bem, bem... já se fala aqui de muito... xD
vamos lá começar...
A minha opinião: quanto à profecia do povo maia:
eram um povo muito muito inteligente, construiram muita coisa, descobriram outras que só passados muitos anos foram reconhecidas, e fizeram por exemplo, entre muitas outras coisas, o calendário maia, que por sinal era de longa duração.
ora, comparando-o com o nosso, enquanto que o nosso tem uma duração dum ano, e todos os anos, acaba a 31 de Dezembro, o deles, como era de longa duração, acaba (salvo erro) a 21 de Dezembro de 2012, começando no dia a seguir outro, com a mesma duração... embora eles já nao façam mais nenhum, pois já cá não estão... (os maias)
por isso, essa da profecia, elimino!
depois, gases, poluição, etc, : é possível, mas será que só afecta uma família específica de aves: os tordos?? e uma familia (ou espécie, agora nao sei) de peixes??? será que o agente poluente não apanhava mesmo nem que fosse uma ave ou peixe, uma apenas, doutra especie qualquer??
F16: é possível, porque não? e na água, um super sumarino??

Deve ser daqueles que estavam encomendados para portugal...
condições climatéricas: é bem possível, mas mais uma vez, será que no passado não têm havido até piores e porque só afectou essas espécies.
Está dificil, pelo menos para mim, crer nalguma explicação dada até agora... muito menos as dadas pelos jornais... fogo de artificio... xDD
pedroportugal Escreveu:os tordos sargento tenehm ma visão a noite como estavam assustados por causa do fogo de artificio em ves de subirem para o ceu ou voarem normal . voaram no sentido ceu-terra e embateram contra as ruas.casas,arvores etc..
E os peixes? nadaram no sentido mar - terra? - essa até era possivel, se só tivesse acontecido aos tordos... mas é uma explicação plausivel, sim senhor.
Alguma solução?? : Não sei... os testes de laboratório aos animais apanhados podem dizer alguma coisa...