Avatar do Utilizador
Virgílio
****
Mensagens: 448
Registado: domingo, 15/mar/2015, 18:30
Localização: Esmoriz
Contacto: Sítio web

Re: Alguém por aqui é columbófilo?

Não desanimes, ao início e complicado! Sabes que ir elas vão! Agora voltar e incerto! Tens que ter pulso frio
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
SaS
Mensagens: 31
Registado: quarta, 21/jan/2015, 16:25

Re: Alguém por aqui é columbófilo?

Boas,

Não sou e não percebi grande parte do tópico, como por exemplo, a questão dos relógios. Caso tenham paciência e tempo, podiam colocar neste tópico, mesmo que em linhas gerais, uma descrição desta actividade, dos pombos, dos pombais, caraterísticas, do funcionamento e tipos de competição, etc... Eu tenho vontade de saber mais sobre este tema e talvez exista mais gente a ter.

Fica a sugestão.

Obrigado
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Alguém por aqui é columbófilo?

Por acaso também gostava de saber mais, o porquê de uns utilizarem fêmeas, outros machos ou ambos, tipos de provas, etc
Se houver algum link que explique isso também podem colocar :wink:
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
Virgílio
****
Mensagens: 448
Registado: domingo, 15/mar/2015, 18:30
Localização: Esmoriz
Contacto: Sítio web

Re: Alguém por aqui é columbófilo?

SaS Escreveu:Boas,

Não sou e não percebi grande parte do tópico, como por exemplo, a questão dos relógios. Caso tenham paciência e tempo, podiam colocar neste tópico, mesmo que em linhas gerais, uma descrição desta actividade, dos pombos, dos pombais, caraterísticas, do funcionamento e tipos de competição, etc... Eu tenho vontade de saber mais sobre este tema e talvez exista mais gente a ter.

Fica a sugestão.

Obrigado
E um relógio manual, quando vais encestar as pombas, eles põem nas pombas umas anilhas de borracha com um certo número que identifica a pomba, depois quando elas voltarem a casa da competição e entrarem no pombal tu tens que tirar essa tal anilha por num buraco que existe no relógio e rodar uma patilha ,e fica registado a pomba é a hora em que ela chegou, electrónico e só elas pousarem ou até chegar perto do pombal e faz a marcação automática, nesse caso a pomba tem que ter anilha normal com qualquer uma, mas essas pombas tem que ter anilha de chips!
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
Avatar do Utilizador
Virgílio
****
Mensagens: 448
Registado: domingo, 15/mar/2015, 18:30
Localização: Esmoriz
Contacto: Sítio web

Re: Alguém por aqui é columbófilo?

borllock Escreveu:Por acaso também gostava de saber mais, o porquê de uns utilizarem fêmeas, outros machos ou ambos, tipos de provas, etc
Se houver algum link que explique isso também podem colocar :wink:
0 que é a viuvez? - Para muitas pessoas, alheias á columbofilia e que vão de encontro ao verdadeiro significado da palavra; a palavra viuvez poderá ser interpretada como sendo um método seguido pelos columbófilos onde se voa um dos cônjuges (macho ou fêmea) pelo facto de ter morrido o outro. Mas... longe disso! Deram o nome de viuvez ao método onde o macho ou a fêmea vive isolada e a finalidade da chegada ao pombal é encontrar no seu posto o seu cônjuge. É nisto que consiste o método. E o difícil é conduzir-se o macho (ou fêmea) ao ponto de ele compreender os fins que temos em vista. É certo que todos os caminhos vão dar a Roma e nestes casos, só quem os experimenta poderá tirar conclusões e escolher aquele que lhe der melhores resultados. Se não vejamos.

Partindo do principio que estamos, a encaminhar a viuvez só com machos podemos fazê-la com os machos presos nos ninhos  ou soltos no pombal. No primeiro caso, podemos fazê-la sobre ovos ou sobre borrachos; no caso de fazê-la sobre ovos, com uma ou com duas posturas! No 2º caso, com os pombos soltos no pombal e ninhos fechados, ou soltos no pombal e ninhos abertos. Quanto a mim e até porque tenho experimentado todas estas variantes, qualquer método é bom desde que haja bons pombos e regra no tratamento. No entanto vou pelo chamado método clássico e   seguido pela maior parte dos amadores. Pombos presos nos ninhos e durante a preparação para a viuvez, fazendo duas posturas de ovos. É quanto a mim, o método mais seguro e o mais fácil de dominar os pombos.

