DinisC
Registado: segunda, 02/ago/2010, 00:46

Problema em crias de faisao...!

sábado, 01/jan/2011, 02:01

Boas,
O meu tio já a alguns anos que faz criaçao de faisoes para largadas de caças e pro ai.. mas todos os anos tem sempre o mesmo problema.. a taixa de sucesso e muito baixa...ou seja por exemplo de 100 consegue criar ate ao estado adulto uns 20 no maximo..
Quanto a incubaçao dos ovos é uma maravilha pois ai nao ha nenhum problema em nascerem, tem muitos bons resultados na eclosao.. mas depois as crias a partir de 2 semanas de vida ou mais começam a morrer constantemente... este ano ( o passado) notou que muitos tinham o "cu" entupido e nao conseguiam fazer as suas necessidades...tinham tipo substancias encalhadas..
Ele perguntou-me se podia ver na net alguma vacina que se dá a eles na agua ou algo do genero.. alguem sabe ?? ou entao umas dicas para ter mais sucesso na criaçao.
Feliz ano 2011.
abraço

tragopan
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Contacto: Sítio web

Re: Problema em crias de faisao...!

terça, 08/fev/2011, 21:53

Boa noite

Antes de mais o seu tio que faça um programa de tratamento a todos os reprodutores, o problema que tem são salmonelas!
Depois ás crias faça um tratamento na primeira semana de vida contra salmonelas seguido por vitaminas e depois de 4 semana faça um coccidiostático.
Se tiver mais duvidas contacte-me por e-mail em hugo.barbosa@mail.telepac.pt
cumprimentos
Hugo Barbosa

DinisC

quarta, 09/fev/2011, 17:56

Boas,
Muito obrigado por ajudar !
O programa de tratamento a todos os reprodutores, refere-se a dar medicamento a eles contra as salmonelas certo?
Ainda nao estive com o meu tio para lhe dizer, mas depois se ele tiver alguma dúvida eu contacto por e-mail.
Outra coisa.. voce cria faisoes tb?
abraço

tragopan

terça, 15/fev/2011, 00:09

Boa noite

Sim, faça uns 15 dias de tratamento com um intervalo de 8 dias para vitaminas. Qualquer duvida que surja pode me contactar.
Eu crio principalmente faisões mas também tenho algumas rolas da fruta.
Pode ver algumas fotos em:
http://www.flickr.com/photos/26613698@N03/
https://picasaweb.google.com/107863063064159499431
e alguns videos em:
http://www.youtube.com/user/tragopanpt?hl=pt-PT#p/a
cumprimentos
Hugo Barbosa

DinisC

domingo, 20/fev/2011, 14:02

Boas,
Ok muito obrigado.
abraço

AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

domingo, 20/fev/2011, 14:47

Olá,

Presumo que se é para largadas estejamos a falar de faisões comuns. não ornamentais?
Os faisões apresentam produções mais baixas do que as perdiz vermelha, tanto ao nivel de incubação e eclosão como de maturação dos pintos.
Não sei quais as condições de maneio que o teu tio tem, nº de reprodutores, instalações entre outras coisas. Ocorrem-me vários problemas, sendo o primeiro o processamento, condicionamento dos ovos e a desinfecção do material de incubação. Como a eclosão é boa (estamos a falar de que valores e que quantidade de ovos/pintos?) pode existir contaminação das salas de separação ou problemas na aclimatação.
As dificuldades que indicas e ser perto das duas semanas parece ser consistente com coccidioses, mas sem conhecer a exploração e maneio adoptado não vou estar a adivinhar.
Existem muitas questões. Como funciona o aquecimento das crias nos primeiros tempos? Electricidade ou gás? Qual a cama e alimentação usada?
De qualquer forma, se não tem sido feito, um tratamento dos reprodutores como indicou o Hugo seria algo a considerar.

Existem diversos programas de maneio e tratamento indicados para faisões, é uma questão de procurares pela net. Também existem alimentos starter especificos que ajudam bastante.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

DinisC

domingo, 20/fev/2011, 20:34

Boas,
Vou tentar responder a tudo mas tb nao sei tudo ao certo..
Sim, os faisoes sao os comuns versicolor acho eu, os normais. O meu tio tem tipo um terreno e vedou tudo por cima. Metade de um lado tem patos bravos e do outro faisoes, depois tem varias divisoes onde costuma por 1 macho e 2 femeas por cada divisao mas o numero de casais nao sei. Ele dá aos faisoes adultos milho e farinha e por vezes alguma erva. Na desinfecçao da incubadora acho que nao tem problema pois ele desinfecta tudo, limpa a incubadora toda. Na eclosão digo que é boa pois ele nos ovos que poe a chocar quase todos eclodem, um ou outro e que nao..mas por exemplo de 100 ovos tira 85-90, mais ou menos esse esquema penso eu, mas sei que este ano passado foi o que ele tirou mais crias. Ao nascerem o meu tio passa as crias para tipo uma caixa comprida( tipo retangulo) com divisoes entre ela. No aquecimento das crias o meu tio poe lampadas infra-vermelhos penso eu que é assim( da luz vermelha) ligadas a electricidade. No fundo onde estao as crias ele costuma por tipo restos de eucalipto que se apanha por baixo das arvores do eucalipto as cascas e por ai, depois ate pendura umas folhas verdes de eucalipto na rede de cima da criadeira mas já nao sei pk razao. Ele dá as crias farinha 104 acho eu daquela miuda, depois da comida de pombo mas toda partida em pedaços mesmo pequenos com o martelo, depois este passado na criaçao pos ainda papa de ovo, e tb dava calcio em tipo flocos.
Acho que disse tudo.
Obrigado
abraço

tragopan

domingo, 20/fev/2011, 21:09

Pelo que estou a ver ele podia melhorar um bocadinho a alimentação, quer dos reprodutores quer das crias. Pessoalmente uso Versele-laga mas ligo com espécies muito mais exigentes, mas creio que o uso de uma das rações mais comerciais especificas para aves de caça como da purina ou outra teria melhores resultados quer em termos de adultos que na sobrevivência das crias.
Hugo

joao1961
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

domingo, 20/fev/2011, 21:25

Olá Dinis as ramas de eucalipto segundo os antigos teem propriedades vermifugas os seja afasta os parasitas e etc ,apenas acho que a ser assim que o teu tio cria os faisões para largadas a que preço são vendidos ?? olha tão simples como isto
espaços com 1x2x2 = largura x comprimento x altura da perfeitamente para um macho e 3 femeas aproveitando bem são muitos ovos depois uma simples chocadeira , não compliquemos o que é facilimo tira-os muito bem depois vão para criadeiras com o calor das lampadas e sim é com o 104 que se criam ate se fazer a transição para o 115 so depois e muito depois se começa com a mistura dos pombos mas não precisa de ser partida muito menos com um martelo existem tantas ideias para partir os cereais que se fossem partidos com um simples martelo então quando se acabasse de partir ja os faisões estavam adultos, o problema na criação dos faisões é apenas o canabalismo ou picacismo como agora chamam que dizem ser faltar de minerais ou algo no genero mas não , cada faisão e um faisão uns picam outros não, agora provando sangue meu Deus por isso existem uns entreolhos para se lhe colocarem para so verem para fernte e evitar isso olha ja vai longa a minha explicação para finalizar o teu tio ja cria faisões a
muito tempo ja devia saber tudo sobre a sua criação mas !!!!!! que tudo lhe corra muito bem

AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

domingo, 20/fev/2011, 22:04

Olá,

Pois, parece-me um problema tipico de começar a correr mal quando aumentar a densidade.
1 macho para 3 fêmeas é mais indicado. 85% de eclosão está dentro do normal e é bastante aceitável.
Agora essa separação e alimentação é que tem mesmo que ser melhorada. A ração de caça da Purina é muito boa.
Ramas de eucapilto quase de certeza que não são a melhor opção. Tens no mercado montes de opções, até a vulgar palha serve bem e dão-se muito melhor.
Estando dentro duma caixa como é regulada a zona quente e zona fria? As aves têm espaço para escolher a temperatura? Como funciona a ventilação e como é dada a comida e água nos primeiros dias? Pequenos pratos vermelhos, ou bebedouros pouco fundos são o ideal, até se adaptarem a bebedouros suspensos que são mais higiénicos.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

DinisC

segunda, 21/fev/2011, 19:31

Boas,
João obrigado pelas dicas, o meu tio sabe praticamente tudo na criação, o problema dele e mesmo faze-los sobreviver ate ao estado adulto. Eu tb acho que devia existir outras comidas melhores para faioes mas como eles sao muito pequenos pensei que a 104 desse..

Avilandia, pois secalhar vou ter de lhe dizer para melhorar a alimentação, pro acaso nao nenhum site onde se venda ou alguma foto para ver como e essa da purina?
Sim as aves como sao muito pequenas tem bastante espaço para escolher pois como aquilo é comprido e tem uma lampada de longe em longe, tem sitios onde está mais frio e outros mais quente. A ventilaçao acho que nao tem, pelo menos nunca vi nenhuma ventoinha ou algo do genero. A agua é dada naqueles bebedouros para galinhas que tem um prato vermelho por baixo e a agua vai saindo a medida que bebem, mas é pequeno e depois ele poe pedras a volta de maneira a nao se molahrem e so poderem beber. A comida é dada em pratos pequenos ou algo que de para por a comida, mas nao muito fundo.

DinisC

segunda, 23/mai/2011, 20:08

Boas,
Já a algum tempo que abri este topico sobre uns problemas que os faisoes tinham apos algum tempo de vida...
Após isso, aconselharam a dar na 1 semana de vida um tratamento contra salmonelas seguido de vitaminas e depois as 4 semanas um coccidiostático.
Visto que o meu tio começou já a tirar faisoes da chocadeira á 1 mes e tal, já tem bastantes crias, e muitos ovos ainda para eclodir :), este ano está a tirar boa quantidade de faisoes! Ainda só morreram umas 5 de 80+/- que nasceram.
A minha dúvida é onde é que poderei adquirir o tal medicamento para salmonelas, o coccidiostático e as vitaminas?? numa farmácia? Esses medicamentos sao dados na agua?
Agradecia que me dissesem algo para ver se nao acontece como acontece sempre...
abraço

PS: dar salada de vez em qunado faz mal? ouvi dizer que nao é muito boa...

marco santos
Registado: domingo, 27/mar/2011, 22:53

segunda, 23/mai/2011, 22:21

DinisC Escreveu:Boas,
Já a algum tempo que abri este topico sobre uns problemas que os faisoes tinham apos algum tempo de vida...
Após isso, aconselharam a dar na 1 semana de vida um tratamento contra salmonelas seguido de vitaminas e depois as 4 semanas um coccidiostático.
Visto que o meu tio começou já a tirar faisoes da chocadeira á 1 mes e tal, já tem bastantes crias, e muitos ovos ainda para eclodir :), este ano está a tirar boa quantidade de faisoes! Ainda só morreram umas 5 de 80+/- que nasceram.
A minha dúvida é onde é que poderei adquirir o tal medicamento para salmonelas, o coccidiostático e as vitaminas?? numa farmácia? Esses medicamentos sao dados na agua?
Agradecia que me dissesem algo para ver se nao acontece como acontece sempre...
abraço

PS: dar salada de vez em qunado faz mal? ouvi dizer que nao é muito boa...
boas , podes arranjar isso na petvendas :)

tragopan

terça, 24/mai/2011, 00:32

Esses produtos podes encontrar em qualquer loja de produtos para pombos correios, eles utilizam muito esses produtos e são de boa qualidade.
Quanto á salada, o que queres dizer é verdura? não há problema nenhum, antes pelo contrario, eu dou verdura ás especies que necessitam mas desde que eles a comam acho que deves dar sem problemas pois é uma fonte alternativa de vitaminas e fibras que ajudam no bom funcionamento dos intestinos.
Hugo

DinisC

terça, 24/mai/2011, 17:23

Boas,
Muito obrigado. EU referia-me mesmo a alface, pois ouve dizer que causa problemas(diarreira etc) eles comem bem a alface.
Abraço

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”