FellipeCantareli
Mensagens: 3
Registado: domingo, 30/jun/2013, 21:32

Codorniz da China (Codorna Chinesa) - criação [dúvidas]

Olá pra todos,

Sou criador de aves a algum tempo e resolvi montar um viveiro para meus pássaros, só que como é muito amplo pensei em colocar algumas codornas chinesas no chão do viveiro, só que não sei nada sobre essa ave, como por exemplo, habitos, alimentação, reprodução e etc... Se alguem aí cria ou já criou codorna chinesa e pode me ajudar, ficarei grato !!
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Codorna Chinesa

oi,

em viveiros grandes, bem arborizados, e principalmente realmente grandes, dá pra colocar algumas, mas são aves muito agressivas e territorialistas e mesmo assim vão acabar lhe matando crias.

o melhor é fazer como eu, que mantenho trios e casais em pequenos viveiros ou gaiolas de pouca altura, e crias em aviarios proprios para elas, e mesmo assim as brigas ocorrem com frequencia, desde irmaos se depenando a machos atacando femeas do grupo por alguma femea estar no choco.

hoje em dia estou deixando as femeas incubando, mas minha maior produtividade foi no sistema semi-intensivo, quando cheguei a reproduzir mais de 1000 codornas chinesas por ano, mantendo tanto grandes grupos em grandes aviários com bastantes abrigos, com um número de fêmeas 5 a 6 vezes maior que o de machos, como também trios e casais isolados das outras por possuirem alguma particularidade genética interessante (mutações de cor). (aproveito até para comentar que um de meus maiores pesares avicultores foi ter dispensado uma cria que apresentava um relativo topete/poupa no topo da cabeça, e que podia ser aperfeiçoada e desenvolvida como mutação nas geraçoes seguintes, tal como existe no gloster, mandarins de topete e companhia, mas por falta de tempo vendi a um amigo tambem criador que disse que iria se comprometer com essa tarefa, mas foi só conversa pelos vistos).
todos os ovos eram recolhidos diariamente e passados para chocadeiras e as crias eram criadas em maternidades aquecidas na sala de criação.

hoje em dia estou testando uma criação mais artesanal, e a produtividade é menor, e gera crias muito mais selvagens (quem ja chegou perto de perdizes bravas em cativeiro pode ter uma idéia), e ainda existe mortalidade de crias pisoteadas nos primeiros dias de vida, pelo nervosismo natural da espécie, mas estou, entre outros motivos, sem tempo para cuidar de chocadeiras e maternidades no momento, aliás, estou sem tempo para aves de chão, e majoritariamente dedicado hoje em dia a pássaros e psitacideos.

para alimento sempre dei farinha extrusada, desde ração pra pintos inicial, crescimento, em pó, granulado ou farelo, assim como pra codorna, e até de galinha, qualquer uma serve, assim como já testei alimentar com mistura de sementes, mas as aves ficam magras demais, embora saudáveis. sempre se alimentaram também de restos da comida dos outros pássaros.

comem ervas, que devem ser fornecidas com frequencia, assim como espigas de milho verde e ovo cozido, que podem substituir a papa de ovo/farinhada, mas nao tocam quase em fruta e folhas como couve, embora apreciem vorazmente pepino.

chocam bem se teem sossego, e os machos sao muito briguentos nessa altura, atacando até outras femeas de seu harem, pelo que devemos ficar atentos.

brigas entre machos jovens, e até femeas jovens, sao normais em codornas, faisoes, perdizes e etc, para estabelecer uma hierarquija no grupo, mas podem acabar em aves cegas e feridas gravemente, pelo que devemos ficar atentos.

ja em aves adultas, brigas GERALMENTE acabam nisso, aves cegas e feridas gravemente, por questoes nao só territoriais, como também de cor, sendo a vitima por vezes uma ave de mutação branca, por vezes sofredora de um certo preconceito por parte das outras cores, alias, nas codornas, chinesa e japonesa, a cor/mutação influencia o comportamento da ave, o que indica que a mutação que ela sofre nao apenas a apenas a cor, mas tambem niveis mais profundos da personalidade.

tive esse tipo de brigas em espaços amplos, imagine então em espaços pequenos, pelo que devemos ficar atentos, mas na criaçao de aves vez ou outra isso acontece.
Última edição por Criadouro Guadiana em quarta, 17/dez/2014, 20:34, editado 1 vez no total.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
FellipeCantareli
Mensagens: 3
Registado: domingo, 30/jun/2013, 21:32

Re: Codorna Chinesa

Muito obrigado, me ajudou bastante, mas se possível me responda: a choca dos ovos pode ser feita por uma mini-galinha ou apenas na chocadeira, pois quero ter um numero maior de crias em um curto espaço de tempo !
Avatar do Utilizador
ricardonovi
***
Mensagens: 79
Registado: domingo, 14/set/2014, 22:49

Re: Codorniz da China (Codorna Chinesa) - criação [dúvidas]

boa tarde,eu nao tenho muita experiencia em codornizes da china mas tenho nas japonesas e sempre que tirei,foi com uma palheira ou como diz mini-galinha,e surpreendentemente uma das codornizes que tirei começou a chocar por isso acho que e a melhor opçao,no meu caso eu tirei pintos e codornizes juntos por isso tive de ser eu a tratar das codornizes mas se tirar so codornizes nao havera problemas :D
Ricardo Novita
Funchal- Ilha da Madeira

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”