Dizem, e por experiência própria,
Que as fêmeas são mais leves, mais rápidas para velocidade, como os machos são mais passados e resistentes, vão para fundo ou grande fundo (Espanha) claro existe casos e casos.
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
Avatar do Utilizador
Virgílio
****
Mensagens: 448
Registado: domingo, 15/mar/2015, 18:30
Localização: Esmoriz
Contacto: Sítio web

Re: Alguém por aqui é columbófilo?

Resumindo, vou contar a minha aventura!

Corri com pombos durante sete anos, entre esses sete anos tive gostos e desgostos, o meu maior gosto foi ter ganho anilha de ouro distrital, sendo a pomba mais rápida em todo o distrito, não sei se hoje existe essa categoria, meu maior desgosto foi o milhafre ter atacado essa minha pomba, adiante, eu tinha num total 3 pombais, um para reprodução ,outro para fêmeas e outro para machos, cheguei a ter no total cerca de 280 pombas, última contagem que fiz, corria com equipa A e equipa B, duas equipas! Curiosamente tive mais sucesso com equipa B , que era bom pombos novos do mesmo ano, tinha maior percentagem de fêmeas, porque sempre tive mais sucesso com fêmeas do que machos, a raça que mais tinha era belgas ,vaia e fabry, comecei com relógio manual emprestado, mais tarde e que comprei um electronico, que bastava elas pousarem na patilha do pombal que fazia logo a marcação, escusava esperar que a pomba entrasse dentro do pombal, tirar anilha de borracha e meter no relógio, era tempo que poupava, um minuto faz toda a diferença neste campeonato, quanto ia fazer o encestamento a sede levava as minha 60 pombas em jaulas, para depois eles fazerem o encestamento para o camião da sede! Antes disso tudo, eles tinham que verificar os relógios,tinham que "bater" marcar os relógios todos a mesma hora, e logo lacrado o relógio para ninguém violar o mesmo, para não haver problemas, e tinham que identificar as pombas como era lógico, depois de meterem as pombas para o camião da sede e depois de tudo tratado, íamos ter a um local onde estava o camião da federação, e ai era o mesmo procedimento, só que agora era só meter as jaulas no camião da federação, e pronto depois era esperar pelo dia seguinte e esperar que as nossas pombas viessem rápido a casa, papa fazer a marcação, nos sabíamos a hora que elas iam ser soltas, eu em relação a isso não preocupava, porque tinha relógio electrónico, logo eu nem era preciso estar em casa, o relógio fazia tudo sozinho, em relação ao relógios manuais, tinha que tar atento, papa quando alguma chegasse ir ao pombo, tirar anilha de borracha, por no relógio e bater o relógio (da mais gosto estes relógios manuais)

Eu por mês gastava cerca de 200 euros, tinha muitas pombas, até de mais, mas pronto, isso já vai de criador para criador, e não vamos discutir isso
A concurso de velocidade que é mais ou menos 300 km
O de meio fundo de 300 a 500
O de fundo que pode ir até aos 700
E o grande fundo (Espanha) que pode ir até aos 900

Isto na minha altura, agora pode ter mudado, ando um pouco desligado deste assunto, eu tinha mais sucesso e os meus melhores resultados foi com fêmeas e categoria de velocidade, tirei vários 3 prémios de Espanha (perdia mais cas que vinham) era um risco, nunca tive muito sucesso no meio fundo, eu tinha boas pombas, para velocidade, e grande fundo,minha melhor classificação foi um 4 lugar geral (entre todas as categorias) num total de 42 concorrentes nessa sede, minha pior classificação foi curiosamente o meu ultimo ano, que fique em 11 no geral com 37 concorrentes.

Está e resumidamente a minha história, se quiserem pedir opiniões, estou aqui para ajudar.
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
NunoP
***
Mensagens: 128
Registado: quinta, 06/dez/2012, 18:13

Re: Alguém por aqui é columbófilo?

Seria excelente! ;) Desejo que tudo corra bem e pf nunca percas essa paixão! :D
Vicio antigo: apostar em futebol! Novo vicio: Criação de aves!
Avatar do Utilizador
Virgílio
****
Mensagens: 448
Registado: domingo, 15/mar/2015, 18:30
Localização: Esmoriz
Contacto: Sítio web

Re: Alguém por aqui é columbófilo?

