Ajv.couto
Mensagens: 21
Registado: quinta, 27/mar/2014, 18:38

Criação de galinhas - iniciação [dúvidas]

Boa tarde
estou desempregado e como tenho muito tempo livre e tenho gosto por animais tenho alguma "Bicharia"
mas já ando há algum tempo para começar a criação de galinhas.
gostava que me dessem uma ajuda de como começar e o que fazer.
tenho um campo grande mas é do meu sogro e há alturas que está ocupado com culturas. por isso não o posso usar para os animais.
mas tenho dois lotes mais o menos com 6x6 cada um disponível para isso.
um deles é um antigo tanque em cimento onde eu fiz um pequeno lago em tijolo. o único problema é precisamente por ser um antigo tanque que em tempo de chuva junta sempre alguma água. tem um pequeno coberto de 2x1. tem como habitante um Ganso macho
o outro lote é em terra com duas árvores de fruto e tem um pequeno coberto também de 2x1. tem como habitantes um casal de patos mudos.
já tive patos de engorda mas neste momento já foram todos mortos para consumir. tenho intenção de comprar mais mas vou aguardar pelo mês de Março para ver se a temperatura melhora.

tenho também um viveiro grande que usava para pássaros mas que neste momento está vazio. e estou a pensar usa lo para as primeiras semanas dos pintos para estarem quentes.
tem as medidas de mais o menos 2.20Altx2.50Cpx0.60Lg.
estou a pensar em forra lo com esferovite ou aquela tela térmica e aplicar lhe uma luz para aquecimento.

desculpem a extensão do tópico mas quero começar isto como deve ser.
gosto muito de animais mas quero te los como deve ser.
e claro que na condição que estou é sempre um meio de subsistência e se correr bem a criação e a postura de ovos pode sempre dar para vender e ganhar algum $$.

Obrigado

Cumprimentos.
Ajv.couto
Mensagens: 21
Registado: quinta, 27/mar/2014, 18:38

Re: Criação de galinhas - iniciação [dúvidas]

quando puderem ajudem me meus amigos. gosto sempre de opinioes e sujestoes e principalmente de quem sabe, que +e o vosso caso.

Obrigado
Joker
***
Mensagens: 130
Registado: terça, 25/nov/2014, 17:01

Re: Criação de galinhas - iniciação [dúvidas]

Será que podias dizer se pretendes criar galinhas de raça, tipo aquelas raças menos comuns ou são galinhas normais apenas para por ovos e para consumo?

Assim facilita a ajuda
Ajv.couto
Mensagens: 21
Registado: quinta, 27/mar/2014, 18:38

Re: Criação de galinhas - iniciação [dúvidas]

Bom dia.
A ideia será criação de galinhas para venda e consumo.
por isso preciso da vossa ajuda para me indicarem qual será a melhor opção de raça.
Joker
***
Mensagens: 130
Registado: terça, 25/nov/2014, 17:01

Re: Criação de galinhas - iniciação [dúvidas]

Bem talvez a galinha pedrês acho que é boa para os teus objetivos
Ajv.couto
Mensagens: 21
Registado: quinta, 27/mar/2014, 18:38

Re: Criação de galinhas - iniciação [dúvidas]

ok!
e em relação ás instalações.?
o que acham?
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Criação de galinhas - iniciação [dúvidas]

Regra numero 1 - nao compres pintos na feira

Se puderes nao juntes galinhas com patos em pouco espaço
Avatar do Utilizador
ivansimao
***
Mensagens: 152
Registado: quarta, 30/set/2009, 01:32

Re: Criação de galinhas - iniciação [dúvidas]

ashwinder Escreveu:Regra numero 1 - nao compres pintos na feira
Quero aproveitar este topico, visto que tambem irei iniciar a criação de galinhas, com o objectivo:

- Colocação de ovos
- Consumo próprio ( mas pouco, so em ultimos caso, o grande objectivo é ovos).

Face a estes objectivos qual a melhor raça?

Já agora verifiquei essa tua regra numero 1, por acaso era onde ia comprar este fim de semana, mas sendo assim o que aconselhas ? Onde comprar? Já agora as razões é por causa de doenças nao?
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Criação de galinhas - iniciação [dúvidas]

Sim isso pintos de aviário o mais certo é morrer tudo. Aliás eles já tão a morrer nas gaiolas onde os feirantes os têm. Compra caseiro, eu costumo vender mas por acaso agora não tenho. Procura no olx.
Avatar do Utilizador
ivansimao
***
Mensagens: 152
Registado: quarta, 30/set/2009, 01:32

Re: Criação de galinhas - iniciação [dúvidas]

ashwinder Escreveu:Sim isso pintos de aviário o mais certo é morrer tudo. Aliás eles já tão a morrer nas gaiolas onde os feirantes os têm. Compra caseiro, eu costumo vender mas por acaso agora não tenho. Procura no olx.
Existe alguma raça em especifico que deva procurar? O objectivo é ter o ovos, pelo que deverá ser uma galinha poedeira, mas existe alguma raça em especifico?
Joker
***
Mensagens: 130
Registado: terça, 25/nov/2014, 17:01

Re: Criação de galinhas - iniciação [dúvidas]

Ca em casa compramos os pintos a uma senhora que vende em enormes quantidades em feiras e assim, e é raro morrer algum, só por morrerem a uns não quer dizer que vao morrer a todas as pessoas que os comprem...
Se queres ovos compra poedeiras.
Se queres para te darem ovos e para que possas chocar esses ovos para novos pintos, compra frangos caseiros, ou seja nascidos em casa de alguem que conheças.
Os frangos de aviario apenas sao para os engordar e consumir
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Criação de galinhas - iniciação [dúvidas]

ivansimao Escreveu:
ashwinder Escreveu:Sim isso pintos de aviário o mais certo é morrer tudo. Aliás eles já tão a morrer nas gaiolas onde os feirantes os têm. Compra caseiro, eu costumo vender mas por acaso agora não tenho. Procura no olx.
Existe alguma raça em especifico que deva procurar? O objectivo é ter o ovos, pelo que deverá ser uma galinha poedeira, mas existe alguma raça em especifico?
Então se for só mesmo pelos ovos compra poedeiras normais ou daquelas pedrezes caseiras . Se quizeres gastar dinheiro e ficar com uma boa raça compra brahmas ou Jersey
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Criação de galinhas - iniciação [dúvidas]

Joker Escreveu:Ca em casa compramos os pintos a uma senhora que vende em enormes quantidades em feiras e assim, e é raro morrer algum, só por morrerem a uns não quer dizer que vao morrer a todas as pessoas que os comprem...
Se queres ovos compra poedeiras.
Se queres para te darem ovos e para que possas chocar esses ovos para novos pintos, compra frangos caseiros, ou seja nascidos em casa de alguem que conheças.
Os frangos de aviario apenas sao para os engordar e consumir
Se eu quiser eles não morrem, basta deixa. Los em maternidade até adultos. Mas na rua regra geral morrem todos a toda a gente. É não são só para consumir, todas as galinhas metem ovos e todos os galos galam. Tive uma colónia desses brancos de aviário a reproduzirem muito bem, cheguei a ter mais de 50 . Acabei porque quem percebe de galinhas evitava comprar branco. Acabava por ficar com os pintos brancos todos
Joker
***
Mensagens: 130
Registado: terça, 25/nov/2014, 17:01

Re: Criação de galinhas - iniciação [dúvidas]

Sim eu sei que todas as galinhas metem ovos, eu estava a dizer o que se passa comigo, não quero que penses que te estava a contrariar ou a dizer que estas errado.

Digo isto porque cá em casa os frangos de aviário utilizamos apenas para consumo, enquanto as caseiras para por ovos.
Mas agora que falas desconhecia que os brancos punham ovos assim com facilidade, pelo menos a mim nunca chegaram a por, talvez por não ter dado tempo uma vez que eles ficam tão gordos rapidamente que se não abater acabam por morrer com falta de ar e assim
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Criação de galinhas - iniciação [dúvidas]

Por norma as pessoas fazem como tu. Poedeiras para ter ovos e aviario para consumo rapido. O pior é as doencas que depois sao transmissiveis. Na minha opiniao e experiencia de largos anos com galinhas nao compensa pintos de aviario. Porque no meu caso tenho terreno grande e anda tudo pela rua . Apanham frio , chuva etc acabam por morrer. Escapam poucos a nao ser que seja no verao. Se os meter com aquecimento acabo por gastar electricidade. Vou sempre chegar a mesma conclusao. Caseiros é o melhor, bem tratados de inicio ficam rijos como o ferro.

Quanto à reproducao desses pintos brancos basta deixares envelhecer mais um bocado e teràs criacao. Mas nao penses que depois os filhos crescem com essa velocidade. Porque aqueles que compramos na feira aos 3 dias de vida ja levaram 3 injeccoes de engorda, agora imagina o resto ate o comprares.

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”