terça, 20/fev/2007, 14:11
por Miguel Isidoro
Olá a todos.

Gostaria de saber o que pensam da crença popular segundo a qual se houver uma trovoada durante a incubação os embriões morrem a menos que o ninho esteja em contacto com algo em metal.

Pessoalment não vejo justificação cientifica para tal crença mas...posso estar enganado.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro

Enviado: domingo, 12/abr/2009, 12:26
por Zé Passarinheiro
Boas Miguél :) sim de facto os trovões dão cabo dos embriôes ,por isso á muitos anos se diz que o metal absorve a gravidade dos relampagos e trovôes , por acaso comigo aconteceu ,pois sempre queria ver se o que a minha avó fazia nas galinhas se resultava nos passaros e ao que parece ,sim :) :)

Enviado: domingo, 12/abr/2009, 16:56
por paulosousa
a electrecidade estactica que anda nor ar é que mata os embriões penso eu a minha mãe metia uma ferradura por baixo das palhas do ninho e resultava pois não morriam assim. eu nunca meti nada e nunca tive queixas sempre me nasceram tanto com trovoada como sem ela mas não me posso esquecer que tenho grades a electrecidade atrai ao metal ai faz a descarga.

Enviado: segunda, 13/abr/2009, 00:34
por joao rosa
Boas, não sei se é coicidência ou não mas á uns 15 dias houve aqui uma trovoada grande e hoje já estava farto de esperar e até porque já deviam ter nascido á algum tempo e fui tirar os ovos e partiu-os para matar a curiosidade e de 5 casais de agapornis (22 ovos) todos galados, só nasceu um passarinho... Os embriões estavam todos mortos a meio do desenvolvimento...
cumprimentos,
João Rosa

Enviado: quarta, 15/abr/2009, 00:38
por Zé Passarinheiro
Porra !!!!! :( :(
Depois de tanto trabalho é azar amigo Joâo :( Olhe amigo força e vamos pra próxima e nao se esqueça de pôr o alfinete de dama por debaixo do ninho pelo sim e pelo não
Fico chateado com o sucedido ,boa sorte prós próximos .

Enviado: quarta, 15/abr/2009, 13:55
por ferreira
Bom dia a todos.
Ora aqui vai a minha opinião sobre a matéria :D
De facto os nossos avós e pais quando metiam aves de capoeira a chocar punham um pedaço de ferro que tanto podia ser uma ferradura, uma tesoura ou outro objecto por baixo do ninho e acreditanto que as trovoadas não faziam mal.
ora isso é simplesmente folclore e ignorância, a electricidade estática nada tem a ver com a morte dos embriões, mal de nós e todo o ser vivo se assim fosse, já que estamos rodeados por dela. O que realmente provoca a morte dos embriões é o barulho e estremecimento provocado pelos trovões.

Um abraço, Ferreira
http://forumdoferreira.no.sapo.pt/

Enviado: quarta, 15/abr/2009, 22:38
por gonçalo
Tambem partilho da opiniao do "amigo" Ferreira. Nas Galinhas sempre pus a tal ferradura e morriam na mesma, dai deduzir que o enorme barulho que o trovao faz provoque isso.

trovoadas

Enviado: quarta, 15/abr/2009, 23:52
por Typhon
Ora nem mais, o que provoca a morte no embrião é o barulho provocado pelo "trovão".
Apenas de salientar que a percentagem de mortes é mais acentuada quando mais perto estiver o embrião do nascimento. Isto deve-se ao facto, de que o barulho provoca medo e stress em todas as aves e como é óbvio as que estão dentro daquela casca tão fina não são excepcção, logo se chegar a um ponto de cansaço extremo, a pobre ave não irá conseguir transpôr a derradeira barreira!!

André

Enviado: quinta, 16/abr/2009, 12:21
por ferreira
Bom dia a todos.
Sou criador de exóticos em especial D. Gould, como é sabido eles começam a criar no fim do Verão, acontece que as festas do meu Conselho são em meados de Setembro e como não podia deixar de ser no primeiro e ultimo dia há sempre um arraial de fogo de artificio, acontece que de há coisa de uns 10 anos para cá esse fogo começou a ser lançado perto da minha casa e desde então nunca mais pude meter pássaros a criar durante esse tempo precisamente porque morriam os embriões mais desenvolvidos com o barulho dos foguetes.

Um abraço, Ferreira

Re: Trovoada e choco

Enviado: terça, 19/abr/2011, 09:52
por Devil
Pois ontem foi dia de trovoada e relampagos .acho que foi tudo á vida ,criando no exterior ,tou quase certo disso ,parece-me que nem os alfinetes safaram os ovos já em choco .
Sentiram o forte temporal que assolou lisboa ??
Lá se vai trabalho pró caneco . :x :evil:
Imagem

Ontem não se passou bem isto ,mas houve vários rasgos nos céus por aqui

Re: Trovoada e choco

Enviado: terça, 19/abr/2011, 11:56
por Nélio Clemente
Aqui tambem esteve assim e ao mais estou na terra santa :mrgreen:

Re: Trovoada e choco

Enviado: terça, 19/abr/2011, 15:18
por Pedro3
falando em relampagos e trovoda ontem na minha terra tambem ouve qe chegue.
e ja tinha 3 casais na choco com 3 ovos cada , mais ou menos daqui a quantos dias e qe possa ver se o embriao ainda esta vivo ou se estao galados os ovos ?

Re: Trovoada e choco

Enviado: terça, 19/abr/2011, 17:24
por Nélio Clemente
Pedro3 Escreveu:falando em relampagos e trovoda ontem na minha terra tambem ouve qe chegue.
e ja tinha 3 casais na choco com 3 ovos cada , mais ou menos daqui a quantos dias e qe possa ver se o embriao ainda esta vivo ou se estao galados os ovos ?
Podes ver se o embrião se esta a desenvolver a partir mais ou menos do 8 dia, de que especie estas a falar?

Re: Trovoada e choco

Enviado: terça, 19/abr/2011, 18:05
por Pedro3
boas nelio , sao red rump e roseicollis, mas se eu for la mexer eles nao irao enjeitar?

Re: Trovoada e choco

Enviado: terça, 19/abr/2011, 18:13
por Nélio Clemente
Ha aves que por vezes fazem essa partida, o que podes fazer e é o que eu faço é comprar uma lanterna pequena e por volta desses dias apontas para lá e já deves conseguir ver os vasos.