O Marialva
Mensagens: 7
Registado: sábado, 19/nov/2011, 20:23

Inicio na criacao de galinhas

Boas,

estou pela primeira vez a escrever neste Forum. Aproveito para saudar todos os seus utilizadores.

Vou em breve comecar a criar algumas especies de galinhas. Para comecar escolhi Phoenix e Brahamas, um trio de cada. A ideia sera', depois do processo de habituacao das aves 'as novas instalacoes, mante-las soltas. Assim sendo, durante a epoca de criacao vou ter hibridacoes ou as aves vao naturalmente acasalar com as da mesma especie?

Agradeco desde ja' as dicas que me possam dar.

Cumprimentos,
Nuno
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Inicio na criacao de galinhas

boas

Em primeiro lugar se mantiveres as 2 raças juntas irás ter híbridos com certeza, poderás ter alguns pintos das respectivas raças pois tens galos de ambas as raças mas a probabilidade é que um dos galos se torne dominante, e afugente o outro.
Se pretendes manter as raças puras deverás manter as duas raças separadas, se quiseres te-los só por prazer poderás te-los juntos. um dia que queiras voltar a tirar pintos puros só tens que voltar a por-las separadas, esperar algum tempo para que os espermatozóides existentes no trato reprodutor desapareçam e que os novos ovos sejam fecundados pelo galo da mesma raça.
cumprimentos
O Marialva
Mensagens: 7
Registado: sábado, 19/nov/2011, 20:23

Re: Inicio na criacao de galinhas

Boas,

Hugo,
obrigado pela tua resposta. Tenho lido com atencao aquilo que escreves no Forum. Agradeco-te a forma simples e despretenciosa com que transmites o teu (muito) conhecimento.
Mais uma questao, qual e' o tempo medio para o desaparecimento dos espermatozoides no trato reprodutor?

Cumprimentos,
Nuno
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Inicio na criacao de galinhas

Boas

Esse é um tema muito interessante, e que existe vários estudos e opiniões.
A experiência que tenho é em aves selvagens e aí temos um decréscimo da fertilidade a partir dos 7 / 8 dias, no entanto a "minha" teoria é que depende muito do tamanho da postura, uma espécies que ponha uma quantidade grande ovos após varias copulas toda a postura está fértil.
Em galinhas o melhor é dar como intervalo como mínimo uns 15 a 20 dias após juntar o macho da propria raça antes de recolher ovos para reprodução. quanto mais tempo melhor pois evitamos de ter surpresas.
Avatar do Utilizador
lusophoenix
Mensagens: 13
Registado: segunda, 23/jan/2012, 14:03
Localização: Salvaterra de Magos
Contacto: Sítio web

Re: Inicio na criacao de galinhas

Olá Nuno

boa iniciativa a sua de começar a criar galinhas principalmente Phoenix.

Sou criador dessa raça não há muito tempo mas tenho me especializado e já estou a conseguir coisas razoáveis. Estou à sua disposição quer para informações quer para fornecimento de animais.

visite o meu blog, até breve

http://lusophoenix.blogspot.com

Ricardo
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Inicio na criacao de galinhas

Muito bom dia Sr. Ricardo

Fico muito contente de ter ver por aqui. é sempre bom ter gente experiente por aqui para partilhar os conhecimentos.
O Marialva
Mensagens: 7
Registado: sábado, 19/nov/2011, 20:23

Re: Inicio na criacao de galinhas

Boas,
obrigado aos dois pela disponibilidade e vontade em ajudar.

Ricardo,
ja' trocamos emails. Voltaremos a falar em breve.

Aproveito para vos deixar uma questao: consideram que estas duas racas de galinhas serao escolhas certas para quem pretende comecar a criar galinhas?

Cumprimentos,
Nuno
Avatar do Utilizador
lusophoenix
Mensagens: 13
Registado: segunda, 23/jan/2012, 14:03
Localização: Salvaterra de Magos
Contacto: Sítio web

Re: Inicio na criacao de galinhas

Olá Nuno

ao contrário do que vi já algures por aí no forum não acho que se deva começar a criar galinhas sem raça só porque não se tem experiência. As galinhas felizmente são mais fáceis que os faisões ou outras espécies selvagens e nesses sim é conveniente começar por baixo.

Quanto às galinhas a unica questão a ter em conta é se elas chocam os ovos ou não, e isso pode acontecer em qualquer raça, apesar de em algumas raças a maioria das glainhas não choca. É só por isso que pode haver mais ou menos dificuldade em criar. Eu diría que o melhor é começar com galinhas que choquem elas próprias os ovos, mas chocar em chocadeira também não é um bicho de 7 cabeças.

Por norma (não regra) as galinhas que nasceram e foram criadas pelas mães chocam as que foram tiradas em chocadeira têm mais dificuldade em "pegar" no choco. Por isso, quando comprar não pergunte ao criador se elas chocam mas pergunte (ou tente saber) se elas foram tiradas em chocadeira.

ambas as raças que fala são fáceis de criar, não têm muitos problemas de saúde associados à raça nem nada, por isso sim diria que são boas para começar. As phoenix normalmente chocam (mas eu tenho duas que não chocam) e já criei muitas brahamas e algumas delas pegavam no choco.

Espero ter sido util

Abraço
O Marialva
Mensagens: 7
Registado: sábado, 19/nov/2011, 20:23

Re: Inicio na criacao de galinhas

Boas,

Ricardo,
obrigado pela tua resposta. Que outras racas de galinhas de maior porte sugeres, como alternativa 'as Brahamas, para um principiante como eu?

Cumprimentos,
Nuno
Avatar do Utilizador
lusophoenix
Mensagens: 13
Registado: segunda, 23/jan/2012, 14:03
Localização: Salvaterra de Magos
Contacto: Sítio web

Re: Inicio na criacao de galinhas

Olá Nuno

acho que de qualquer forma sa Brahmas são fixes para começar. Também podes tentar australorps e wiandote, as raças espanholas também criam muito bem (andaluzas, castelhanas). há também as recentes raças portuguesas que são bastante rusticas e sempre estás a contribuir para a raça.

boa sorte.

Ricardo

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”