Cruzamento dos Norwich

Frizados, lisos e com poupa, de forma, de desenho, ...

Moderadores: Armando Moreira, PaulojpFernandes

Cruzamento dos Norwich

Mensagempor Carlos Gião » quinta, 08/mai/2008, 12:50

Como fazem habitualmente o cruzamento dos Norwich? Intensivo-Nevado? Só nevados?
Cps
Carlos Gião
Tudo tem o valor que lhe concedemos!
Carlos Gião

Registado: sábado, 03/mai/2008, 20:12

Mensagempor Nuno Cymbron » quinta, 08/mai/2008, 16:18

Boa tarde,

Quando tenho intensos de boa qualidade, uso-os.

Mas no geral são nevados x nevados, tendo o cuidado de compensar penas longas com penas mais curtas e largas.

Mas para dizera verdade, na fase de iniciação que me encontro, fico contente com qq cria que se consiga fazer passar da muda e apresentar em exposição.

Falo assim, porque me dei ao trabalho de adquirir bons reprodutores, e assim a descendência tem elevada probabilidade de se encontar dentro dos padrões.

cumprimentos e boas criações

Nuno
Nuno Cymbron

Registado: sábado, 15/set/2007, 02:25

Mensagempor Carlos Gião » quinta, 08/mai/2008, 21:39

Eu faço cruzamentos exclusivamente nevadoX intensivo. com óptimos resultados há vários anos.
Penso que a sucessão de cruzamentos nevado x nevado é a causa de muitos canaris de Norwich,perderem a qualidade inicial e desmotivarem a criação desta raça.
Um grande problema é a avaliação dos próprios intensivos que muitas vezes é feita na prespectiva de quem só associa Norwich a nevados, e sejamos honestos da pouca disponibilidade destas aves.
Há meses fui convidado a dar o meu parecer sobre a qualidade duma grande importação destas aves por um comerciante...numa centena de Norwich não havia um único intensivo :roll:
Cps
Carlos Gião
Carlos Gião

Mensagempor Nuno Cymbron » sexta, 09/mai/2008, 12:31

Bom dia,

A questão é mesmo essa, é a falta de intensos, e mais ainda, de intensos de qualidade, já nem falo em excelentes.

Penso que em outras raças se passará o memso, como por exemplo, nos gloster.

Pel ocontrário, em raças como os fife, passa-se exactamente o contrário, não é?
Existem demasiados intensos, e menos nevados de qualidade.

Quanto aos tipos de cores/colorações que previlegia, quais são?

Eu pessoalmente gosto muito dos variegados intensos, e dos "fawn" os castanhos de fundo branco (o mesmo se passa com os meus borders).

Os norwich brancos, são aves lindissimas, numa das exposições que visitei o ano passado, ví um do Jorge Mano que me ficou atravessado, mas não o pude comprar, pois não podiasair antesdo fim da exposição, foi pena, não tive oportunidade de o apreciar mais de perto, por mais tempo, leia-se - em minha casa - .

Cumprts

Nuno
Nuno Cymbron

Registado: sábado, 15/set/2007, 02:25

Mensagempor Carlos Gião » sexta, 09/mai/2008, 19:27

Sim é verdade que intensos de qualidade são dificeis, mas penso que eles não têm igual peso para a criação de pássaros de qualidade nas diferentes raças.
Nos Glosters apesar de eu usar intensivos ,não os uso em todos os cruzamentos como faço nos Norwich.
Cps
Carlos Gião
Carlos Gião

Voltar para Canários de Porte

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante