por Nuno Cymbron » sábado, 03/mai/2008, 02:06
Meu caro,
Mais uma vez, lhe recomendo que dê ouvidos ao bons conselhos que aqui lhe deixaram.
Se está a começar, estabeleça para sí um programa/planeamento, adquira os tais dois casais, mas de uam boa relação preço qualidade, e trabalhe/aprenda as tais nuances (intensos vs. nevados), tipos de posição, pernas, angulos, estude o standard do border, imagine/visualize-o de olhos fechados, faça uma grelha, com os pontos da classificação do lado esquerdo, e colunas para cada uam das suas aves, e pontue-as.
Compare as pontuações e acasale-as por aí, mas aqui vai ter uam escolha importante, ou acasala as duas melhores aves para tentar tirar melhores filhos, (o que se faz quando se tem tudo muito bom e nivelado), ou compensa-as uams com as outras, a melhor cabaça com a pior, as melhores costas com as piores, e no fim tenta prodizir filhotes melhores dos que os pais e vai trabalhando.
Mas o melhoramento de uam linha de aves médias/boas, dá muito mais trabalhoe pouco se evolui, mas é uma excelente escola para se fazer em 2/3 anos.
Depois vende tudo (menos as femeas boas criadoras - para madrastas/amas) e compra os tais 2/3 casais de muito bom nível (que pode sempre ir vendo nas exposições, ficar a conhecer os criadores e tentar visita-los e conversar com eles, pode até verificar qual é a disponibilidade deles para falarem consigo mesmo sabendo que não vai comprar, pelo menos de inicio, e depois quando for efectivamente comprar, escolher os que têm os melhores passaros, ou os mais simpáticos e de bons passaros, pois esses mais facilmente lhe cedem coisas boas a preços razoáveis -pense nisto).
Nunc se esqueça, uma fema boa criadora, não tem preço, se tiver a sorte de ter alguma, guarde-a e preze-a, o seu futuro como criador pode depender delas.
Boas sortee boas criações
Nuno