NunoP Escreveu:Seria excelente! ;) Desejo que tudo corra bem e pf nunca percas essa paixão! :D
Amigo este tópico não foi aberto por mim, nem sou eu que vou participar, tentei foi dar opiniões e contar a minha aventura a quem possa vir a participar, pois também acho que este desporto esta a ficar adormecido por esta "malta" jovem, o que é uma pena, só para teres noção 65% ou mais, são pessoas acima de 50 anos que participam, nada contra atenção, só para teres uma ideia em como este desporto esta a ficar esquecido.
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Alguém por aqui é columbófilo?

Mas para ser columbófilo não é preciso apenas querer, mesmo tendo a paixão é preciso ter condições para ter os pombos, disponibilidade de tempo como de financeira, porque acaba por ficar um desporto bastante carote como referiu. Esta malta nova tem se calhar tempo a mais, mas não tem meios financeiros.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
Virgílio
****
Mensagens: 448
Registado: domingo, 15/mar/2015, 18:30
Localização: Esmoriz
Contacto: Sítio web

Re: Alguém por aqui é columbófilo?

borllock Escreveu:Mas para ser columbófilo não é preciso apenas querer, mesmo tendo a paixão é preciso ter condições para ter os pombos, disponibilidade de tempo como de financeira, porque acaba por ficar um desporto bastante carote como referiu. Esta malta nova tem se calhar tempo a mais, mas não tem meios financeiros.
Sim também é verdade amigo, mas é um desporto que está a ficar esquecido, e pena.
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
Avatar do Utilizador
Virgílio
****
Mensagens: 448
Registado: domingo, 15/mar/2015, 18:30
Localização: Esmoriz
Contacto: Sítio web

Re: Alguém por aqui é columbófilo?

borllock Escreveu:Mas para ser columbófilo não é preciso apenas querer, mesmo tendo a paixão é preciso ter condições para ter os pombos, disponibilidade de tempo como de financeira, porque acaba por ficar um desporto bastante carote como referiu. Esta malta nova tem se calhar tempo a mais, mas não tem meios financeiros.
Amigo,eu também disse esse valor porque tinha muitas, mas se tiveres em média 30 pombos já rodados, não gastas muito, existe vícios bem mais caros! Acho que desporto esta pouco divulgado entre os mais "novos"
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Alguém por aqui é columbófilo?

Sim, mas acaba na mesma por ser um desporto caro, até porque deve-se gastar muito mais nas deslocações para treinar as aves do que na alimentação.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
Virgílio
****
Mensagens: 448
Registado: domingo, 15/mar/2015, 18:30
Localização: Esmoriz
Contacto: Sítio web

Re: Alguém por aqui é columbófilo?

borllock Escreveu:Sim, mas acaba na mesma por ser um desporto caro, até porque deve-se gastar muito mais nas deslocações para treinar as aves do que na alimentação.
Mas isso de deslocamento vais se quiseres, porque no campeonato tens 3 provas de treino oficiais, apesar de não achar suficientes na minha opinião, mas sim em relação a tudo o resto fica um pouco puxado a tudo o resto.
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
Avatar do Utilizador
Virgílio
****
Mensagens: 448
Registado: domingo, 15/mar/2015, 18:30
Localização: Esmoriz
Contacto: Sítio web

Re: Alguém por aqui é columbófilo?

borllock Escreveu:Sim, mas acaba na mesma por ser um desporto caro, até porque deve-se gastar muito mais nas deslocações para treinar as aves do que na alimentação.
Em média para 30 pombos gastas uns 40 euros por mês em ração, fora as vitaminas, vacinas etc.....
Isso no início da competição, depois fica mais barato, porque as vitaminas para pombos dura bastante tempo.
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Alguém por aqui é columbófilo?

Basicamente o amigo vergilio ja disse tudo, vou so fazer uma pequena correcao.
Todas as provas sao de espanha para ca. A mais dura é barcelona que sao quase 1000km e os pombos têm de dormir. É grande fundo e ninguem do grupo onde me inscrevi participa.
Quanto aos treinos sao gratis. Ou seja os pombos têm de voar todos os dias. Mas basta abrir a porta que eles sao viciados em voar, a unica preocupacao é nao os deixarmos aterrar antes dos minutos estabelecidos..
Quanto à despesa em alimentacao um pombo come 12 gramas por refeicao e uma saca de 25kg custa 12€ depois é fazer contas

Voltar para “Columbídeos / Columbofilia”