Oxidação das patas e bico nos Lizard

Frizados, lisos e com poupa, de forma, de desenho, ...

Moderadores: Armando Moreira, PaulojpFernandes

Oxidação das patas e bico nos Lizard

Mensagempor Silva » sexta, 06/jul/2007, 00:15

Saudações ornitológicas.

Deixo aqui o repto para os criadores de Lizard.

O que fazer para obter uma melhor óxidação das patas e do bico nos Lizard?
Passará pela alimentação ou por trabalhar pássaros da linha escura?

Cumprimentos,
Silva
José Alberto Silva
STAM - 031H

Visitem o meu blog:
http://canariosalbertosilva.blogspot.com/
Silva

Registado: quinta, 25/jan/2007, 14:57

Lizard

Mensagempor PaulojpFernandes » sexta, 06/jul/2007, 19:48

8) Olá a todos,

amigo Silva,

Apesar de eu não ser criador desta raça mas penso que funciona como na cor para os bronze...

o Lizard, como todo canário oxidado, os filhotes devem receber o máximo de sol possível, para aumentar esta oxidação;

Em todo o caso está aqui no forum este tópico:
http://forum.avespt.com/viewtopic.php?t=510

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
Site Admin

Registado: sábado, 16/dez/2006, 02:07

Polygonum aubertii

Mensagempor Armando Moreira » segunda, 09/jul/2007, 14:14

:D Ola a Todos!

Silva, não sou criador de canarios Lizard. Sobre a questão que coloca acrescento mais alguma informação.

Para além do conselho dado pelo Paulo Jorge, de expor as aves ao sol ou a luz natural, os criadores Belgas fornecem para alimento dos passaros as folhas frescas de uma planta ornamental trepadeira (Polygonum aubertii) que eu desconheço o nome vulgar em portugues.

Com amizade, cordiais cumprimentos a todos, :)
Armando Moreira
Site Admin

Registado: sábado, 14/Oct/2006, 22:38

Mensagempor rjjm » quarta, 11/jul/2007, 22:15

ola

comforme ja foi dito a exposição diaria ao sol por um periodo de 2 horas de preferencia da parte da manha tipo 9/11 e um ponto fundamental para a oxidação das partes negras dos canarios
em 1993 depois de uma conversa com um criador e amigo a viver na belga que me deu a conhecer essa tal planta POLYGONUM AUBERTII fiquei curioso e como curioso que sou não parei ate experimentar adqueri então uma dessas plantas tipo trepadeira num viveiro de plantas em espanha onde lhe dão o nome de CORREQUETEPILLO e dai ate a dar aos meus canarios da altura que erão bronzes foi um passo depois de colhida e seca ao sol durante alguns dias administrava da seguinte forma 10 gr. por kl de papa seca a partir dos 50 dias de vida das crias e ate ao fim da muda os resultados forão bons não esquecendo que o mais importante obter uma boa linha genetica pois se não for de qualidade os resultados nunca serão satisfatorios

fiquem bem
rjjm
Site Admin

Registado: sexta, 17/nov/2006, 20:50

Mensagempor Bruno cardoso » quinta, 02/ago/2007, 23:10

Ola a todos!

Não sou criador de Lizards. MAs em tempos, tive alguns e notava que se lhes fornecesse mt luz, na muda, as aves ficavam mais agressivas. Já ouvi criadores queixarem-se disso mesmo..por isso perguntava como fazem para evitar esse "problema"...? OU não acham que muita luz aumente a agressividade?

cumprimentos
Bruno cardoso

Registado: sexta, 23/fev/2007, 01:11

Mensagempor Pedro121 » sexta, 03/ago/2007, 09:42

A propósito dos Lizard eu sempre tive uma duvida que talvez algum dos membros possa esclarecer, e a minha duvida é a seguinte, sendo o Lizard uma raça de canários que em termos de tamanho e configuração é muito semelhante a um canário de cor, e sendo as suas características distintivas a sua cor e o desenho das suas “escamas” não faria mais sentido a sua avaliação nos exposições ser efectuada por juízes de em cor em vez de como é feita actualmente por juízes de porte?
Pedro Ramalho
Pedro121

Registado: terça, 17/Oct/2006, 09:46

Lizard

Mensagempor PaulojpFernandes » sexta, 03/ago/2007, 19:47

8) Olá a todos,

mais uma das situações em que quer a gente concorde ou não, temos que acatar... :wink:

Na minha opinião, os Lizard sendo uma raça de Desenho e embora seja considerado um canário de Porte, difere de todos os outros canários desta Secção, pois no seu julgamento (á semelhança dos canários de cor) observa-se primeiro as suas marcações e lipocromos...

Existem alguns criadores que para obterem exemplares de fundo vermelho, cruzam-nos com bons exemplares de Bronze, que depois cruzados entre si, obtem-se 25% de Lizard com factor...

De entre todos os canários, seja de cor ou de porte, pode-se afirmar, sem dúvida alguma, que o Lizard é um dos mais difíceis de criar.
Embora os pássaros sejam muito prolíficos, a obtenção de exemplares perfeitos é bastante difícil, nascendo um grande número de canários com despigmentação nas penas, unhas brancas, penas lipocromicas fora da área da cúpula e outros defeitos menores, como por exemplo cúpulas mal formadas ou manchadas.

Outro problema que o criador enfrenta é um certo desconhecimento sobre a hereditariedade das características do Lizard, fazendo com que cruzamentos bem planejados nem sempre terminem em bons filhotes.
Assim, são comuns os casos de casais que produzem bons filhotes num ano e péssimos na estação seguinte. Por tudo isto, pode-se resumir a criação do Lizard em uma única palavra: DESAFIO.

E sim, eu acho que devia ser julgado por juízes de canários de cor...

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
Site Admin

Registado: sábado, 16/dez/2006, 02:07

Re: Lizard

Mensagempor Pedro121 » sexta, 03/ago/2007, 23:59

PaulojpFernandes Escreveu:
E sim, eu acho que devia ser julgado por juízes de canários de cor...

Menos trabalho para ti.... :lol:
Pedro Ramalho
Pedro121

Registado: terça, 17/Oct/2006, 09:46

Voltar para Canários de Porte

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante