Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Piolhos

:D olá a Todos!

Na época de criação um dos problemas que podem acontecer é aparecer piolhos nos ninhos. Como sabem os piolhos vermelhos alimentam-se do sangue dos passarinhos e como consequência ficam anémicos e muito pálidos no inicio.

Muitos criadores como medidas preventivas pulverizam, com produtos próprios contra o piolho as gaiolas e os ninhos antes da postura dos ovos.

Pessoalmente e no meu caso que tenho menos de 10 casais, penso que isso não é necessario. Pois controlo de perto e todos os dias os tabuleiros e os poleiros a procura de pontinhos pretos sinal da presença destes parasitas externos das nossas aves.

Não estou imune a esta praga apenas questiono se vale a pena aplicar preventivamente os produtos anti piolho. Questiono se o seu uso indevido ou desnecessário não vai provocar o aparecimento de piolhos mais resistentes aos venenos usados para os eliminar.Já alguém teve a experiência de ter de mudar de produto pois este não era eficaz no combate a esta praga?

Todos os comentários serão bem vindos, com amizade, :)
LuixFlip
Site Admin
Mensagens: 613
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16
Localização: Sacavém
Contacto: Sítio web

ola Armando

o piolho vermelho é realmente uma praga, e falo por experiencia propria, eu tenho os meus canários num sotão e como tal é propicio ao aparecimento de pragas desse genero, há dois anos morreram-me muitas crias, sem motivo aparente, eu nunca desconfiei o que seria, talvez devido à minha inexperiencia e também ao facto de eu nao ter hipotese de observar os meus canarios tanto como desejava, no final da época de criacção e quando aproveitei para desinfectar os viveiros lá estavam eles, às centenas, para não dizer milhares, foi tudo muito bem lavado e utilizei produtos proprios para os matar, durante o inverno seguinte nem sinal deles, antes de começar a criacçao usei um repelente nos viveiros pensando eu que ia evitar a praga do ano anterior, puro engano, nao foi em tao larga escala mas mesmo assim voltei a ter problemas, mesmo utilizando depois produtos para os matar, para terminar, no inicio deste ano e antes de começar as criacçoes, usei um produto para matar pulgas e carraças dos cães e gatos diluido em agua e pelo menos até ao momento nunca mais tive sinal da presença dos piolhos vermelhos, e sinceramente espero nao voltar a ter

peço desculpa pela longevidade do texto

boa semana a todos



Imagem
NunoSantos
****
Mensagens: 358
Registado: terça, 24/out/2006, 21:45
Localização: Ourentã - Cantanhede
Contacto: Sítio web

De acordo com o pouco que sei, todos os organismos podem sofrer alterações (mutações), de aí penso que o uso não controlado de certos "venenos" fará com que os indivíduos alvo destes venenos acabem por criar resistência aos mesmos. Já li em algum sitio, agora não me lembro onde, em que alguns criadores de psitacídeos colocavam, acho eu, cal no fundo dos ninhos, depois colocavam material para o ninho, por exemplo, no caso das caturras colocavam uma pouca de cal e depois colocavam a turfa... será que podem confirmar isto? Sei que a cal se utiliza, muitas vezes, nas árvores de fruto.
LuixFlip
Site Admin
Mensagens: 613
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16
Localização: Sacavém
Contacto: Sítio web

quanto a isso por acaso não sei, mas a verdade é que me aconselharam a "pintar" o sotão com cal para tentar resolver essa situaçao dos piolhos

boa semana

um abraço a todos

Imagem
Mandarin
Mensagens: 41
Registado: terça, 03/abr/2007, 15:29
Localização: Setubal

Gostaria de saber qual o produto/marca para matar os piolhos e se dá para canarios/pombos e exoticos
Desculpem se a pergunta é parva mas ainda sou muito iniciado nestas andanças.

Mt obrigado
Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Produtos contra piolho

:D Olá Mandarim!


Não tenha problemas em fazer perguntas, nem em dar respostas, é para isso que existe este forum.(Penso eu..)

Vou tentar ajudar e esclarecer. Produtos existem vários e marcas também.

Quanto a poder usar em todas as aves, isso depende da dose do produto pois se usarmos directamente nos animais, devemos ter cuidado para não os envenenar.É importante ler as indicações e o modo de usar que acompanham o produto que compramos.

Basicamente podemos ter produtos em pó ou em liquido.

O liquido podemos pulverizar as aves e gaiolas ou se o produto for muito forte, usar somente uma gota em contaco com a pele da ave.

O pó pode ser diluido em água, se obtivermos uma solução podemos pulverizar aves e/ou viveiros. Se obtivermos uma pasta podemos pincelar os suportes dos ninhos, frincas e gretas dos viveiros.

Para os meus canarios o produto que já usei foi o Insectornis da Latac, produto em pó. Também muito eficaz é a Ivermectina produto da Bogena que agora não me recordo do nome comercial, uma gota debaixo da asa de cada canario.

Existem outros produtos e outras marcas, e talvez até melhores dos que eu usei.

