Plano de saúde/higiene galinhas poedeiras (ajuda)

Galinhas, Faisões, Perdizes, Codornizes, Etc.

Plano de saúde/higiene galinhas poedeiras (ajuda)

Mensagempor windman » sexta, 25/mai/2012, 16:25

Boas,

Ando aqui baralhado com o que fazer em termos de saúde/higiene das minhas "meninas".

Precisava de ajuda com o seguinte:

a) Vacinas
b) Parasitas externos
c) Parasitas internos
d) Limpeza das instalações

Vou este fds ver se consigo arranjar o Virkons para a limpeza da capoeira e do chão.
A ver se me entendo com as doses... Espero que as instruções sejam claras.

Acho que as galinhas andam com acaros ou piolhos, dado que começaram a bicar as costas delas próprias e parece que se estão a limpar.
Aqui já a coisa pia mais fino... As galinhas são poedeiras, a minha grande dúvida é o que lhes meter sabendo que não quero comprometer o consumo dos ovos?????

Existe algum sítio (vet/loja/outro) aqui para a margem sul / LX. ou arredores onde possa comprar e ser aconselhado por alguém que perceba de aves de capoeira.

Quanto a vacinas estou a zero e parasitas internos idem. O meu grande problema... são poedeiras e não queria asneirar com os ovos.

Obrigado.
windman

Registado: segunda, 27/fev/2012, 16:24

Re: Plano de saúde/higiene galinhas poedeiras (ajuda)

Mensagempor lusophoenix » quarta, 06/jun/2012, 16:31

Olá windman

Eu não sou uma pessoa demasiado preocupada com estas questões mas como já crio gallinhas há muitos anos tenho as minhas técnicas que posso partilhar consigo.

Vacinas não dou de todo.
Para os parasitas externos ponho um pó "caniaves" ou outro semelhante. Coloco na zona abdominal e por baixo das asas. Isto quando as vejo de facto a coçarem-se e a picarem-se muito. Normalmente esses parasitas vêm-se. Penas cortadas também são sinal disso.
Um bom desparasitante tanto de externos como de internos é deixa-las andar um pouco à solta, alguns dias por semana (ou horas por dia) para se esponjarem, comerem ervas e defecarem fora das instalações.

Para as instalações existem produtos indicados mas eu para não gastar mais dinheiro que aquilo que as galinhas valem faço duas ou três vezes por ano uma desinfecção das instalações com criolina ou lixivia com um expressor de tratar arvores. Retiro as galinhas durante esse processo.

e pronto... na minha opinião não faça mais nada.

Abraço

Ricardo
lusophoenix

Registado: segunda, 23/jan/2012, 15:03

Re: Plano de saúde/higiene galinhas poedeiras (ajuda)

Mensagempor windman » quinta, 21/jun/2012, 12:15

Boas,

Obrigado pela resposta.

As minhas galinhas e frangos estão em regime aberto, neste momento tem cerca de 60m2.
Gostava de as deixar passear pela quintarola, mas o meu cão de guarda já fez das dele...

Acho que a escola antiga defende que metendo os restos de cinza da lareira no chão, as galinhas tomam banho de cinza e evitam os parasitas.

Ando a tentar comprar o Virkon s, isto porque há dois anos morreu-me um Leão da Rodésia com Parvovirose e assim, seria um produto único de limpeza para canil e capoeira.

Um abraço.
windman

Registado: segunda, 27/fev/2012, 16:24

Voltar para Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante