Juízes de Canários de Porte vs Juizes(criadores) de Gloster

Frizados, lisos e com poupa, de forma, de desenho, ...

Moderadores: Armando Moreira, PaulojpFernandes

Re: JUÍZES

Mensagempor Bruno cardoso » segunda, 26/fev/2007, 22:33

Eu encaro com naturalidade que um juiz crie duas ou 3 raças de porte e julgue as várias raças de porte. É óbvio que será mais conhecedor das raças que cria, mas creio que ainda assim esta é a melhor solução.
Se existissem juizes especializados em cada raça de(que fossem naturalmente criadores), creio que seriam escassos os possiveis candidatos a juiz dentro de cada raça ( numas mais que outras, obviamente), as opções de escolha seriam reduzidas, corriamos o risco de existirem um ou dois juizes para julgar determinada raça, o que daria às exposições um caracter muito mais subjectivo, que me parece ser de evitar.
A especialização de juizes de porte, a meu ver, só se justifica, no caso de determinada raça, contar com um numero muito sgnificativo de criadores, que justifica e permita tal. Além de sermos um país pequeno, o passar dos anos tem-nos provado que as modas da ornitologia, ditam de algum modo aquilo que se cria, por isso corriamos o risco de andar a especializar juizes pra determinada raça, hoje e daqui por dez anos, já não se justificar essa especialização.

Cumprimentos
Bruno cardoso

Registado: sexta, 23/fev/2007, 01:11

Anterior

Voltar para Canários de Porte

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante