Pratas
Mensagens: 4
Registado: domingo, 09/jan/2011, 23:00

Acasalar canario consort corona

quarta, 26/jan/2011, 23:32

Boa noite pessoal. Agradecia uma ajudinha. Acabei de comprar um canario (macho) consort corona. Já tenho uma canária e sei que não devo juntar ambos. Tenho mais canarios sem serem canarios de porte. Posso jutar com o macho e a femea com um canário normal. Tenho amarelos e brancos. Os coronas são de cor castanha (acho que os entendidos lhes chamam canela?).Será que posso juntar o corona macho canela com uma femea branca ou amarela?
Agradeço ajuda pois gostaria de ter um corona amarelo ou branco.
Obg

Avatar do Utilizador
marcomonteiro
Mensagens: 19
Registado: sexta, 12/jan/2007, 10:09
Localização: Quinta do Conde
Contacto: Sítio web

Re: Acasalar canario consort corona

quarta, 12/out/2011, 15:32

Boa tarde,

penso que existirá por aí alguma confusão, pois existem canários consort e existem canários corona, ambos raça Gloster. Canários consort corona não existem!

Os corona são os de poupa ou coroa e os consort sem poupa. O cruzamento deverá ser preferencialmente entre consort e corona e nunca entre Corona x Corona, uma vez que o factor letal criado pela combinação de genes dominantes (neste caso responsáveis pela formação da coroa) leva à morte de pelo menos 25% dos embriões, gerando igualmente aves de péssima qualidade e com possíveis deformações.

A junção entre canários de raças diferentes vai originar o que chamamos de "pintos" ou, se preferir, "rafeiros" (uma mistura entre as duas raças de canários que forem cruzados.

Um abraço,
Marco D'OLiveira Monteiro
STAM DH98-FOP

Voltar para “Canários de Porte”