morte de conures

Assuntos diversos relacionados com o tema AVES ou que não se adaptem aos tópicos existentes.

Moderador: Tiago Neves

morte de conures

Mensagempor filipemoreira » terça, 28/jun/2011, 21:53

Boas!
tenho um casal de conures que nao consegue criar os filhos,eles assim que nascem morrem logo no outro dia e ja reparei que nao ficam com comida no papo.
A minha pergunta é a seguinte, será que posso colocar os ovos dos conures num ninho de caturras?
Desde ja obrigado pela vossa ajuda
Abraço

Filipe Moreira
filipemoreira

Registado: terça, 28/jun/2011, 09:30

Re: morte de conures

Mensagempor pfcarquejo » quarta, 29/jun/2011, 08:52

Bom dia,
Reparou se os filhotes apresentavam mais algum sinal, para além de não terem comida no papo?
Por acaso viu se os filhotes levantavam bem o pescoço e pediam comida, antes de morrerem obviamente?
Fez algum tratamento para desparasitação dos adultos, bem como prevenção a salmonela e infecções baterianas antes de iniciar a criação?
Faço estas perguntas porque é possível que a morte das crias se deva a outros factores, que não simplesmente os pais não as alimentarem. Por isso tentaria despistar outras causas e descobrir a causa real da morte antes de ir pelo caminho das amas (e nem sei se as caturras podem ser amas de conures).
Se tiver possibilidade, seria interessante mandar analisar as feses das aves adultas ou mesmo fazer-lhes análises ao sangue para despistar uma serie de possíveis doenças.

Boa sorte
pfcarquejo

Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40

Mensagempor Nuno1987 » quarta, 29/jun/2011, 13:32

pfcarquejo Escreveu:Se tiver possibilidade, seria interessante mandar analisar as feses das aves adultas ou mesmo fazer-lhes análises ao sangue para despistar uma serie de possíveis doenças.

Boa sorte

Boas.

Alguém sabe quais os passos a seguir para fazer a análise das feses ou sangue as aves? Preços e outras burocracias... É que já enviei um email a empresa portuguesa "STABVIDA" bem como um topico no forum e não obtive qualquer resposta. Se alguem me poder ajudar, ficaria grato pela atenção.

Cump.
Nuno1987

Registado: quinta, 12/abr/2007, 20:58

Mensagempor filipemoreira » quarta, 29/jun/2011, 14:02

Boa tarde!
Eles levantam a cabeça,nas de cada vez que os vou espreitar para ver se nasceram algumas crias reparo que os pais os pisam e nunca têm comida nos papos.
Não fiz nenhum tratamento para as salmonelas so o que dei foi ( ad3e).
Desde ja Mt obrigado.
Filipe Moreira
filipemoreira

Mensagempor pfcarquejo » quarta, 29/jun/2011, 14:38

Olá Nuno,
Relativamente a informação sobre os preços das análises e quais as recomendadas para as especies que cria ou para qualquer situação anómala que detectar no seu aviário, penso que o melhor será dirigir-se directamente a um veterinário especializado em aves na sua zona e colocar as suas questões directamente.
Estas coisas não há propriamente preços tabelados para a análise A ou B, tudo depende do veterinário onde for, do laboratório que este utilizar e das especificidades de cada análise que for recomendada face às situações a avaliar/despistar.
pfcarquejo

Mensagempor pfcarquejo » quarta, 29/jun/2011, 14:48

Olá Filipe,
Eu não digo que eventualmente não possa existir da parte dos pais, por inexperiência por exemplo, alguma deficiência nos cuidados prestados aos filhotes. Nesse aspecto talvez alguém habituado a psitacideos similares o possa ajudar. No entanto, eu antes de tudo o mais tentaria debelar por completo outras hipóteses. E se você nada fez para além de dar AD3E ás aves, digo-lhe deste já que com psitacideos desses é bem possível que se verifiquem outros problemas que causam a morte prematura dos filhotes. É INDISPENSÁVEL antes de iniciar a criação desparasitar internamente as aves adultas e dar algo também contra salmonelas, isto já para não falar de fazer análises para despistar a existência de outras doenças que poderá ser necessário tratar ou que inclusivamente possam desaconselhar a utilização dessas aves na criação.
Se não quiser ir mais longe, PELO MENOS, dê aos Conures antes de voltar novamente a tentar criar um desparasitante para aves e, face ao que se tem verificado, dê depois de uns dias de descanso algo contra a Salmonela. Siga à risca o que disserem as bulas dos medicamentos que comprar para este efeito.
Mas a este propósito, e mais uma vez, talvez alguém mais habituado a psitacideos desse porte o possa ajudar dando-lhe uma ideia do programa de preparação para criação que faz.
pfcarquejo

Mensagempor filipemoreira » quarta, 29/jun/2011, 22:32

Boa noite!
Desde ja o meu obrigado pela ajuda.
Vou fazer o tratamento adequado para a criação e logo vejo no que vai dar,vou dar mais uma ou duas tentativas ao conures para criarem e senão os conseguirem criar vou tentar colocar os ovos nas caturras.

Atenciosamente,
Filipe Moreira
filipemoreira

Voltar para Diversos / Off-Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 3 visitantes