Quanto a pombos e exoticos não tenho experiencia por isso não me posso pronunciar.
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Re: Produtos contra piolho

Boas
Armando Moreira Escreveu: Também muito eficaz é a Ivermectina produto da Bogena que agora não me recordo do nome comercial...
Um dos nomes é IVOMEC, e por cá existe nas casas de produtos para pecuária.
Há também quem utilize o Frontline (cujo principio activo é o Fipromil)... mas cuidado ambos são bastante fortes para pequenas aves...
Cumprimentos
Carlos Felicio
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Olá a todos,
Este é um tema em que não sou de grande ajuda pois felizmente até hoje não me vi confrontado com ele(piolhos vermelhos).
Ocasionalmente tenho um mini surto de piolho mas é daqueles que vivem nas penas (alongados e castanhos). Como tenho quase a certeza que a fonte de contaminação é o pombal do meu pai (que me faz o grande favor de tratar dos pássaros quando tenho menos tempo), costumo resolver o problema com o spray que ele estiver a usar no momento...
Para além disso uso um produto da Menforsan (acho que é assim o nome)

NunoSantos, creio que deve ter cuidado com a cal. A cal, pelo que sei existe sob a forma "activa"- a que ferve quando em contacto com a água; e a "desactivada"- só esta é usada (pelo menos pelos columbófilos que conheço)

Uma praga que até agora não consegui eliminar é a traça (borboleta castanha que põe os ovos nas semente). Estou a experimentar colocar folas de loureiro (louro que se usa na culinária) nos baldes onde guardo a comida mas ainda é cedo para dar resultados...

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

:D Olá Miguel!

As lagartinhas da traça são apreciadas por alguns pássaros, existem criadores fazem as sua criação e as usam como alimento para as aves.

Quanto a eliminar a traça das sementes tente usar o Biokill que é vendido nos supermercados, e serve para matar insectos domesticos. Tem um efeito residual pois fica activo nas superfícies onde é pulverizado.

Com amizade,
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Boas
Um tronquinho ou um ramo de cedro também faz efeito e não custa dinheiro! :D
Cumprimentos
Carlos Felicio
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Piolhos

Olá a todos,

Armando,
Obrigado pela dica.
relativamente ao gosto pelas lagartas, eu sabia que alguns pássaros comiam essas lagartas porque vi alguns lugres a comê-las e pareciam adorar! :lol:
O meu problema não é bem com as lagartas mas mais com o facto de, se alimentarem das sementes e, como tudo o que entra tem de sair... :roll:
O que sai fica na mistura a conspurcar as sementes. Não me parece muito saudavel :x

Carlos, o cedro não conhecia e das folhas de loureiro também só soube há pouco tempo.
Para mim nenhuma das soluções custam dinheiro (tenho ambas as árvores no quintal :wink: )
Grato pela ajuda,
Com os melhores cumprimentos
Miguel Isidoro
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Boas
Miguel,é isso.
Já agora e não me querendo alongar e como gosto das curiosidades, aqui fica.
A questão do cedro vem de muito muito longe, inclusivamente o seu óleo ja era usado por outras civilizações para impregnar tecidos e tratar os corpos para os conservar, uma forma muito básica de embalsemar...
mais tarde apareceu nos cemitérios com a mesma função, tipo afastar insectos... Até aqui nada tem a ver com aves, não é?
Já agora também, e para o pessoal da cidade que queira, existem umas barras pequenas de cedro à venda nos hipermercados, para pendurar em roupeiros que faz o mesmo efeito.
Fiquem também a saber que nas bibliotecas antigas, as "vero" com móveis em madeira e livros com tendencia para o ácaro e para a traça costumava-se tratar as estantes com o óleo de cedro.
Desculpem o alongamento! :(
Cumprimentos
Carlos Felicio
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Piolhos

Olá a todos,

Carlos, aprender faz sempre bem e não doi nada :lol: ! Eu não conhecia as utilidades do cedro e por isso fico-lhe grato pelas informações. :)

Quanto às folhas de loureiro, não tenho a certeza mas parece que contêm uma substância insecticida próxima da que é usada pelos coleccionadores para matar os insectos que depois guardam em quadros. Mas, sublinho que é só de ouvir dizer!

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Re: Piolhos

Miguel Isidoro Escreveu:Quanto às folhas de loureiro, não tenho a certeza mas parece que contêm uma substância insecticida ...
Também não sei mas faz sentido. Sabe que por esta zona onde resido sempre que se mata algum animal para consumo, principalmente porcos ou borregos, deixa-se a arrefecer durante umas horas ou de um dia para o outro com ramos de loureiro espetados para afastar as moscas (insectos). Tem algo a ver!
Cumprimentos
Carlos Felicio
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Traças e Piolhos

Miguel,
Uma praga que até agora não consegui eliminar é a traça (borboleta castanha que põe os ovos nas semente). Estou a experimentar colocar folas de loureiro (louro que se usa na culinária) nos baldes onde guardo a comida mas ainda é cedo para dar resultados...
Realmente o maior problema é a conspurcação das misturas, normalmente as traças estão associadas a sementes velhas. Além do que foi dito podes tentar colocar fitas autocolantes para apanhar moscas, ajuda, mas se a infestação vier das sementes não vais conseguir quebrar o ciclo.
As lagartinhas da traça são apreciadas por alguns pássaros, existem criadores fazem as sua criação e as usam como alimento para as aves.
Não me digam, não fazia ideia... :wink: :twisted: :wink:

Quanto aos piolhos, o mais chato que me apareceu foi realmente com ácaros do pó, esses sim são uma carga de trabalhos!!! no geral um pó repelente ou insecticidas nos ninhos e um bom insecticidas com efeito residual nas instalações e gaiolas consegue controlar o problema.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Voltar para “Diversos / Off-Topic”